Dúvida sobre como progredir em projeto

Boa tarde pessoal, eu sou iniciante com o Arduino/ScadaBR e estou fazendo um projeto, onde a ideia é a seguinte:

Uma balança com um display, onde eu consigo cadastrar uma nova receita (de bolo por exemplo), e o display mostraria uma mensagem como: pese 200g de farinha de trigo. Então quando eu colocar os 200g de farinha de trigo, eu apertaria um botão e mostraria o próximo item da receita, fazendo isso até a receita estar completa.
Todos os pesos que foram registrados seriam salvos e enviados pra uma planilha do Excel no final do processo.

Atualmente eu estou trabalhando com um Arduino UNO, utilizando o módulo HX711, utilizei o seguinte tutorial e consegui os registros de peso.


Então eu consegui enviar os dados para o ScadaBR utilizando o Modbus Serial. Lá eu estou conseguindo monitorar eles em tempo real.
Agora a minha dúvida é como progredir?
1- Eu consigo fazer a programação necessária apenas no ScadaBR? Para fazer a tratativa dos dados recebidos?
2- Faço isso só na IDE do Arduino?
3- Ou eu envio esses dados para o Python por exemplo faço o programa para tratar os dados, gerar as receitas e etc? Se for esse o caso, eu preciso usar o ScadaBR?

Agradeço muito desde já!

Rapaz, seu projeto é bastante específico. Na minha opinião, usar o ScadaBR para tratar os dados seria extremamente complicado (embora não impossível). Eu acho que o que você poderia fazer é uma programação através do próprio Arduino ou de um programa Python (comunicando com PySerial ou algo do tipo) que gere um arquivo CSV com os dados lidos, daí fica fácil de importar no Excel.

Olá Marco (@ferrazol)

Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa.

Segundo:

Usar o ScadaBR somente para esta aplicação, é Canhão para mosquito…

Contudo, existe diversas abordagens:

Você pode usar um display para o seu arduino, Já que sua balança Arduinistica já pode fazer isso…

Um software feito no PC, numa raspberry da vida (ligada a uma TV) poderia fazer duas coisas:

um programa no host vai enviar cada ítem para o arduino tipo:

XXXXXyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy;

onde XXXX é o peso desejado
yyyy é uma string com o nome do item:
o ponto e virgula indica o fim, pode ser um caractere retorno do carro ou avanco de linha.

o arduino vai ler da serial e quando detectar o fim, vai mostrar no display do usuário, pese XXXX Kg de yyyyyyy.
quando ele terminar, pressiona um botao. a serial devolve para o host o peso que a balança leu.

o host recebe isso, envia o proximo item e guarda o peso num array associado ao item que ele enviou antes.

quando a receita termina, Voce faz um laço com for ou while e vai gerando o csv.

Terminou o CSV, ele salva o arquivo que pode ser lido pelo excel ou Libreoffice Calc.

A vantagem de fazer uma aplicação para lidar com o arduino diretamente, tira a carga do ScadaBR, pois a maior parte do tempo, ele ficará esperando cada item da receita ser processada.

Voce poderá ao mesmo tempo, enviar para o ScadaBR via http listener a hora que a receita X ou Y foi processada. E salvar o CSV num banco de dados como um BLOB, ai poderá via ScadaBR usando um datasource SQL, enviar o CSV para o excel.

um arquivo CSV é um arquivo de texto, onde cada campo é uma String e sao separados por ponto e virgula…

exemplo:

"ID";"hora";"Descricao" 
"01";"08:00 ";"Receita Macarrão Iniciada"
"02";"08:04 ";"Receita Macarrão Terminada"
"03";"08:30 ";"Receita Miojo Iniciada"
"04";"08:34";"Receita Miojo Cancelada"

ao importar no Excel você verá algo assim:
image

Para o HOST, voce pode instalar o Scratch e fazer a sua aplicação por lá.

http://heppg.de/ikg/wordpress/?p=532

Uma outra opção, é tentar o Mango, que infelizmente é proprietário. Ele tem o recurso de receitas…

https://forum.mango-os.com/topic/1644/how-to-create-recipes-video-3

Estou vendo a opção de fazer uma interface no host para falar com o seu arduino. Logo posto aqui.

Agradeço muito as respostas galera, eu realmente estava travado no projeto mas agora já tenho uma boa noção de como chegar lá, muito obrigado mesmo!