Estou pensando em usar o ScadaBR em um laboratorio de testes para controle de um mini reator.
Tenho dois equipamentos conectados que gerenciam o reator, ambos utilizam o protocolo Modbus RTU RS485. Fiz alguns testes de comunicação e funcionou tudo direitinho, o problema é que os testes são feitos em bateladas e durante o intervalo o CLP principal é desligado porém o outro controlador de temperatura precisa continuar registrando.
Devido ao CLP estar desligado varios erros de comunicação surgem, não posso desabilitar o datasource pois o outro controlador precisa ser monitorado e desabilitar todas as tags é inviável.
Existe alguma forma de desabilitar somente as tags de um determinado endereço Modbus?
Seria algo similar ao que já existe para habilitar/desabilitar todos os pontos, porém que permita selecionar qual endereço da rede será habilitado/desabilitado.
Falta apenas resolver este problema para que o ScadaBR possa ser usado nesse projeto.
Não conheço como desabilitar um datasource temporariamente, talvez com javascript ou usando a API (ConfigureDataSource) vc conseguiria, mas teria que programar um script separado ou modificar o código do scadabr mesmo.
Mas acho que tem um jeito ----
Se isso for ajudar, e não for problema para você, pelo menos dá para desativar essas mensagens de erro que estão sendo gerados. Você desabilita só as mensagens geradas por erro de comunicação neste barramento Modbus, ou seja, todos os outros alertas, inclusive os seus próprios, vão continuar funcionando.
Vá nos datasources, peça para editar teu source modbus, e procure (lá embaixo) isso aqui:
Níveis de alarme de eventos
Exceção de data source Urgente
Exceção de leitura de data point Urgente
Exceção de escrita em data point Urgente
Mude todos os “Urgente” para “Nenhum”.
Deve continuar rodando tudo mesmo com o CLP desligado.
Se não adiantar pro teu caso, dá um retorno aqui no fórum, que alguém deve tentar uma solução. dependendo da idéia pode ser modifiicado no scadabr.
Acredito que desabilitar os alarmes pode resolver sim, ao menos temporariamente.
Surge então outra dúvida, se a quantidade de datapoints aumentar isso pode gerar algum problema de desempenho no ScadaBR? Quero dizer ele não fica “tentando” comunicar naquele endereço?
ele até vai ficar ‘tentando’, mas não deve dar nenhum problema de performance.
pra garantir vc pode diminuir “timeout” e “retries” no seu caso específico.
estamos nos preparando para estudar melhorias no sistema de script, eu particularmente gostaria de poder acessar quase todos os métodos internos do scadabr via script para fazer algo como vc pediu, mas por enquanto está apenas em estudo.
espero que o scadabr atenda bem sua aplicação com o reator, mande noticias sobre ele
Precisa criar dois datasources diferentes, cada uma com uma atualização, não tem como especificar período de atualização para datapoints individualmente, todos os datapoints de um mesmo datasource são atualizados juntos, mas nada impede que um mesmo dispositivo (ex.: CLP) se comunique por dois datasources diferentes.