É possível desabilitar e habilitar a execução de um tratador de eventos através de um scripting ? Por exemplo: Tenho uma tag binária que quando eu escrever 1 nela quero que ela execute um scripting que irá desabilitar a ação de um determinado Tratador de eventos.
Sei que podemos desabilitar o Tratador de Eventos manualmente através da checkbox que tem dentro das configurações dele, mas como posso automatizar esse processo ?
Você não necessariamente precisa fazer isso através de scripting. Na verdade, a solução deste problema fica muito mais simples usando um evento composto.
Eventos compostos, no ScadaBR, são eventos cujo disparo é definido pela associação lógica de outros eventos. Explicando de forma mais simples, um evento composto permite que você crie um conjunto de condições que precisam ser atendidas para o disparo do evento.
Suponhamos que atualmente a condição que ativa o seu tratador de eventos é “Login de usuário” (apenas para dar um exemplo mais palpável). Neste caso, você poderia utilizar um “detector de valor” para verificar quando a sua variável binária vale 1 e um evento composto para criar uma condição assim:
Evento Composto: SE LOGIN DO USUÁRIOEVARIÁVEL IGUAL A 1 , ATIVAR EVENTO
Dessa forma, você utilizaria o evento composto como condição para o seu tratador de eventos. Quando a variável não estiver em 1, o evento composto não ativa, e o tratador de eventos não executa.