Datapoint congelado no ultimo valor lido

Pessoal, estou tendo um problema com valores dos meus datapoints. Possuo ligado em meu arduino 2 sensores de temperatura e umidade DHT-11. Estou comunicando o arduino com scadabr via modbus IP e a comunicação está ok mas encontrei um problema que não consigo identificar o motivo. Quando desconecto algum sensor, em vez do valor do datapoint ir pra zero ele fica indicando o ultimo valor lido, como se estivesse congelado. Tentei reiniciar o datapoint mas ele nao vai para zero, ficando com o ultimo valor. Se não tem nada ligado na porta do arduino, a indicação deveria ir para zero. Alguem poderia me ajudar a descobrir esse problema?
Fiz um teste alterando o código no arduino para que atualiza as leituras das entradas analógicas a cada 2 segundos, mas mesmo apos desconectar o sensor, os valores continuam com os últimos valores lidos em vez de zerar. Isso está causando um grande problema pois não saberei quando algum sensor esta com problema, pois não indicam zero se forem desconectados. Nao sei se esse problema seria no sketch ou é algo do Scadabr. Alguém com mais conhecimento no ScadaBR poderia me dar uma luz?

Boa noite Fera.

O problema esta no sensor do arduino. O dht11 é um sensor sem requisição, ele tem somente o TX de uma rede serial e a cada 2 seg aproximadamente ele libera mais um dado. ASSIM oque fica na variável de amostragem não zera com a perda de conexão do sensor. Dependendo de como foi escrito o programa é possível testar se quando vc tenta ler a entrada serial ele fica muito tempo sem receber um dado diferente de 0, podemos deduzir que o sensor esta com problema ou desconectado. mas mesmo assim as variáveis de recepção vão continuar com o valor da ultima leitura.

Olá Gean, postei também esta duvida no site laboratório de garagem e o Sr José me deu uma ajuda.

Consegui fazer o sensor enviar mensagem de falha caso o sensor tenha problema. Segue em anexo ai o link caso alguém também necessite, mas obrigado Gean pelo esclarecimento.