Geo referencia no scadabr

 Ola pessoal existe algum projeto ou API ou qualquer outra coisa que possibilite a utilização do SCADABR com dados geo referenciados  em um mapa?
  trabalho com saneamento e estou estudando a possibilidade das minhas informações  (que estão espalhadas por uma determinada região) estarem posicionadas em um mapa!
 Obrigado pelo bom trabalho compartilhado.

Olá Arilson!

Atualmente não temos nenhum projeto ou integração via API que possibilite utilizar mapas georeferenciados através do ScadaBR. Se tiveres interesse, podes enviar um email para contato@scadabr.org.br com mais informações a respeito da sua demanda e tratar isso como um projeto.

Agradecemos o contato,
Pesa

Também trabalho com saneamento, esse assunto me interessa.

Ainda não pesquisei nada a respeito, mas segue um mero palpite para começar a discussão:

Creio que o mais adequado neste caso seja implementar o sistema de georeferenciamento da sua preferência e programá-lo para buscar os dados na base de dados do ScadaBr, e não o contrário. Pelo pouquinho que vi destes sistemas, eles são feitos para integração com outras fontes de dados. Assim, por exemplo, pode-se buscar dados de telemetria na base no ScadaBR e dados comerciais, como cadastro de consumidores, na base de dados de outro software usado pela concessionária. Ou seja, estes sistemas seriam preparados para ser um front-end genérico, com apresentação da rede a partir de dados geográficos precisos, mas as características dos pontos da rede podem ser buscados externamente.

Mas repito, é apenas um palpite, posso estar enganado.

Abraço.

Então
eu não tenho um projeto especifico, minha idéia é ter uma maneira de implemetar isso, tipo um template, que eu pudesse usar em varias situações.
Concordo com você Rodrigo, tenho estudado vários softwares de GIS porem os que encontrei sempre acessam um banco de dados para criar um mapa mas esse mapa normalmente fica estático, não consigo ter dados mudando em tempo de execução.
Pensei que pudesse inserir figuras georeferenciadas no SCADABR e como ele serve paginas web isso economizaria muito trabalho.
Recentemente descobri uma lib para geo chamada GeoTool em Java, pelo que tenho visto não ha algo pronto para oque eu quero,então eu teria que desenvolver um software que mostrasse o mapa e buscasse os dados no ScadaBr, não sei se tenho bala na agulha pra isso :slight_smile:
Você trabalha em alguma empresa de saneamento? Eu sou da Empresa de Saneamento do Paraná - Sanepar.
até

Oi Arilson.

O que creio ser possível (já vi exemplos, mas não implementei nada nesta área ainda) é, em cima do mapa, você criar pontos de visualização de dados. Por exemplo, em cima do mapa você desenha a sua rede hidráulica, e cria, nos pontos de interesse, algo similar a um datapoint, que busca dados para visualização no mapa em um banco de dados.

Dá uma lida aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/TerraLib

O Terra Lib é um GIS opensource e foi desenvolvido aqui no Brasil.

Eu trabalho em uma empresa de uso racional de água. Entre os serviços que prestamos, está a automação e monitoramento para concessionárias de água e grandes consumidores. A alguns anos atrás nós desenvolvemos o nosso próprio Scada, que estamos descontinuando e tentando migrar para o ScadaBR.

Pessoal da administração, é permitido eu divulgar o nome da minha empresa aqui?

Abraço,

Rodrigo.

Oi Rodrigo,

Pode divulgar sim, acho interessante que o fórum seja utilizado para aproximar empresas e integradores,
a longo prazo isso vai dar mais força ao software com certeza :slight_smile:

abraço

Certo, é o que eu imaginava, mas não custa perguntar, afinal é normal a preocupação em evitar que o fórum se torne um banco de propagandas.

Arilson, o nome da minha empresa é Sharewater. Se tiver interesse, dá uma olhada no nosso site: www.sharewater.com.br.

Abraço

Cara curti esse site hein, muito bem feito, difícil ver algo bom assim na internet, vc é funcionário ou dono da empresa? Vc quem fez o site Rodrigo?

