Erro ao ligar um bit clp

Saudações,
Consegui comunicação com clp omron cp1l. No data point consigo ler e escrever no canal, bit e memória normalmente. Porém ao criar um botão com um bit específico apresta o seguinte erro da foto.
Alguém poderia me ajudar?IMG_20211006_022719

Boa tarde.

Seu problema ocorre provavelmente porque você não criou o data point com permissão para escrita. Basta editar seu data point e assegurar que a opção Configurável (que habilita a escrita) esteja marcada, conforme o exemplo da imagem:

setavel

Observação: verifique também se você configurou seu protocolo de comunicação adequadamente. Por exemplo, para o protocolo Modbus, se você adicionar um data point binário pela faixa de dados Entrada Discreta (Input Status) ele ficará disponível apenas para leitura. Dados binários para leitura e escrita em Modbus costumam estar na faixa de Bobinas (Coil Status).

Bom dia Celso,
No Modbus serial, detalhes do data point seleciono bobina, porém o campo bit se torna inacessível. Já na opção registrador de entrada tenho acesso ao bit, mas não permite escrita. Observe nas fotos que minha leitura está perfeita comparado com clp.

Boa noite.

O campo mostrado na imagem (Teste de localizador de ponto) não serve para alterar as configurações do data point, sendo apenas um campo para testes de leitura. Caso você precise alterar as configurações dos data points já criados, você deve fazê-lo clicando nos ícones de editar data points, na lista de data points criados (conforme destacado em rosa na figura abaixo).

editar%20dp
Não se esqueça de marcar a opção Configurável para permitir o acesso de leitura e escrita aos data points.

Bom dia Celso,

Com sua ajuda consegui chegar aos dados necessários de leitura e escrita.
Obrigado.

1 curtida

Olá, estou com problemas na comunicação via Modbus TCP/IP.
Quando tento criar um ponto com um bit e tento enviar para meu CLP um valor, não funciona.
Na opção Coil Status a opção do Bit fica desabilitada.
Na opção registrador holding a opção fica habilitada, aí seleciono a opção configurável, que me permite comando, mas não consigo enviar um valor na guia Watch list.
Estou usando a versão 1.2.
Preciso de uma ajuda para entender o que estou fazendo errado.
Preciso escrever nos bits de uma palavra. (Exemplo: 41254/0
41254/1
Assim por diante

Desde já agradeço a atenção