Olá, bom dia, queria já de cara dar os parabéns pra galera que está ralando para fazer este software, bom, vamos lá, sou aluno de Mestrado na Unesp na área de automação, estamos montando um laboratório remoto com câmeras na área de motores e bombas com instrumentação e a idéia é usar software’s open-source, pesquisei vários, Argos, Proview e minha escolha foi o SCADABR por vários motivos, incluindo entre eles o suporte, para começar a entender o software instalei ele no Windows, depois vou migrar pro Linux/Ubuntu, mas parece que ainda não foi libera a versão 0.8 né?! (Sugestão, na página de Downloads não está muito claro que todos aqueles arquivos são referentes apenas ao Windows, se tiver como clarear para leigos como eu) estamos querendo supervisionar um CLP GE Fanuc series 90-30, esse aqui http://www.ge-ip.com/products/family/series-90-30 - nosso objetivo e supervisioná-lo vi rede Ethernet, temos um módulo para isto, mas não consegui, então tentei comunicar via Serial só para cercar os problemas também não consegui, na verdade não sei qual é o protocolo que devo usar para criar o DataSource, sei que em SNP ele comunica mas no SCADABR só tem SNMP e não parece bem com o nosso, quando criei o DataSource em ASCII Serial ele deu alarme de falta de dados ou algo parecido daí fiquei na dúvida, será que instalei errado ou estou criando de forma errada o DataSource. Perguntas:
1 - Existe alguma forma de diagnóstico para problemas de comunicação e de instalação? (usava o CIMPLICITY, lá tinha), senão fica aí uma sugestão;
2 - Fiz os testes que o manual manda, veja os resultados:
Fabio>java -version
java version “1.6.0_23”
Java™ SE Runtime Environment (build 1.6.0_23-b05)
Java HotSpot™ Client VM (build 19.0-b09, mixed mode, sharing)
Fabio>echo $JAVA_HOME
$JAVA_HOME
Pelo que entendi esse teste só garante que eu tenho a versão do JDK certa instalada e que declarei a variável JAVA_HOME, mas garante que eu declarei ela de forma certa?
3 - Instalei o Adobe AIR que ele requisitou, segui os passos do arquivo “Configuração OPC SCADABR.pdf” mas na hora de adicionar exceções no firewall só apareceu OPC Servers e uma vez só, e não apareceu nenhum OPC Cliente tem algum problema? (o resto do procedimento foi igualzinho ensinado).
4 - Vocês conhecem o CLP GE Fanuc series 90-30? existe algum protocolo no DataSource para comunicar com este CLP de forma Serial e existe algum outro para comunicar pela Ethernet (uso o módulo IC693CMM321-EF para comunicação Ethernet)? só para ficar mais claro, este computador está numa sala e o CLP está em outra sala, na mesma rede(Tudo dentro do campus da UNESP), já dei ping no clp, só tenho o IP dele 172.21.1.121, o ping responde normal, pelo software CIMPLICITY consigo comunicar normal, faço download e upload no CLP, só configuro como Ethernet e coloco o IP acima e já funciona.
5 - No software citado acima para criar um DataPoint, por exemplo, um contato auxiliar M1, eu só preciso, dar um nome, falar qual é o Device ou DataSource aqui e escrever o endereço do DataPoint, que no caso ficaria “%M1”, como é que faço aqui no SCADABR?
6 - Não entendi bem a diferença entre eu fazer a REPRESENTAÇÃO GRÁFICA no SCADABR e fazer no HMI BUILDER? Pelo pouco que mexi me parece que ainda não existem muitos efeitos no software, alguns que particularmente usava bastante, eram o de preenchimento como exemplo um cano sendo preenchido da’gua, é possível fazer por script? também usava mudança de cor, visibilidade dependendo de condições e procedimentos para mouse down e mouse up, já existem esses? De qualquer forma fica como sugestão.
7 - Como estou indo para área open-source, preciso migrar para o Linux, inclusive tenho que escrever um artigo sobre supervisório SCADABR no linux até o fim deste mês, por isso queria saber + ou - quando vai estar disponível esta versão 0.8 para linux, sem cobranças, fiquem tranquilos, só para eu ter uma idéia para me organizar.
8 - Percebi que a documentação (manual) ainda é para a versão 0.7 e só explica os protocólos MODBUS e OPC, apenas no site CERTI que tem uma breve explicação sobre o que são alguns dos protocólos, sei já estou pedindo demais, mas a versão 0.8 também vai receber um manual para ela?
Concluindo, estou estudando bastante só o software de vocês e estou curtindo bastante, parece ser bem promissor o projeto e não esquentem com as comparações com o CIMPLICITY, só o fiz para me explicar melhor, sei este projeto ainda está bem no começo mas logo estará bem melhor que os outros, tenho algumas dificuldades com rede, mas se precisarem de mais dados corro atrás e tenham certeza que se possível estaremos compartilhando nosso trabalho depois de pronto com todos. Perdoem o tanto de perguntas que fiz e por favor não entendam nada do que foi dito como uma crítica, no que puderem me ajudar eu ficarei muito grato, na verdade até já estou.