Voltando… a idéia da integração é bem interessante, também estou tentando integrar o ScadaBR com outro sistema (ver tópico Scada para celular e pc), para quem não é muito bom em programação, parece que o DAta_source “SQL” é a grande solução, seria interessante ter mais detalhes aqui sobre o software a ser integrado com o ScadaBR, como já foi dito aqui, parece que estes softwares disponibilizam algum tipo de integração, será que eles trabalham com o banco de dados SQL? Talvez possa ser enviado os dados do GIS para o ScadaBR tratá-los e devolver o resultado para o GIS, creio que isso não seja tão difícil, porém se precisar acionar algo ainda teria que ser pelo ScadaBR, ou não, pode ser que também dê pra integrar isso, ainda não sei bem como, talvez por script.

Abraço!

Rodrigo eu ja tinha dado uma olhada nessa lib mas ela é em c/c++ e eu se muito dou uns tiros em java, alem disso espero depois migrar para android (Java) então deixei pra lá, mas obrigado em caso de novidades posto aqui,valeu!

Arilson, legal, a idéia então também é ter uso por celular? Meu projeto também uso celular, só que no meu caso comprei um ching ling, deveria ter economizado mais e comprado um com sistema android, agora pesquisando, vi várias vantagens, o ScadaBR não roda direito no ching ling que tem sistema java, porém com pouco suporte… Andei pesquisando e tem um programa que a google lançou para criar facilmente apps para o Android, http://appinventor.googlelabs.com/ só precisa ter JDK e mais algumas coisas no pc e ele roda direto do navegador igual ao ScadaBR, pode ser uma solução simples para o seu caso… aqui tem um artigo mais complexo para criar app para android programando no braço usando Eclipse http://imasters.com.br/artigo/16413/desenvolvimento/criando_um_aplicativo_para_android_21/
Se tiver algum sucesso ou novidade poste aqui.

Abraço!

Sim eles trabalham com sql, existe inclusive um modulo para o postGre chamado postgis.
Porem estes softwares foram projetados para mostrar os dados e os resultados de analises matemáticas e geográficas de forma gráfica, mas estatica.
Até o momento não encontrei nada que pudesse receber dados de um banco dinâmico, tal qual o gerado pelo ScadaBr, e interajisse com a representação grafica de modo online, não sei se consegui me explicar, mas é por aí!
inté

Oi Fábio, sou um dos sócios da empresa. Não fiz o site não, contratamos uma empresa de design.

Eu também gostaria de saber mais sobre o datasource “SQL”, deve ser muito flexível, pois pode-se usar qualquer maneira de se construir uma base de dados e depois mandar o ScadaBR lê-lo. Mas ainda não fiz nenhum teste a respeito, por enquanto estou testando os datasources do tipo modbus, tanto serial quanto TCP/IP.

Quanto ao GIS, a principal funcionalidade dele é ser o ambiente de visualização, já que ele trata informações geográficas precisas. Por isso que a minha sugestão é fazê-lo buscar os dados da base do ScadaBR (ou de qualquer outro software) e não o contrário.

Oi Arilson, é exatamente isso que você precisa que eu já vi em alguns exemplos, mas infelismente faz tempo e não me lembro onde. Estou um pouco sem tempo agora, mas depois vou tentar achar isso e passo aqui.

Obrigado pela dica,
eu já utilizo o eclipse para Android e realmente é muito bom. Quanto ao AppInventor também testei mas não nos atenderia, é muito limitado trabalha apenas com código pré programado não permitindo, até onde testei, inserção de novas classes.

    Inclusive, não sei qual é o teu projeto, mas se a idéia é utilizar apenas a visualização do Scadabr no Android  isso é possível sem fazer nenhuma alteração nas telas nem no celular, basta digitar o endereço do servidor no celular e pronto teu supervisório já está embarcado. Digo isso porque já testei isso e funcionou  sem problemas na rede wifi de minha casa, o servidor estava em uma maquina Ubuntu, acessei de um cliente Windows e outro cliente Android, foi uma madrugada bem proveitosa aquela :)

talvez o pessoa daqui tenha mais informações.

Arilson, cara, dá uma olhada neste post http://www.scadabr.org.br/?q=node/116 lá eu estou tratando de dificuldades para integrar um software scada feito em PHP para celular que usa um banco de dados MySQL com o ScadaBR, depois de muita luta consegui, aliás, foi agora que consegui e postei as soluções lá, tem muita ajuda do Victor (ScadaBR) tb, se vc tiver acesso ao banco de dados do GIS, pode trabalhar com ele direto no ScadaBR e devolver o valor no GIS. Não sei bem qual é a aplicação ainda pq nunca mexi com isso mas deve dar. O principal é saber que a coluna que descreve a TAG deve se chamar “data_point” e o valor deve ser chamado “data_value”, pra isso é só mudar o nome da coluna e mais alguns detalhes, lá ta bem explicado.
Vai pesquisando e atualizando o site, creio que essa aplicação deva interessar a muitos aqui, mesmo que para usos futuros.

