Dificuldade em fazer script contador muito simples

Boas! Eu tou a fazer um projeto em ScadaBR para a minha dissertação. Já consegui criar um data source do tipo modbus com sucesso e adicionei os 220 data points (todos do tipo binário) existentes com sucesso também. Já fiz a representação gráfica e estou a gostar muito do ScadaBR. Só que, deparei-me com um problema que não estou a conseguir resolver.

Eu criei um novo Data Source Meta. Dentro deste, criei um data point do tipo numérico e adicionei uma das minhas variáveis binarias como variável de contexto. O meu objecto é incrementar o data point numérico cada vez que a minha variável binária mude o seu valor de false para true.

O script que eu escrevi foi o seguinte:

contador = 0;

if (p6 == true)

contador = contador + 1;

return contador;

Na watchlist no lugar do valor do meu data point numérico aparece aquele simbolo de espera (uma ampulheta). Adicionei um data point simples na representaçao grafica para poder ver o valor do data point e aperece n/a.

Alguem me pode ajudar? Muito obrigado

Bom dia,

Em primeiro lugar queria dizer que acho que o script não irá funcionar como espera, pois os meta data points ficam executando os scripts neles contidos a todo o instante, sendo assim, cada vez que for executado a variável contador zerá zerada pela primeira linha, vc terá no máximo o valor 1 nesta variável, mas na próxima leitura já deve voltar a zerar.

Segundo, parece que a sintaxe está errada, sempre me confundo nestes parâmetros, hoje são tantas linguagens de programação que temos que ter alguma noção que acabamos perdendo a noção de todas rsrsrs... dentro do if você precisa resgatar o valor assim: if (p6.value == true) não esquecendo do .value

Para testar tem um botão verdinho do lado direito do texto "script" clicando alí ele executa seu script e vai falar ok ou problema no final.

Terceiro, se seu sistema for Windows 8, o ScadaBR ainda não é certificado para este sistema e problemas podem ocorrer mesmo, ainda que não seja o windows 8, se estiver com uma versão da JRE superior a 6, problemas com Scripts são comuns, para este último, a solução é conhecida, instale a JRE 6u45, que até onde sei é a última atualização, e redirecione o caminho da JRE para esta versão, ou reinstale o ScadaBR que é mais fácil ainda, tomando o cuidado de exportar seu projeto antes para depois importá-lo novamente, lembrando que imagens de fundo das representações não são exportados.

Att

Eng. Fabio Durão