Driver OPC-DA Duvidas

Boa tarde.

Gostaria de saber se os ScadaOPCItens são setaveis? estou tentando conectar a uma CLP que ja esta rodando uma aplicação SCADA dela desenvolvida com um Scada comercial, quando crio um novo DataSource OPC DA eu cosigo acessar as tags, mas eles aparecem (Settable) False.
Eu consigo acessar estes dados com permição de escrita neles?

Obrigado.

olá Jean

o driver foi corrigido recentemente.

por favor teste com o último ScadaBR (versão 0.7)

ou então baixe o opc-driver.jar abaixo e substitua esse arquivo na pasta do projeto.
(webapps/ScadaBR/WebContent/WEB-INF/lib/)

dê um toque se funcionou.
manda mais notícias sobre tua aplicação e experiências com ScadaBR. blz?

abraço

aqui no meu navegador, estranhamente está baixando como “.zip”

mas o arquivo é “opc-driver.jar” mesmo, veriifique se está com o nome correto, e renomeie se necessário, na hora de substituir na pasta do ScadaBR instalado.

abraço

Ola Victor baixei a nova versão e esta funcionando. So não consegui fazer funcioanar a conexão OPC-DA para a nossa aplicação… aqui utilizamos uma aplicação de automação de PCHs desenvolvida na plataforma Codesys IEC 61131-3 e CLPs XC-201 da Moeller, estamos fazendo alguns testes no scadabr neste tipo de cenario.

Jean,

fica difícil saber se o problema é no ScadaBR ou no OPC da moeller, assim “olhando de longe”. Também uma vez tive dificuldade com esse tipo de CLP, temos um bem parecido na Certi…

Mas você consegue ver essas Tags usando outro supervisório, certo???

Por favor faz o seguinte, tenta acessar as tuas tags OPC usando esse software Plantstreamer:
http://ciengis.com/index.php?option=com_content&task=view&id=77&Itemid=84

se funcionar quer dizer que o Moeller e drivers OPC estão redondinhos, daí a gente precisa investigar melhor nossa implementação do OPC por aqui.

se não conseguir ler nem com o Plantstreamer, nem com outro supervisório, me manda um email em contato@mcasistemas.com.br que te repasso algumas informações que a Eaton (vendedor do moeller XC) me passou, talvez possa ajudar.

grato
Victor

Ola Victor.

Desculpe a demora em responder estive fora por alguns dias e não recebi a notificação do fórum sobre sua resposta.

Fiz alguns testes aqui com o Plantstreamer eu consigo conectar e visualizar as Tags da minha CLP, no Scadabr eu consigo conectar no meu OPC server e monitorar estas tags só não estou conseguindo visualizar todos os tipos de dados que nossa aplicação utiliza como tipos INT, UINT, STRING por exemplo, estou dando uma estudada na API do OPC DA e no Openscada Utgard e tentando adicionar novos tipos de dados até gostaria de uma ajuda neste ponto se possível.

Aqui utilizamos uma aplicação desenvolvida em Linguagem ST (Structured Text) seguindo o padrão IEC 61131-3 utilizamos os tipos de variaveis (BOOL, INT, REAL, UINT, BYTE, algumas STRING e alguns ARRAYS). Gostaria se possivel uma ajuda de como melhorar a implementação do driver do OPC-DA para adicionar os tipos INT, UINT e STRING.

Obrigado.

Olá Jean,

Como anda esse trabalho? Mais de uma ano depois to vindo aqui ver se você consiguiu... malz

O Victor tem estado sem muito tempo pra dormir nos últimos anos... hehe Mas eu estou retomando as threads de OPC para verificar algumas pontas soltas.

Me avisa se algo foi feito, 

Abs