Erro no Driver Modbus Serial na versão do ScadaBR 1.1.0-RC do Branches

Jcassa

Segui os passos do Augusto e deu certo.
Aparecem algumas mensagens de erro no catalina.out mas isso ainda devo arrumar. Nada que impeça o TX e RX pela porta serial.

Se resolver a questão das mensagens de erro poderia partilhar a sua correcção.

Obrigada,

Olá amigos,

Então, eu estava utilizando a versão 1.0 , e um conversor USB/485, notei que ao adicionar o segundo dispositivo USB, a comunicação com o SCADA é parada.

Boas,

Sim o problema é esse mesmo quando temos 1 só porta serial trabalha normalmente, mas se adicionarmos mais do que uma a comunicação para.

Se realizar esta correcção o problema da comunicação fica resolvido.
No meu caso não utilizava conversor mas um software que cria portas serial virtuais no servidor que depois se convertiam em TCP/IP para poder comunicar numa rede Ethernet.

O driver de Modbus na versão 1.0 acho que é ligeiramente diferente do driver da versão 1.1.0. Ma existe sempre a possibilidade de Actualizar todas as classes deste driver na versão 1.0 com o driver da versão 1.1.0.

Abraço,

Olá,
Para resolver o problema só preciso substituir a classe SerialPortWrapperImpl? Preciso compilar ela ?

Boa noite,
estou tentando resolver este problema no scadabr1.1, mas não consegui localizar esta pasta,
fica dentro do diretório do scadabr?Desculpe a ignorância, poderias em informa esse passo a passo, obrigado!

epinheiro

O diretório é: \src\com\serotonin\mango\rt\dataSource\modbus
Alterei o arquivo ModbusSerialDataSource.java conforme mensagem do Augusto_Casais em ago/17.
Adicionei o arquivo SerialPortWrapperImpl.java conforme mensagem do Augusto_Casais em nov/17.
Ainda não resolvi os problemas informados por mim em 20/03/17. Percebi que com o tempo a comunicação cessa. Espero resolver o quanto antes…

Oi Carlos,

Conseguiu resolver o problema que detectou no driver?

Augusto

Ainda não, porém, está na minha fila de prioridades.

Carlos

Quando tiver novidades avise.

Vou tentar também ver se consigo verificar qual é a origem do problema.

Augusto ola, estou precisando de uma ajuda, estou tendo os mesmos problemas com a comunicação serial modbus, mas não consegui fazer a correção citada por vc acima, e desta forma nem mesmo com uma seria consegui resultados, vc tem a versão alteradas destas classes para download??

Amigo conseguiu resolver o problema da comunicação ModBus Serial?? Estou com esse problema e não obtive sucesso, pode ajudar??

Consegui utilizando a versão 1.0CE

Boa tarde senhores,
Atualmente estou com problema para utilizar o Modbus serial em minha aplicação. Utilizo a versão 0.9.9 do ScadaLTS e na recente atualização (2.0.0) não teve a correção deste problema. Já tentei fazer as alterações conforme os colegas acima no eclipse, porém ao Buildar, ela compila todo o código e acaba encontrando diversos problemas em outras classes e não compila.
Os senhores tem alguma ideia, caminho ou forma de resolver o problema do Modbus serial? Sem que seja utilizar um conversor?

Você pode utilizar as seguintes opções:

  1. Instale e use o software mbusd, seguindo as orientações constantes no tópico: Imagem ScadaBR RPi usando MySQL

ou

  1. Instale e use o software socat: sudo apt-get install socat
    Use o comando substituindo suas informações e portas, etc.:

**a. sudo socat tcp-listen:54321,reuseaddr /dev/ttyUSB0,b9600,raw,echo=0

b. Exposing serial port for connections from remote computer:
socat TCP4-LISTEN:8890 /dev/ttyUSB0,raw,echo=1,crnl
(two way connection between local port 8890 and /dev/ttyUSB0)

or

c. Forward /dev/ttyUSB0 to remote machine:
socat TCP:10.10.100.254:8899 /dev/ttyUSB0,raw,echo=1,crnl
(two way connection between server at 192.168.1.88 port 5331 and /dev/ttyUSB0)**

Fonte: https://raspberrytips.com/raspberry-pi-firewall/

Obrigado pela resposta. Irei fazer os procedimentos acima esta semana. Passo uma resposta se for positiva ou negativa, mas de qualquer forma obrigado pela ajuda.
Edit: Pelo que estava vendo, seu tópico é relacionado com a utilização do RPi, porém em minha aplicação tenho apenas o CLP + PC.