Erro ao iniciar o ScadaBR 1.2 com mysql


#1

abraço a todo!

   Instalei o ScadaBR 1.2  no Windows10 e no Ubuntu 20, funcionou perfeitamente mais quando fiz a configuração para usar o mysql o ScadaBR não inicia mais no Tomacat9!

*Banco de dados mysql
Tipo de servidor: MariaDB
Versão do servidor: 10.4.20-MariaDB

Editado arquivo env.properties.mysql
db.type=mysql
db.url=jdbc:mysql://localhost/scadabr
db.username=root
db.password=
*****

Reiniciado o tomcat9 , sem sucesso
…!

obs: uso o mysql nessa mesma versão com o ScadaBR1.0 é funciona
normalmente.


#2

Bom dia, estou com o mesmo problema. É impossível fazer correr o ScadaBR 1.2 com Mysql. Testei com Mysql 5.7 e 8. No log, fala de um problema com os listeners.


#3

Eu consegui rodar o 1.2 com o MariaDB no meu computador (com Ubuntu 64bits), mas tive que usar o ConectorJ do MySQL (porque o ScadaBR vai procurar pela classe “com.mysql.jdbc.Driver”). Felizmente, o MariaDB é compatível com o ConectorJ do MySQL.

Enfim, pode ser que exista alguma diferença pequena no procedimento pra fazer funcionar, mas certamente não é o caso do dizer que é impossível rodar o ScadaBR 1.2 com MySQL/MariaDB.


#4

Impossível conectar, também estou tendo o mesmo problema!


#5

Olá Celso, obrigado pela sua resposta.

Será que pode informar que versões usou?

Obrigado,
Pedro Narra Pisa


#6

Problema resolvido.
Basta adicionar a seguinte linha:

main.maxthreadlimit=1000

no ficheiro env.properties

Pedro Narra Pisa


#7

Boa tarde a todos,
Fiz mais alguns testes e consegui instalar o ScadaBR 1.2 tanto no Windows como no Linux sem grandes problemas.

Nos testes que fiz no Windows usei o MySQL 5.7.36 e o MariaDB 10.6.5. Usei Conector Java padrão que vem incluído no ScadaBR (arquivo WEB-INF/lib/mysql-connector-java-5.1.7-bin.jar).

Nos testes que fiz no Linux usei o MariaDB 10.1.48 do repositório do Ubuntu. Usei o Conector Java mysql-connector-java-8.0.27.jar que eu baixei da página do MySQL (o ScadaBR não reconhece o conector do MariaDB, mas o do MySQL funciona do mesmo jeito).

No Linux eu criei um usuário chamado scadabr-user com a senha senhapadrao para acessar o banco de dados. Eu também tive que criar um banco de dados chamado scadabr. Eu mantive meu servidor MariaDB rodando na porta 3306. Na imagem a seguir eu destaco como ficaram as linhas do meu arquivo env.properties:

configura%C3%A7%C3%A3o%20banco

Um parâmetro muito importante a configurar é a “url” da conexão com o banco de dados. Na imagem a seguir eu deixei um breve comentário sobre o significado de cada parte dessa url:

Muito importante: não se esqueça que você deve informar o caminho de um banco de dados já existente para o ScadaBR acessar. No meu caso eu criei um banco chamado scadabr, mas poderia usar qualquer outro nome (exemplo: jdbc:mysql://localhost:3306/cafecomleite). Além disso, é importante avisar que o ScadaBR 1.2 é compatível com os bancos de dados criados pelo ScadaBR 1.1 e incompatível com os bancos de dados criados pelo ScadaBR 1.0.

Espero que essas dicas ajudem. Abraços!


#8

Fantástica resposta. Muito obrigado.