Dicas Gerais ScadaBR

Boa tarde a todos, estou a praticamente 2 anos desenvolvendo um projeto no ScadaBr, no qual controlo uma fábrica inteira. Estou com o projeto bem avançado, e gostaria de retribuir toda a ajuda que tive ao longo dessa jornada nesse fórum. Hoje conto com o sistema com mais de 30 mil datapoints, vários APIs desenvolvidos para vários tipos de funções interligadas com o ScadaBR. Controlo diversos CLP´s , diversas IHM´s , e muitos outros equipamentos. Tenho um vasto banco de dados onde consigo arquivar todas as informações necessárias da fábrica, geração de relatórios personalizados e etc. Gostaria de poder ajudar com fornecimento de experiências e conhecimentos adquiridos. Qualquer dúvida estou a disposição.

2 curtidas

Legal, poderia compartilha como que ficou, mostrando alguns detalhes…

Você pode criar artigos aqui no fórum, como eu faço. Aqui é a fonte primária de ajuda dos usuários. Não precisa ser algo muito grande ou complexo. Além de ser um backup de conhecimento, caso um novo colaborador entre na empresa e vc esteja de férias ou sem tempo para dar manutenção ou suporte.
Eu mesmo uso meus artigos aqui para lembrar o que eu fiz anos atrás. Além de ajudar a comunidade

Boa dica, devido ao longo prazo de desenvolvimento a gente acaba se esquecendo de como resolveu tal problema ou função. Irei começar a criar tópico. Valeu pela dica.

Boa tarde Rafael, gostaria de umas dicas em como melhorar a performance do supervisório. Tenho um sistema bem menor que 30 mil datapoints e a interface fica travada com a utilização de gráficos e dados em tempo real.

Outro ponto que gostaria de ajuda é na personalização de relatórios, teria algum caminho para indicar para criação de relatórios personalizados por batelada onde conseguiria agrupar diversas variável no mesmo relatório?

Aproveitando poderia descrever as funções das APIs implementadas? é sempre bom sabermos até onde podemos chegar

Bom dia Gabriel, notei que com a alta quantidade de representações gráficas e datapoints, o sistema fica bem lento. Para resolver esse problema, eu instalei mais de um Scada. Basta alterar o nome da pasta para o nome desejado, alterar o env.propires para o nome do banco de dados, e depois através do mysql criar o banco com o mesmo nome definido no arquivo env. Dessa maneira consegui deixar o sistema bem fluído.Para acessar as representações dos outros programas que não são principais, eu utilizo a função public_view, sendo que assim não precisa fazer o login em mais de um Scada, apenas no principal. Para comunicar entre esses Scadas os datapoints necessários, eu utilizo o datasource SQL. Uma dica que utilzei, como a página public_view fica liberada para acesso, se os usuários anotarem o link, conseguem acessar sem efetuar o login no principal. Por esse motivo eu criei um programa, que consiste em um navegador, que não é possível alterar o link, e limitei o acesso nos terminais para que só funcione através desse software. E quanto a lentidão para mostrar os datapoints nas representações gráficas, são diretamenta ligadas ao processamento do PC. Já tive problemas de criar códigos no data source meta, que sobrecarregava totalmente o processamento e ocorria esse problema. Para encontrar tive que ir desabilitando datasource, reiniciando o sistema e testando qual código estava sobrecarregando. Se utiliza bastante esse datasource, tenho bastantes dicas para poder melhorar o desempenho deles. No sistema do servidor tenho usado um processador I9 de 12º geração, e mesmo assim quando á um código errado, o sistema sobrecarrega.

Para geração de relatórios, eu criei através do jaspersoft, e criei um API que roda no servidor tomcat, semelhante ao ScadaBR, que executa a função de gerar relatórios. Através da representação gráfica do ScadaBR, eu consulto o número da OS a ser gerada o relatório, e ele me gera em PDF com todas as informações necessárias. Esse API desenvolvi através do eclipse IDE. Quando se aprofunda o estudo nesse meio de API, fica quase solucionável quase todas as ideias de desenvolvimento. No próprio código do ScadaBR é possível fazer várias alterações de melhorias. Um exemplo que fiz no passado mas parei de utilizar após fazer essa atualização acima. Por conta do sistema ter mais de 5 mil scripts, quando selecionava a aba no scadabr, o sistema caia e era necessário reiniciar. Através do código fonte do ScadaBR, alterei a vizualização dos scripts em páginas que mostrava apenas 100. Fora esses APIs, também utilizo alguns para converter a requisição de dados da porta COM do PC para atualizar no SQL, o que me permite uma fácil comunicação com o ScadaBR.