Boa noite, se alguem tiver alguma experiência com plcs proxs CPws-12 não estou conseguindo comunicação modbus com o software scadabr toda ajuda sera bem vinda, pois já tem um bom tempo que estou tentando e nada de comunicar, já tentei outros softwares de supervisão e consegui, porem scadabr esta dando trabalho.
Caro Enildo, vc vai ter de mapear os registradores de memória do seu controlador, ex: vc deseja enviar um valor para uma variavél
no clp, primeiramente terá de estabelecer os parâmetros do protocolo de comunicação que vc quer, após isso terá de verificar qual o valor correspondente à posição de memória tipo %MW0 que pode ser o valor 1000, isso vc insere no data point no Offset (0-based), sendo que antes vc tem de inserir o Slave id(Endereço do CLP), o Register range(Tipo de função Modbus) e o tipo de dado Modbus, isso é suficiente para conseguir ler ou escrever no controlador, já consegui com todos controladores que testei, porém percebi uma restrição na disponibilidade de função modbus RTU, tentei escrever nos registradores de dado tipo bit pra acionar uma saída digital do controlador, não consegui nem invocando o capeta, só consegui acionar diretamente a saída digital pelo valor correspondente ao enderço de memória da saída, infelizemente tive de parar o grande projeto que tenho iniciado com
o pascal scada que por sinal é 100%, queria migrar para o scadabr devido à praticidade de desenvolvimento, sem falar que pra ter suporte em tempo necessário é difícil, por isso minha alegria foi por pouco tempo, talvez quem sabe futuramente eu venha a fazer uso como desejaria, mas até lá vou dar continuidade no Delphi mesmo. Mas veja que cada caso é diferente um do outro, pois não quero desanimá-lo, até mesmo pq a plataforma é exorbitantemente bem projetada, mas pra mim não servirá devido à essas questões e pra vc poderá servir perfeitamente bem. Parabéns pra equipe do ScadaBR e com certeza um dia criarei belas intefaces de controle e monitoramento. Persista! e o que precisar estarei à disposição!
Muito obrigado pelas sugestões sera de grande importância, pois estou inicando um projeto universitario e no começo tudo é dificil.