Controle de produção

Boa tarde!
Estou no ultimo semestre do curso de tecnólogo em automação e terei que desenvolver meu tcc,minha ideia é automatizar o controle de produção.
Tenho 8 máquinas que quero comunicar com o supervisório para gerar relatórios de peças produzidas,e tempo de máquina parada,dentro deste item máquina parada tenho mais de 15 motivos de paradas diferentes como manutenção,material,falta de operador,falta de energia…e quero saber diariamente quanto minha máquina parou por cada motivo.Quero saber se é possível executar isso com o ScadaBr,estes dados serão enviados por uma placa com microcontrolador PIC que colocarei em cada máquina,e todas serão interligadas em RS485.

Sim, é perfeitamente possível. Para começar você deve instalar o ScadaBR em um computador que sera o mestre da sua rede 485, imagino que queira comunicar por modbus. Em seguida configurar um datasource que será sua fonte de dados, depois disso configurar os endereços dos registradores de cada escravo da sua rede, que serão as tais placas com PIC. Após a comunicação estar acontecendo, você já consegue dados estatísticos do processo, aí é refinar as informações e preparar os relatórios.
Se precisar de algum auxilio no processo me avise, leandro@droidtech.com.br.

Abraço

Leandro Martini

Olá Amigo

Sem dúvidas que pode ser feito sim com o ScadaBR o detalhe principal que deve ser visto antecipadamente
é o protocolo a ser implementado nesta rede RS485. É necessário verificar se existe driver de comunicação
desenvolvido para o protocolo usado.

Acredito que por usar o PIC vai trabalhar com MODBUS RTU e neste caso fique tranquilo pois poderá usar
o ScadaBR para a aplicação.

At. Cleiton Rocha

Alguém tem um codgo fonte para PIC utilizando ccs,só queiro entender a lógica por exemplo digito um em um telhado e o Scada recebe este valor pode ser em Modbus ou 1-Wire.Achei alguns exemplos em 1-Wire mas não consegui enviar nada.

ola Alexsandro, por acaso voe conseguiu cominicao com o scadabr e pic, pode me ajudar , estou tentando isso tambem  e esta dificil .. 

grato .

Bom,

Já percebeu que é possivel né. Eu tenho uma aplicação muito semelhante com Arduino.

Funciona sem problemas. Já temos o protocolo implementado.

Agora lendo seu post me lembrei de um material sobre manuteção preditiva e outro sobre custos industriais.

Se isso funcionar bem vc terá uma ferramenta de aprimoramento da produção fantástico.

Fica firme e se precisar estamos ai. Vc pode fazer um video sobre o assunto e colocar no youtube. Se não quiser abrir vc pode colocar no googledocs e ai discutimos privativamente.

até

Olá amigo, quero fazer uma aplicação igual a esta.
Você conseguiu fazer?