Detectar automaticamente a porta serial

Boa tarde,

estou criando um novo instalador para o ScadaBR e, para facilitar a instalação por usuários leigos, gostaria que a porta serial COM (associada ao conversor USB/Serial) fosse setada automaticamente no processo de instalação. Já consegui identificar qual porta o Windows atribuiu ao conversor, através da ferramenta wmic. Porém, o que não estou conseguindo, é descobrir uma forma de atribuir essa porta ao Datasource durante a instalação.

Neste instalador, já estou enviando um banco de dados (Derby) previamente configurado num máquina diferente da que será de fato utilizada. Assim, a porta COM que vai configurada não é a correta.

Atualmente fiz a instalação do Derby e identifiquei a Table: DATASOURCES como sendo a que contém as informações do datasource que eu gostaria de modificar. Porém, encontro dois problemas:

1- Derby abre esse banco de dados como READ ONLY;

2- o campo DATA aparece codificado, não existe um campo chamado "Port", onde eu possa modificar o valor para a COM desejada.

Agradeço antecipadamente a ajuda de vocês!!

Abs,

Seria interessante descrever aqui no forum ou no site laboratorio de garagem, como vc cria o insatalado,mostrando o passo a passo, infelizmente o que vejo é muito gente pedindo ajuda no forum  mas poucos demonstram o passo a passo dos seus trabalhos, no meu caso  tudo que consigui entender até agora sobre o scadabr está descrito em detalhes no laboratorio de garagem.