Envio de SMS

Pessoal.
Gostaria de disparar mensagens em SMS para diversos telefones caso um evento de alarme ocorra.
Basicamente se um determinado data point ir para 1 um script de servidor deverá enviar mensagens AT para uma porta serial, onde terei um modem GSM instalado e o mesmo irá disparar as mensagens.
Essa função tem que ocorrer mesmo que nenhum usuário esteja logado.
Os comandos AT são padronizados para envio de mensagens, mas teria que haver um campo para inserir o telefone dos destinatários, e se possível incluir o nome e uma variável em alarme.
Por exemplo: A temperatura de um data center aumenta, o sistema envia a mensagem “data point” temperatura do data center elevada, valor atual: 25,3°C
Me ajudem por favor.

Atenciosamente.

José Luiz Vieira

Olá José,

É bastante interessante essa sua necessidade, mas atualmente não existe no ScadaBR essa funcionalidade. Penso que existem duas possibilidades de resolver essa questão: a) implementar essa funcionalidade no ScadaBR você mesmo (o código fonte está disponível para download); ou b) implementar um cliente para a API do ScadaBR que monitore o(s) data-point(s) desejado(s) por WebServices e ao atingir o alarme execute os métodos (particulares de linguagem com que o cliente foi desenvolvido) que enviam o SMS.

Acredito que implementar a segunda opção seja mais rápido.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gustavo

Oi José

Podemos adicionar uma função de SMS no futuro, mas temos algumas prioridades antes… por isso esta função pode demorar um pouco. De qualquer forma já estou consultando alguns usuários que trabalharam com isso anteriormente, talvez possamos achar algo “pronto” pra integrar.

Se você tiver experiência com qualquer linguagem de programação (VB, java, c# etc.) poderia escrever um aplicativo externo como o Gustavo falou; Porém ainda existem outras formas.

Usando “Tratadores de Eventos”, você pode chamar um comando qualquer a partir de um determinado evento do Scada. Por exemplo, se vc já tiver configurado um evento do tipo alerta de temperatura máxima em seu DataPoint, na janela de Tratadores de Eventos você adicionaria um tratador do tipo “Processo” para esse evento.

Nesse tratador vc chama um comando para enviar um SMS, que poderia ser até mesmo um arquivo .bat (por exemplo, c:\enviaSMS.bat)

Dentro do .bat dá pra fazer algo do tipo
echo AT[seu_comando] > COM1:

Por favor responda se tiver familiaridade com alguma linguagem, dependendo de qual for, podemos te ajudar a montar a lógica de envio.

obrigado
victor

Vitor, vou fazer alguns testes usando um programa externo, a opção de uma versão de comando AT diretamente para o porta por DOS parece interessante.
Não tenho familiaridade com nenhuma linguagem ainda, estou estudando a melhor forma.
Assim que tiver algum tempo vou fazer testes e posto o resultado.
Obrigado, por enquanto.

ATT.

José Luiz Vieira.

boa tarde, conseguiu resolver este problema?