Exemplos demo do ScadaBR

Bom eu gostaria de saber se tem como baixar exemplos de projetos já feitos nesse programa, se possivel, me mande um link para download e preciso saber tambem como testar o demo no scadabr…

Obrigado .

Olá Vinicius,
não temos projetos de exemplo para baixar no ScadaBR, mas você pode pegar exemplos através dos tutoriais em vídeos do ScadaBR que estão no Youtube, basta procurar por “ScadaBR”. Estamos para lançar o novo portal que terá uma área somente de CASES, mas apenas com informações sobre a aplicação e telas, e não os projetos completos.

Abraço
Pesavento

Eu realmente necessito de exemplos do ScadaBR para verificar se realemnte vai entender as perspectivas do meu projeto.

Olá Vinicius, acho que entendi, você ainda não se decidiu pelo ScadaBR, então está tentando dar uma olhada nos recursos para ver se vale a pena mesmo, correto? Olha, não existem muitos exemplos ainda, tem um artigo que o Victor escreveu sobre o ScadaBR onde são mostrados alguns exemplos:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Automacao-e-Sensoreamento-Remoto-utilizando-Software-Livre-SCADA/?pagina=4

na minha opinião os exemplos mostrados ainda estão bem simplórios perto do potencial dos ScadaBR, com relação aos recursos de processamento da informação ele é bem rico, já em relação aos recursos gráficos, ele ainda perde para os comerciais, aqui não vai encontrar recursos de rotação da imagem automaticamente, ou blink (pisca-pisca), mudança de cor e escalabilidade das imagens como já vi no supervisório da GE que usei, ainda é necessário saber um pouco de edição de imagens e criar seus componentes do tamanho que quer, é possível usar GIF animado, o que possibilita que se tenha o mesmo efeito desejado com um pouco de trabalho a mais. Existe ainda o HMI Builder que está quase pronto para Linux e já funcionando na versão Windows, o que tem prometido bastante para a melhoria dos componentes gráficos, parece ser muito bom, ainda não testei.

http://www.youtube.com/watch?v=Pl3SY4l2T3Y (HMI Builder)

Um ponto muito forte deste sistema são os Scripts, com eles vc pode tornar sua tela sinóptica um verdadeiro ambiente de programação, colocando botões para executar tarefas específicas, isso realmente é muito bom. Tem ainda alguns pontos que são encontrados nele e que na maioria dos SCADA’s não se vê, como: Geração de relatórios e envio por e-mail, comunicação com banco de dados SQL externo, muitos protocólos (pelo menos os mais difundidos já estão presentes nele, inclusive o MODBUS serial e ip, o qual praticamente todo dispositivo aceita), tem também a opção de acesso remoto sem a necessidade de instalá-lo no PC, como se fosse um site, este acesso pode ser feito de 2 formas, com senha (administração) e sem senha (modo para curiosos).

É isso aí, espero ter ajudado na sua tomada de decisão, acho que o link que te mandei acima tem mais informações para complementar o entendimento deste software, se precisar de ajuda, sempre terá alguém aqui no fórum disposto a colaborar e caso se decida pelo ScadaBR, seja bem vindo ao mundo da Automação Open Source!

PS.: Abaixo link dos vídeos do minicurso do ScadaBR, dá para começar usá-lo seguindo os passos abaixo:

Abraço!