Datasource MQTT

o protocolo mqtt está muito requisitado em novos projetos iot com a vantagem de atravessar firewalls e nats, parece haver um desenvolvimento paralelo do mango automation com datasource mqtt, acredito ser compatível. contudo não consegui integrar

https://store.infiniteautomation.com/module/mqttClientDataSource

Show de bola a informação, vou estudar ver se não conseguimos incluir no ScadaBR

O Mango não é mais um projeto Open Source, então acredito que isso dificultaria a implementação no ScadaBR. Em contra partida, parece haver algum movimente neste sentido com a equipe do ScadaLTS que é o novo/futuro núcleo do ScadaBR. Eles estão desenvolvendo algo com o RabbitMQ https://github.com/SCADA-LTS/Scada-LTS/commit/075eb8b03dbd362894921ed40eea9d69715e4461 . Não sei qual a maturidade desta feature.

Já existe o datasource do AMQP na versão develop do ScadaLTS. Por sinal, atraves do plugin MQTT do RabbitMQ dá pra enviar informações de sensores para o ScadaLTS via MQTT. Fiz o teste e funcionou direitinho. Estou esperando lançarem uma versão mais estável para realizar mais testes…

Olá, tens o caminho pra realizar teste com o MQTT e o scada?

Amigo, na época fiz o teste usando a versão develop do ScadaLTS no Docker, mas recentemente não encontrei mais o Datasource AMQP na mesma versão. Posso estar engano, mas acho que desistiram do projeto. Se este for o caso é realmente uma pena, pois o MQTT abre um leque de possibilidades para quem quer usar IOT…

Não é que tiraram, eles fizeram um merge em algum momento e esqueceram de colocar o código do AMQP.

Veja isso: https://github.com/SCADA-LTS/Scada-LTS/pull/968