Instalei o ScadaBR 1.2 no Windows10 e no Ubuntu 20, funcionou perfeitamente mais quando fiz a configuração para usar o mysql o ScadaBR não inicia mais no Tomacat9!
*Banco de dados mysql
Tipo de servidor: MariaDB
Versão do servidor: 10.4.20-MariaDB
Bom dia, estou com o mesmo problema. É impossível fazer correr o ScadaBR 1.2 com Mysql. Testei com Mysql 5.7 e 8. No log, fala de um problema com os listeners.
Eu consegui rodar o 1.2 com o MariaDB no meu computador (com Ubuntu 64bits), mas tive que usar o ConectorJ do MySQL (porque o ScadaBR vai procurar pela classe “com.mysql.jdbc.Driver”). Felizmente, o MariaDB é compatível com o ConectorJ do MySQL.
Enfim, pode ser que exista alguma diferença pequena no procedimento pra fazer funcionar, mas certamente não é o caso do dizer que é impossível rodar o ScadaBR 1.2 com MySQL/MariaDB.
Boa tarde a todos,
Fiz mais alguns testes e consegui instalar o ScadaBR 1.2 tanto no Windows como no Linux sem grandes problemas.
Nos testes que fiz no Windows usei o MySQL 5.7.36 e o MariaDB 10.6.5. Usei Conector Java padrão que vem incluído no ScadaBR (arquivo WEB-INF/lib/mysql-connector-java-5.1.7-bin.jar).
Nos testes que fiz no Linux usei o MariaDB 10.1.48 do repositório do Ubuntu. Usei o Conector Java mysql-connector-java-8.0.27.jar que eu baixei da página do MySQL (o ScadaBR não reconhece o conector do MariaDB, mas o do MySQL funciona do mesmo jeito).
No Linux eu criei um usuário chamado scadabr-user com a senha senhapadrao para acessar o banco de dados. Eu também tive que criar um banco de dados chamadoscadabr. Eu mantive meu servidor MariaDB rodando na porta 3306. Na imagem a seguir eu destaco como ficaram as linhas do meu arquivo env.properties:
Um parâmetro muito importante a configurar é a “url” da conexão com o banco de dados. Na imagem a seguir eu deixei um breve comentário sobre o significado de cada parte dessa url:
Muito importante: não se esqueça que você deve informar o caminho de um banco de dados já existente para o ScadaBR acessar. No meu caso eu criei um banco chamado scadabr, mas poderia usar qualquer outro nome (exemplo: jdbc:mysql://localhost:3306/cafecomleite). Além disso, é importante avisar que o ScadaBR 1.2 é compatível com os bancos de dados criados pelo ScadaBR 1.1 e incompatível com os bancos de dados criados pelo ScadaBR 1.0.
Uma dica.
Se você esta instalando o MySQL 8. você deverá criar o usuário de acesso ao banco e criar o banco de dados…
Para isso use os comandos abaixo:
CREATE database scadabr;
CREATE USER ‘scadabr’@‘localhost’ IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY ‘{@Sc4daBR}’;
GRANT ALL ON `scadabr`.* TO 'scadabr'@'localhost';
quit;
entre novamente no mysql usando as novas credenciais mysql -uscadabr -p@Sc4daBR
se ele logar, vai aparecer o prompt mysql>
use scadabr;
se ele não reclamar, significa que tudo esta pronto do lado mysql.
vá e edite o arquivo webapps/ScadaBR/WEB-INF/classes/env.properties
e coloque a linha abaixo se não existir:
main.maxthreadlimit=1000
e coloque o nome do usuário e senha de acordo com o comando usado no mysql.
A senha @Sc4daBR apesar de funcionar, não é recomendada para a sua instalação, pois alguém poderá usa-la para invadir o sistema. Troque por uma outra senha forte.
DICA: Caso tenha criado o usuário com a senha errada ou deseje mudar a senha do usuário scadabr no mysql, execute o comando abaixo para o Mysql 8:
ALTER USER 'scadabr'@'localhost' IDENTIFIED BY 'MinhaSenhaSuperSecreta@';
Evite user o caractere ! na senha mysql, o ScadaBR nao vai conseguir logar no mysql8 e vai retornar erro de acesso no log.