E Possivel conectar dois arduinos como escravo em modbus tcp/ip?

ola a todos

E possivel ter dois arduinos como escravo no mesmo supervisório ScadaBR utilizando protocolo modbus tcp/ip, e aparecer na mesma representação gráfica. Preciso saber pq o arduino tem poucas saídas e entradas.

obs: já fiz um arduino se comunicar.

obrigado.

@JANDRIELSON
Sim, é possível.
Eu mesmo tenho vários.

Qual biblioteca vc usa amigo?

Estava utilizando a MudBusIP, e ao colocar 2 arduino modBus IP, um caia. Alterei o endereço mac e funcionou. Obrigado.

Eu uso a biblioteca modbus do professor Sarmento.
Ela atende ao modbus IP e ao RTU.

Segue o link.

1 curtida

Olá @jrcassa!

Acredito que já tenhas solucionado, mas só para contribuir… tenho também vários dispositivos Modbus IP rodando no mesmo ScadaBR, dentre eles arduinos, assim como o @farmsid.

Tens que entender o seguinte: Quando utilizando o protocolo Modbus IP, o escravo que é o servidor do serviço, e o mestre é que solicita conexão. A lógica de que o escravo só responde a solicitação do mestre é a mesma, porém quem hospeda o serviço que atende a uma solicitação de comunicação TCP/IP é o dispositivo escravo.

Sendo assim, para teres vários dispositivos, cada escravo tem que ter um endereço único, tanto IP quanto da porta. Quando eu tenho mais de um servidor ModbusIP no mesmo IP, troco a porta de 502 para alguma outra porta (503, 504, etc…). Depois é só configurar a mesma porta no ScadaBR e tudo certo.

Percebi que tu conseguiste resolver alterando endereço MAC do Arduino. Se manter o mesmo endereço MAC teu roteador pode dar o mesmo IP aos dois Arduinos e dar conflito na rede. Neste caso o ScadaBR não conseguiria ler pois como comentei cada escravo precisa ter IP ou Porta únicos para para que o ScadaBR acesse o servidor do escravo correto.

Espero ter ajudar!
Abs!

Boa noite vi sua resposta, porem no meu caso não consigo encontrar o arduino no scadabr quando o direciono via roteador, porem quando faço conexão direta o encontro, não sei como devo configurar o endereçamento neste caso, sendo que so consigo configurar o valor de ip e mac pela biblioteca do professor sarmento, se puder me ajudar agradeço

FALA,

Alguem conseguiu fazer via modbus serial a conexão de 2 arduinos? eu não consegui! oque mudaria nas configurações! abraço…

Boa tarde,
Também não consegui comunicar com dois escravos em serial. O Scadabr encontra os dois, mas responde somente 1.
Se alguem souber me explicar um pouco sobre aquela “maxima contagem de registradores” encontrei muito pouco sobre isso, e nao sei se pode ter alguma coisa influenciando, mas conforme eu mudo ele funciona um ou o outro.

A minha IDE do Arduino não carrega o arquivo como sendo uma biblioteca válida, Poderia ajuda nesse ponto?
Grato

Amigo, agora falando da instalação da biblioteca, ela deve funcionar sim.
Revise seu procedimento, ok.

Bom dia!
Obrigado pela resposta amigo!

Fiz diversas revisões já, mas o fato é que a IDE do arduino não aceita o ZIP do André como uma biblioteca válida. Já passou por isso antes?

Nunca tive isso antes.