Erro Modbus IP/RTU

Boa tarde, to tendo um problema com o multimedior pac 1020 da siemens num gateway egx300 da schneider.

Criei o datasource modbusip e coloquei o ip do gateway, ao direcionar o slave e o offset consigo ler os dados, mas ao habilitar o datasource, ele funciona por menos de 1 minuto e cai a conexão.

O gateway continua funcionando, pois consigo acessar sua pagina web, mas a comunicação com o multimedidor cai.

Isso ocorre apenas quando habilito o data source, pois, se eu fico testando o offset com o datasource desabilitado funciona normalmente sem cair.

Me retorna o seguinte erro:
com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusTransportException: java.net.SocketException: Connection reset by peer: socket write error


Uma rápida atualização rs, eu estou testando apenas 3 variáveis (slave 3) dentro de um data source com 120 variáveis e 15 slaves.

Essa queda de comunicação é devido 95% das minhas variáveis não estarem sendo utilizadas e o modbus sofrer o gargalo?

MOTIVO DO PROBLEMA

Como eu havia pensado, essas variáveis inativas estão matando todo o data source.
O mestre faz a requisição de dados para o slave e offset, mas como estão inativos não respondem, travando todo o data source.

Minha solução inicial está sendo criar 1 data source para cada slave, pois caso 1 multimedidor (slave) caia, derrubará apenas o data source do slave, não o gateway todo.

Um colega meu me disse que uma boa solução pra isso seria um “try catch”, mas eu não sei do que se trata, e nem como fazer no scadabr kk