10:43:35: ‘PLC - FP-X C14R’: com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusTransportException: com.serotonin.messaging.TimeoutException: request=com.serotonin.modbus4j.serial.rtu.RtuMessageRequest@954621
Vou explicar como fiz a comunicação do PLC PF-X C14R com o ScadaBR:
Protocolo dele é RS232.
Criei um Data Soure do tipo ModBus Serial ( Meu PLC tem um comunicador Serial USB ) e puis na COM4 (é a porta aonde esta ligado o PLC).
Olhe na imagem:
http://i55.tinypic.com/16c5jc7.jpg
Então tudo certo até ai ???
Por favor respondam a minha pergunta acima e me digam por favor como fazer a comunicação de uma imagem gif (ex: uma lampada) que quando eu clicar nela, mando um comando para o PLC, e ele faz alguma ação.
Gente por favor estou precisando de suporte urgente. Respondam minha duvida por gentileza.
Obrigado.
Vinicius,
acredito que vc precisa estudar a programação do CLP Panasonic, especialmente a parte de comunicação com modbus RTU, para poder ser ajudado aqui no forum.
tem um video no youtube que explica passo-a-passo do modbus (procure no youtube “scadabr modbus”), esse protocolo também é explicado no manual do scadabr (o PDF está no menu iniciar da sua instalação do scadabr)
Vc já fez a metade dos passos (adicionou o datasource), falta a outra metade (adicionar os datapoints).
para saber quais são os datapoints, infelizmente sua duvida nao é exatamente sobre o ScadaBR, mas sim sobre a programação do Panasonic em si.
A pergunta correta é: “Como associar um registrador modbus específico a uma saída deste modelo de CLP?”
Provavelmente após habilitá-lo como modbus, existirá um “mapa” associando cada entrada (ou saída) a cada registrador específico (offset modbus). Em alguns CLP´s é preciso programar manualmente, em outros CLP´s vem junto um software que auxilia na configuração. Não temos esse CLP conosco para tentar ajudar. Observe que vc teria a mesma dificuldade se estivesse usando qualquer outro supervisório diferente do scadabr, pois é preciso estudar a parte do protocolo do Panasonic antes.
Por favor dá uma pesquisada na documentação do CLP ou contacte quem te vendeu o equipamento.
Se as dúvidas persistirem e o problema for realmente muito urgente, vc vai ter que contratar um profissional de automação para te ajudar.
Aqui no fórum as perguntas são respondidas informalmente e na medida do possível, você tem que fazer sua parte e resolver a parte da dúvida com o Panasonic, estamos fazendo a nossa parte e trabalhando arduamente no lançamento da próxima versão do software
Com certeza se algum colega tiver conhecimento sobre o seu CLP irá responder por aqui, e se alguém da equipe estiver com tempo livre acabará te ajudando, mas falta vc trabalhar um pouco na parte sobre o protocolo e como utilizar o panasonic.
abraço e bom trabalho