Dúvida sobre como progredir em projeto

Boa tarde pessoal, eu sou iniciante com o Arduino/ScadaBR e estou fazendo um projeto, onde a ideia é a seguinte:

Uma balança com um display, onde eu consigo cadastrar uma nova receita (de bolo por exemplo), e o display mostraria uma mensagem como: pese 200g de farinha de trigo. Então quando eu colocar os 200g de farinha de trigo, eu apertaria um botão e mostraria o próximo item da receita, fazendo isso até a receita estar completa.
Todos os pesos que foram registrados seriam salvos e enviados pra uma planilha do Excel no final do processo.

Atualmente eu estou trabalhando com um Arduino UNO, utilizando o módulo HX711, utilizei o seguinte tutorial e consegui os registros de peso.


Então eu consegui enviar os dados para o ScadaBR utilizando o Modbus Serial. Lá eu estou conseguindo monitorar eles em tempo real.
Agora a minha dúvida é como progredir?
1- Eu consigo fazer a programação necessária apenas no ScadaBR? Para fazer a tratativa dos dados recebidos?
2- Faço isso só na IDE do Arduino?
3- Ou eu envio esses dados para o Python por exemplo faço o programa para tratar os dados, gerar as receitas e etc? Se for esse o caso, eu preciso usar o ScadaBR?

Agradeço muito desde já!

Rapaz, seu projeto é bastante específico. Na minha opinião, usar o ScadaBR para tratar os dados seria extremamente complicado (embora não impossível). Eu acho que o que você poderia fazer é uma programação através do próprio Arduino ou de um programa Python (comunicando com PySerial ou algo do tipo) que gere um arquivo CSV com os dados lidos, daí fica fácil de importar no Excel.

Olá Marco (@ferrazol)

Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa.

Segundo:

Usar o ScadaBR somente para esta aplicação, é Canhão para mosquito…

Contudo, existe diversas abordagens:

Você pode usar um display para o seu arduino, Já que sua balança Arduinistica já pode fazer isso…

Um software feito no PC, numa raspberry da vida (ligada a uma TV) poderia fazer duas coisas: