Geração de relatórios usando scripts

Boa tarde.

Gostaria de saber se existe alguma maneira de se criar relatórios utilizando scripts no SCADABR?

Desde já agradeço.

Como assim scripts, eu também gostaria de criar relatórios personalizados, por enquanto estou usando a ferramenta de relatorios que permite selecionar o periodo e exportar para CSV ou visualizar em forma de grafico, o que exatamente vc esta pensando?

Att.
Fernando

oi Bruno,

por enquanto as formas de gerar relatórios são

  1. usando a função relatórios

nesse caso é possível escolher as variáveis, período, opções de estatísticas etc.
após criar um modelo “template” é possível gerar manualmente, ou então AGENDAR para acontecer automaticamente (horário, diário, mensal… etc.)

  1. com ferramentas externas

como o pentaho ou jreports builder, você encontra essas dicas no manual (pdf) do ScadaBR, daí teria inúmeras funcionalidades avançadas da própria ferramenta.

quanto a gerar com scripts, se vc passar uma idéia de o que pretende conseguir com isso, te passaremos outras dicas ou até mesmo pode virar funcionalidade nas próximas versões.

obrigado!!

Estava procurando algo relacionado no ScadaBr e achei este post, então vamos dar continuidade aqui mesmo.

Eu estou fazendo uma tela para realizar na universidade, em um laboratório remoto, um experimento (ensaio) de motor trifásico de indução, por enquanto tudo vai ser virtual, até adquirirmos todos os equipamentos para medição e aquisição de dados para que o ensaio possa ser real. Independente do ensaio ser real ou virtual eu preciso que ao final dele seja gerado um relatório com as variáveis que foram calculadas.

Por script pretendo calcular todos os valores referentes ao motor (perdas de ferro, cobre, ventilação, Res, Rm, Rr, Xes…), essas variáveis que citei são constantes e não me interessa que sejam apresentadas como gráficos no relatório, apenas o valor final do cálculo me é interessante, tem algum jeito de mostrar só o valor final no relatório sem precisar usar software externo, e tem jeito de gerar o relatório por script?

Abraço

Olá,

já que vc não precisa de históricos e tal,
vc pode simplesmente criar as variáveis (pode ser um meta datasource, ou então um script que escvreve/atualiza todas as variáveis em virtual datasources).

tendo as variáveis já calculadas, crie uma “graphical view” simples ou mesmo uma nova watchlist mostrando as variáveis que vc quer.

simples e tranquilo de imprimir/copiar-e-colar.

abraço

Aqui é em tempo-real, tenho tido tanta urgência das minhas coisas que a cada 5 minutos dou um F5 no site do ScadaBr…

Victor, com sua resposta vc quer dizer que não dá pra fazer então?! É porque é um projeto pro meu orientador, ele queria que gerasse um relatório, do mesmo NIPE daqueles que são enviados pro e-mail, aquilo é show, pode ser enviado pro e-mail do mesmo jeito, só queria que acontecesse no final do processo…

Não queria mostrar gráfico pra um valor calculado (constante), se tivesse como colocar só um datapoint_simples no relatório, mas isso é secundário, a geração do relatório é mais importante.

Abraço

Bom dia,
Sabem me dizer se existe alguma maneira de gerar relatórios através de um gatilho ou se é possível apenas por horário programado. Estou com um projeto que uso o ScadaBR para execução de Ordens de Serviços com vários dados, e precisava que após receber um gatilho do CLP (bit) confirmando que a OS foi finalizada ele gerasse um relatório automático com os dados adquiridos daquela respectiva OS. Imaginei que seja possível essa geração através de um tratador de eventos que detecta o valor do bit e executa um Script que execute a geração do relatório.
Alguém sabe me informar se é possível?