Criação de drivers para SCADABR

Oi Galera
Recentemente adquiri um aparelho GSM GPRS Remote Controller, constituídos de portas de entradas (analógicas e digitais) e portas de saídas (relé) que coletam dados de todas as variáveis registradas por pequenos outros aparelhos conhecidos como sensores. Temos vários tipos de sensores no mercado, destacamos os sensores de voltagem, de corrente, de temperatura, sensor magnético, sensor de presenças e outros. Esse aparelho possui uma interface GPRS, um tipo de conexão de dados oferecida pela operadoras de redes de celulares GSM, que envia todos os dados capturados pelos sensores para diferentes tipos de free WEB-SERVER existentes no mercado, que são servidores supervisórios destinados a receberem os dados do GSM GPRS Remote Controller e  disponibilizar esses dados aos usuários do sistema. Entre eles temos o SCADABR (supervisório do Brasil) SCADA MANGO M2M, OpenScada, Server OPC, Elipse SCADA, entre outros, todos funcionam em plataforma Linux e Windows. O fabricante desse aparelho disse que preciso contratar um profissional para desenvolver os drivers que serão usados nos SERVER, supervisórios de sua preferencia para que o sistema operacional possa enxerga a presença e se comunicar com o hardware que adquiri recentemente. Para complicar, segundo o fabricante, esse aparelho não é compatível com os inúmeros drivers standard existente, como o MODBUS TCP/IP e outros que rodam em diferentes plataformas. Todos os sensores citados funcionam muito bem com o aparelho, cujas variáveis são lidas momentaneamente quando usamos o camando por mensagem SMS, mas na hora de integrar essas variáveis para transmitir ao SERVER por uma conexão de internet GPRS não é possivel porque não existe um protocolo de comunicação ativo que permita a aquisição e o armazenamento desses dados no SERVER.

Especificações do aparelho GSM GPRS Remote Controller

Parameter Item Reference Scope DC Power supply
Standard adapter: DC 12V/1.5A Reference scope 9-24V DC Power consumption
Standby:12V/70mA; Working Max.: 12V/300mA GPRS Module
Siemens MC55i Frequency bands
Quad-band: EGSM 850,EGSM900, GSM 1800, GSM 1900, Compliant to GSM Phase 2/2+ Transmit power
Class 4 (2W) at EGSM 900 and EGSM 850 Class 1 (1W) at GSM 1800 and GSM 1900 GPRS connectivity
GPRS multi-slot class 10 GPRS Data Transmission
GPRS data downlink transfer: max. 85.6 kbps GPRS data uplink transfer: max. 42.8 kbps Coding scheme: CS-1, CS-2, CS-3 and CS-4 TCP/IP stack
TCP,UDP SIM interface
Supporting 3V SIM Card External antenna
Connected via 50 Ohm antenna connector or antenna pad, SMA Antenna interface
A Professional GSM Alarm System designer and manufacturer!
GSM SMS Controller Alarm &GSM House Alarm System&
GSM Telemetry Units & GSM GPRS Telemetry Data Logger
Serial Interfaces
1 RS-232 Port,1 RS485 Port, 1 USB Port; Protocols
SMS, GPRS UDP,TCP, Modbus RTU, and more equipment protocols can be added according to requirements. Digital Inputs
6 OPT Coupler (3-24V) NC/NO/Edge/Level type Active Contact and Passive Contact By Switch Can be used as Pulse Counters; Analog Inputs
10 Analog Inputs. 12 bit resolution, 0-5V or 0-20mA; Thermometer Inputs
2 Ports DS18B20. Measures temperatures from -55°C to +125°C. Fahrenheit equivalent is -67°F to +257°F, ±0.5°C accuracy from -10°C to +85°C, Thermometer resolution is programmable from 9 to 12 bits. Digital Relay Outputs
4, 120VAC/3A, 24VDC 3A, Can be controlled by Event, scheme, Incoming call, SMS Commands, Timer, Interlock, 2 outputs can setup as NC or NO type; Power Source Outputs
3 Ports with 3.3VDC/400mA Power for external device; 1 Port with 12VDC/750mA Power for external device; Memory Capacity
4MB Memory inside, can save the data for 1 month. Internal Backup Battery
7.4V 1200mAH Temperature range
-10-+70 °C Humidity range
Relative humidity 95% (condensation free) Exterior dimension
168mm*113mm*32.3mm Net Weight
1000 g

Assim sendo, gostaria de saber se é possivel desenvolver tal drivers que necessito para resolver meu problema.

Melopb,

fiquei muito curioso com seu problema. Não conhecia este produto no mercado e depois podemos conversar mais sobre ele. A questão é a seguinte: qual o tipo de protocolo vc irá trabalhar. Dependendo do que ele tem dentro dele poderá trabalhar com modbus IP, portanto não é tão complexo.

Por favor, me informe um link do produto que vc tem pois eu achei vários similares. 

Ou mande para meu email farmsid@pop.com.br

Poderemos desenvolver algo juntos.

Minha rede com ScadaBR já usa o MODBUS serial em uma rede RS485. Uma das coisas que achei interessante neste seu equipamento é a possibilidade de ligar direto na rede RS485.

Estou a disposição.