Envio de emails

Oi pessoal.

Estou com problemas no envio de emails.

Testei todas as combinações (8 no total) entre:

  • ScadaBR no Windows e Linux;
  • Duas contas (smtp) diferentes, uma da minha empresa e outra do gmail;
  • com e sem TLS.

A única conta que mandou email foi a da minha empresa, sem TLS, tanto no Windows quanto no Linux. Em nenhum teste apereceu algum código de erro, sempre apareceu “email de teste foi enviado para XXX”.

Não creio que eu tenha errado as configurações de smtp, até porque me certifiquei no Thunderbird onde tudo funciona.

Há algum problema com o TLS do ScadaBR? Quanto ao gmail, não deve ter nada a ver com o ScadaBR, mas se tiverem algum palpite é benvindo.


Editando

Nos alarmes há sim erros:

TLS:
Falha em enviar email entitulado “email de teste do ScadaBR” para "rodrigomartinho@gmail.com". Mensagem: “Mail server connection failed; nested exception is javax.mail.MessagingException: Could not connect to SMTP host: smtp.googlemail.com, port: 465, response: -1”

Gmail:
Falha em enviar email entitulado “email de teste do ScadaBR” para "rodrigomartinho@gmail.com". Mensagem: "Failed messages: com.sun.mail.smtp.SMTPSendFailedException: 530 5.7.0 Must issue a STARTTLS command first. v9sm1316825anv.30 "

Ola…

Faz o seguinte teste:

  1. Use o servidor SMTP interno da sua rede, ou seja, que faz parte do domínio. Exemplificando: Quando estou dentro de uma rede com domio meudominio.com.br o servidor smtp que será usado sera smtp.meudominio.com.br. Básico. hehhe (evitar problemas de permissão)

  2. Se tiver dentro do dominio, desabilite a autenticação de usuario, não precisa.

  3. Use o IP ao invés do DNS.

Cara…espero que ajude.

[]s. Euclides

Oi Euclides, obrigado pela ajuda, mas eu não estou dentro de um domínio. Preciso usar smtp’s externos. Testei o da minha empresa e funcionou sem TLS, e testei o gmail e não funcionou de nenhum jeito.

Entendi.
Cara…sei que vou te fazer uma pergunta básica, mas para usar o smtp do gmail você não precisa liberar uma opção nas configurações dessa conta?

obs.: Como você ja tentou de tudo, estou tentando dar uma luz… hehehe

[]s. Euclides

Eu já uso o gmail no meu Thunderbird. Funciona a tempos. E no meu servidor linux também uso o smtp do gmail. Se tem que fazer algo desse tipo já fiz a muito tempo atrás.

Não sei se alguém pode me ajudar, já fiz toda a configuração para que o Sacada envie os e-mails, quando peço para testar ele volta dizendo que foi enviado, porém os e-mails nunca chegam, alguém sabe o que poderia ser?

Configurei o envio de e-mails ontem para testar, vou mostrar como eu fiz.

Primeiramente eu configurei o SMTP do ScadaBR conforme a imagem abaixo:
Captura%20de%20tela_2021-03-22_22-48-35

Depois eu tive que habilitar o acesso a aplicativos menos seguros no Gmail. (O Gmail tem esse recurso de proteção que em geral inibe o uso de clientes não-Google quando ativo). Veja como ativar o acesso no link abaixo:
https://atendimentosti.usp.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;ItemID=286

Por fim, ao tentar enviar relatórios por e-mail o ScadaBR disparava o seguinte alarme, reclamando da falta do arquivo mangoLogoMed.jpg:

A correção para esse erro é adicionar uma imagem chamada mangoLogoMed.jpg na pasta /images na sua instalação do ScadaBR (esta imagem pode ser a logo da sua empresa, faculdade, ou qualquer outra imagem; no meu caso, eu apenas copiei o arquivo scadabrLogoMed.png, salvei como JPEG e renomeei para mangoLogoMed.jpg).

Feito isso, os e-mails funcionaram normalmente. Espero que isso lhe ajude a configurar o seus e-mails.

1 curtida

Cara funcionou, muito obrigado!!

Ola, configurei esse passo e não recebo email. Pode ajudar?

Tabem estou tendo dificuldades para enviar email. ate o mes 10 de 2021 estava tudo certo funcionando seguindo estes passos do video, mas depois desta data o google mudou algo e nao esta dando certo . ouvi falar de uma plataforma https://app.sendinblue.com, mas ainda nao consegui fazer funcionar

Com esta plataforma da sendinblue.com, apos configurada e os passos que o amigo Celso disse, deu certo agora esta enviando email novamente.

Boa tarde Pessoal

Estou tentando encaminhar relatórios pelo email so que os arquivos não vem chego ate receber o email teste e quando vou olhar nos alarmes esta esta mensagem:

Falha em enviar email entitulado “Vaz - relatório agendado” para "yagopereira@gmail.com". Mensagem: "Failed messages: javax.mail.MessagingException: IOException while sending message; nested exception is: java.io.FileNotFoundException: C:\Program Files\ScadaBR\webapps\ScadaBR\images\mangoLogoMed.jpg (O sistema não pode encontrar o arquivo especificado)"

Alguém pode me ajudar

Agradeço desde já

Solução: criar uma imagem JPG com o nome mangoLogoMed.jpg e colocar na pasta C:\Program Files\ScadaBR\webapps\ScadaBR\images\

Celso eu fiz esse processo mas continuou a mesma coisa e os arquivos do relatorio nao vem no email teste

Tente reiniciar serviço do ScadaBR (ou reiniciar o computador como um todo)

Boa tarde Celso tudo bom, estou passando aqui para te agradecer após feito esses passos reiniciei o serviço do ScadaBR e o computador ai começou dar certo

Obrigadao

Funcionou aqui, Celso. Muito obrigado.

1 curtida

Com esta nova configuração do google onde não consigo configurar acesso a app menos seguro, não tenho conseguido enviar e-mail e aparece essa mensagem: Mensagem: "Authentication failed; nested exception is javax.mail.AuthenticationFailedException. Alguém sabe como arrumar?

Augusto, boa tarde.
Consegui usando a conta do Gmail seguindo os passos para criar uma senha de apps. Vc usará essa senha de 17 dígitos gerada pelo Google no lugar da sua senha do email nas configurações do Scada.

https://support.google.com/accounts/answer/185833

1 curtida