E possivel ter dois arduinos como escravo no mesmo supervisório ScadaBR utilizando protocolo modbus tcp/ip, e aparecer na mesma representação gráfica. Preciso saber pq o arduino tem poucas saídas e entradas.
Acredito que já tenhas solucionado, mas só para contribuir… tenho também vários dispositivos Modbus IP rodando no mesmo ScadaBR, dentre eles arduinos, assim como o @farmsid.
Tens que entender o seguinte: Quando utilizando o protocolo Modbus IP, o escravo que é o servidor do serviço, e o mestre é que solicita conexão. A lógica de que o escravo só responde a solicitação do mestre é a mesma, porém quem hospeda o serviço que atende a uma solicitação de comunicação TCP/IP é o dispositivo escravo.
Sendo assim, para teres vários dispositivos, cada escravo tem que ter um endereço único, tanto IP quanto da porta. Quando eu tenho mais de um servidor ModbusIP no mesmo IP, troco a porta de 502 para alguma outra porta (503, 504, etc…). Depois é só configurar a mesma porta no ScadaBR e tudo certo.
Percebi que tu conseguiste resolver alterando endereço MAC do Arduino. Se manter o mesmo endereço MAC teu roteador pode dar o mesmo IP aos dois Arduinos e dar conflito na rede. Neste caso o ScadaBR não conseguiria ler pois como comentei cada escravo precisa ter IP ou Porta únicos para para que o ScadaBR acesse o servidor do escravo correto.
Boa noite vi sua resposta, porem no meu caso não consigo encontrar o arduino no scadabr quando o direciono via roteador, porem quando faço conexão direta o encontro, não sei como devo configurar o endereçamento neste caso, sendo que so consigo configurar o valor de ip e mac pela biblioteca do professor sarmento, se puder me ajudar agradeço
Boa tarde,
Também não consegui comunicar com dois escravos em serial. O Scadabr encontra os dois, mas responde somente 1.
Se alguem souber me explicar um pouco sobre aquela “maxima contagem de registradores” encontrei muito pouco sobre isso, e nao sei se pode ter alguma coisa influenciando, mas conforme eu mudo ele funciona um ou o outro.