Dificuldades com Modbus serial

Boa noite ,alguem poderia me ajudar, desenvolvo um projeto para a Unicamp que visa conhecer o ScadaBR.

Estou seguindo o videos do "tutorial mini curso ScadaBR" disponiilizado no youtube, mas no video "[3] Data Source Modbus" estou tendo problemas com o campus "PERT" que é a lacula onde se indica a porta que será utilizada pelo SCADABR ,mas a lacula não abre para eu escolher a opção :COM3 . No video funciona ,mas a versão do SCADABR mostrada no video é uma versão mais antiga . Já procurei versões mais antigas do SCADABR ,mas também não achei. como faço? preciso resolver isso urgentemente...

desde já agradeço a atenção, fico no aguardo...

 

Assumindo que você está usando o Windows, entre no Gerenciador de Dispositivos (Botão direito em cima de Meu Computador -> Propriedades -> Gerenciador de Dispositivos -> Portas COM e LPT) e certifique-se de que a porta COM que você quer usar aparece nesse local.

Pode ser que ela tenha assumido outro número de porta (no caso de conversor usb->serial) ou que o driver não tenha sido instalado corretamente. 

Seguindo a dica do fmunhoz, verifique nas portas COM se aparece seu dispositivo e se não tem um símbolo de esclamação, simbolizando conflito ou falta de driver, resolva isso e depois vá para o ScadaBR, tente instalar o driver do seu dispositivo, se estiver usando algum dispositivo no linux 64bits, provavelmente não irá conseguir, existe um problema na librxtx 64 bits do linux, no 32 bits funciona normalmente. Este problema não é relatado no Windows.

Att

Eng. Fabio Durão

Ola Ling, fala a plataforma que esta usando... "Ruindows", Linux... 64 ou 32bits assim fica mais facil de ajuda... Já tive problemas com o ScadaBr no ubuntu 64bits e serial, mas é facinho de resolver. abraço a todos.

Olá Alisson.regio, fiquei curioso quanto ao problema do Ubuntu 64 bits, eu não consegui resolver ainda, você disse que é facinho, então passa a dica aí... Já tentei redirecionar a porta ttyACM0 para ttyUSB0, trocar a librxtx-serial, forçar o reconhecimento da porta no datasource modbus rtu entre outras coisas e nada, imaginava que só instalando o Ubuntu 32 bits que resolveria, fiquei curioso... Aguardo!

Att

Eng. Fabio Durão

Ola Eng. Fabio Durão, eu tenho o ubuntu server 14.04 64bits rodando o ScadaBR com tomcat 7 aqui na empresa e esta show de bola, tenho 6 escravos(equipamentos) rodando em uma rede modbus rtu 485 e 4 arduinos tb em modbus rtu 485(monitorando umidade e temp. de paineis eletricos), assim q chegar em casa, respondo como foi que fiz, todas as dicas de instalação foram retirada daqui mesmo do fórum. Valews e abraço a todos.

Bom dia pessoal, estou passando pelos memso problemas com a porta serial no linux, sou adm linux, já fiz tudo que tem aqui no forum e não acho a solução, a unica coisa que ainda não fiz foi instalar o meu linux com 32bits, por que vi em um dos posts que se o nucleo do processador for 64 não vai adiantar, qual a melhor solução, podem me ajudar.

RXTX funciona somente com 32 bits. Enfrentei este problema para rodar o LOGO! Soft Comfort da Siemens no Xubuntu 12.04. A solução para mim foi usar o mfizz : http://mfizz.com/oss/rxtx-for-java . Eu descompactei os arquivos e copiei por cima dos arquivos da RXTX que estavam dentro do diretório do Soft Comfort. Lamentavelmnte, a Siemens optou por desenvolver o Soft Comfort em Java, daí problemas bizarros como este sempre podem acontecer. Quem sabe esta solução também sirva para o ScadaBR