Abraço!

Faz uma força aí :slight_smile:

Me corrija se eu estiver errado mas você está tratando de acesso a banco de dados, o que preciso no ScadaBr é a capacidade de manipular arquivos gráficos com referências geográficas (tipo .dwg, .dwf, .shp, .kml) . Pelo que entendi, até o momento, o ScadaBr não possui esta característica.
Voltando ao teu problema meu conselho seria, arranje um android e acesse direto o Scadabr (essa foi só pra sacanear o teu ching ling :slight_smile: ).

 Mas agora falando sério você pode testar tudo isso instalando o emulador do Android. Ele roda em um PC comum e pode te ajudar antes de comprar um dispositivo verdadeiro! Em caso de projeto acadêmico  talvez  fosse  suficiente a demonstração num emulador, imagino...
 Alem disso é muito fácil de usar!

Oi Arilson, já faz bastante tempo que vi isso, deve ter sido em algum congresso ou algo do tipo, fiz uma busca nos meus emails e não achei nada.

Pra não ficar na especulação, dei uma lida no wikipedia:

Em inglês está mais completo.

Pelo descrito nestas páginas, muitos softwares GIS deveriam ser capazes de fazer o que você precisa. Existem muitos por aí, antes de mais nada é preciso ver as funcionalidades que você deseja, como tipo de licença, sistema operacional, ambiente web ou não, etc.

Você já usa algum pacote? Eu não tenho experiência com estes sistemas, não saberia te indicar um específico.

O INPE desenvolveu 2 open-source:

http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/index.html
http://www.dpi.inpe.br/terraview/index.php (baseado no terralib)

Atualmente essa não é uma área de pesquisa para mim, apesar de ser um assunto do meu interesse e minha empresa planejar no futuro desenvolver soluções que integrem GIS, automação e modelagem de redes (epanet) para auxílio na tomada de decisões por parte de empresas concessionárias de água. Assim, não posso dedicar muito tempo a essas pesquisas, mas posso aos poucos ir me interando do assunto.

Fale um pouco mais sobre as suas necessidades e o que você já experimentou, pode ajudar a direcionar a pesquisa.

Vamos nos falando.

Abraço

 Conheço o spring mas utilizei-o apenas para tratamento de imagens de satélite, estou atualmente estudando o gvSIG, o Quantum GIS (esse não baixei), e o GEOTOOS esse é uma biblioteca, obrigado pela ajuda.
  Sou da área de automação industrial principalmente aplicada ao saneamento, porem as telas criadas em supervisórios comuns  (aqui temos iFix (GE) e Eclise), são normalmente telas com características de plantas como uma fabrica de açucar ou uma refinaria.
   Obviamente temos nossas fabricas também Estações de tratamento de água e de esgoto, mas muita coisa importante no  saneamento está acontecendo no campo, 

a distribuição;
as perdas;
o controle de qualidade;
as regiões com deficiência de abastecimento
nestes casos as telas de supervisórios comum não apresentam as informações da melhor maneira, na minha opinião, então estou trabalhando nisso, em caso de novidades postarei aqui, até

É justamente por causa destas necessidades que sugiro que a visualização seja feita no GIS, e não no supervisório. O supervisório continua funcionando normalmente, mas o GIS busca no banco de dados do supervisório os dados que devem ser mostrados. É possível inclusive integrar as coisas de modo a atuar, e não somente monitorar, a partir do GIS.

Para mim, as necessidades que busco são:

  • Open Source;
  • Rodar em um ambiente servidor linux (ubuntu server no meu caso);
  • Disponibilzar a visualização em ambiente web.

Mais para frente farei mais pesquisas, se acharmos um GIS que satisfaça estes requisitos podemos começar a ver a integração entre os bancos de dados.

Como disse, desejo no futuro também integrar o Epanet a esse sistema. Assim, no GIS poderia tanto visualizar grandezas físicas medidas (supervisório) ou simuladas (epanet).