Envio de relatórios diários por email

Sou iniciante no scadabr, estou usando a versão 1.0 e gostaria de saber se é possível agendar relatórios diários automaticamente e enviar-los via email. Atualmente só consigo fazer isso manualmente.

Sim, é possível.

Primeiramente, deve ser configurado o envio de e-mails. Pela sua pergunta você provavelmente já fez isso, mas mesmo assim vou deixar o link dessa minha resposta para caso você sofra com o bug do mangoLogoMed.jpg, que impede o envio de relatórios via e-mail.

Com o envio de e-mails funcionando corretamente, você pode habilitar a opção de Agendar nas propriedades do relatório. Você pode escolher a frequência do envio dos e-mails na opção Executar a cada…. Para enviar diariamente, você pode escolher a opção Dia, ou, se quiser ainda mais precisão, pode usar um padrão cron.

Agora, só pra finalizar, vou falar um pouco sobre padrões cron. Cron é um tipo de padrão de notação para agendamento muito utilizado em sistemas Unix-like, como o Linux, mas que também pode ser usado em outros softwares, como é o caso do ScadaBR. O ScadaBR utiliza uma biblioteca chamada Quartz para avaliar as expressões cron. Caso você queira criar uma expressão cron, é possível usar este site que gera a expressão de forma gráfica e bem intuitiva.

Só para dar um exemplo: abaixo está uma expressão cron (0 0 15 ? * * *) que vai ser executada todo dia às 15h 00min 00s:

Espero que tenha ajudado, abraços!

2 curtidas