Desenvolvimento de Novo Protocolo para Inversores Solares

Oi pessoal,

Sou novo aqui no fórum do ScadaBR. 

Estou criando este tópico pois necessitava de uma ajuda num pequeno detalhe no desenvolvimento de um novo protocolo para o ScadaBR. 

Tenho andado a estudar as possibilidades deste Scada e desde já elogio o esforço e dedicação no excelente trabalho aqui desenvolvido. Devido a necessidades profissionais apostei no estudo da programação para criação de novos protocolos para o ScadaBR, até agora tenho conseguido me desenrascar bastante bem. 

Como estou ligado a monitorização de sistema solares, nomeadamente Inversores solares surgiu a necessidade de implementar protocolos de máquinas que já não são fabricadas e não existe Gateways ou OPC que se possam utilizar para falar com elas.

Devido a esse facto comecei a estudar e implementar o protocolo para os Inversores Refusol. Este protocolo permite comunicar com estes inversores através de uma ligação Serial RS485 ou por uma ligação Ethernet TCP/IP. 

Após algumas semanas de estudo e dedicação consegui implementar o respectivo protocolo nas duas vertentes. Este protocolo esta implementado e encontra-se em testes a 3 meses num instalação real onde os inversores comunicação em Ethernet TCP/IP com o sistema central (server). Aqui fica uma imagem do sistema funcionar caso estejam interessados: http://prntscr.com/94ozb9, http://prntscr.com/94p1xu.

Durante o desenvolvimento ficou uma duvida que não consegui esclarecer a respeito da comunicação Ethernet. Tenho o protocolo a trabalhar mas existem alguns timeouts durante a comunicação devido ao facto de não estar a utilizar as devidas livrarias de forma a evitar esses problemas.

Gostaria de saber se alguém me consegue ajudar a esclarecer de como é que se pode realizar uma comunicação Ethernet TCP/IP no ScadaBR a semelhança da comunicação Serial. Isto é como devo chamar as funções de escrita TCP/IP para envi da mensagem, como devo esperar pela mensagem enviada pelo Slave. E como devo proteger estas com os Interrupts do ScadaBR de forma a não existirem erros. O meu desenvolvimento teve como preencipio de partida o driver desenvolvido para o Arduino.

E já agora se estiverem interessados posso disponibilizar o protocolo para integração de raiz no ScadaBR. Acho que pode ser uma mais-valia.

Desde já um agradecimento a todos pelo excelente trabalho,

Augusto