Oi pessoal,
Sou novo aqui no fórum do ScadaBR.
Estou criando este tópico pois necessitava de uma ajuda num pequeno detalhe no desenvolvimento de um novo protocolo para o ScadaBR.
Tenho andado a estudar as possibilidades deste Scada e desde já elogio o esforço e dedicação no excelente trabalho aqui desenvolvido. Devido a necessidades profissionais apostei no estudo da programação para criação de novos protocolos para o ScadaBR, até agora tenho conseguido me desenrascar bastante bem.
Como estou ligado a monitorização de sistema solares, nomeadamente Inversores solares surgiu a necessidade de implementar protocolos de máquinas que já não são fabricadas e não existe Gateways ou OPC que se possam utilizar para falar com elas.
Devido a esse facto comecei a estudar e implementar o protocolo para os Inversores Refusol. Este protocolo permite comunicar com estes inversores através de uma ligação Serial RS485 ou por uma ligação Ethernet TCP/IP.
Após algumas semanas de estudo e dedicação consegui implementar o respectivo protocolo nas duas vertentes. Este protocolo esta implementado e encontra-se em testes a 3 meses num instalação real onde os inversores comunicação em Ethernet TCP/IP com o sistema central (server). Aqui fica uma imagem do sistema funcionar caso estejam interessados: http://prntscr.com/94ozb9, http://prntscr.com/94p1xu.
Durante o desenvolvimento ficou uma duvida que não consegui esclarecer a respeito da comunicação Ethernet. Tenho o protocolo a trabalhar mas existem alguns timeouts durante a comunicação devido ao facto de não estar a utilizar as devidas livrarias de forma a evitar esses problemas.
Gostaria de saber se alguém me consegue ajudar a esclarecer de como é que se pode realizar uma comunicação Ethernet TCP/IP no ScadaBR a semelhança da comunicação Serial. Isto é como devo chamar as funções de escrita TCP/IP para envi da mensagem, como devo esperar pela mensagem enviada pelo Slave. E como devo proteger estas com os Interrupts do ScadaBR de forma a não existirem erros. O meu desenvolvimento teve como preencipio de partida o driver desenvolvido para o Arduino.
E já agora se estiverem interessados posso disponibilizar o protocolo para integração de raiz no ScadaBR. Acho que pode ser uma mais-valia.
Desde já um agradecimento a todos pelo excelente trabalho,
Augusto