Conexão via ETHERNET com GE FANUC VersaMax

Estou precisando me conectar ao PLC GE FANUC da família VersaMax. Instalei o SCACABR no Ubuntu 11.4 ele está funcionando normalmente e configurado, porém necessito saber o IP do PLC para continuar, este é o MAC: 00-09-91-01-BA-C4.
Queria saber se existe uma maneira de descobrir o IP pelo SCACABR?

Até mais

Boa tarde colega,

Deixa eu entender a sua duvida?
Você tem um PLC da linha GE( Versa Max) ok?

Independente do endereço IP que tenha configurado na CPU, você pode entrar com um novo IP temporario, você apenas precisa ter o software de configuração deste PLC, que no caso é cimplicity machine edition a ultima versão é a 7.0, porem versões anteriores também resolvem o problema.

Você tem este software? está com a licença do mesmo?

At.

Olá, até onde eu sei não existe esta maneira pelo ScadaBR, mas não é tão difícil, procure pelo software de programação do CLP, deve ser o CIMPLICITY, eu também uso um CLP da GE, só que é o 9030, pelo software, vc pode fazer um download da programação e configuração do CLP e aí descobre o IP dele. Porém, creio que existam maneiras mais fáceis pelo próprio sistema operacional, deve ser possível consultar o IP dele pelo MAC, não entendo muito bem dessa parte de informática também, mas deve ser possível.

Abraço

Ola amigo como me dizer como conseguiu instalar o scadaBR no ubuntu ? Ja tentei por diversas vezes instalar com o procedimento de instalaçao mas falha a instalaçao devido ao script de instalaçao ter uma falha.Ja conctatei o programador do script e ele me dissse que ia analisar e corrigir mas ate agora nao tou conseguindo. Em contrapartida tou usando o MANGO que é igual ao ScadaBR
Pode me ajudar?

Olha Hugo, para fazer a instalação no UBUNTU, eu segui o manual que se encontra nesta página, http://www.scadabr.org.br/?q=node/64. Eu baixei a ultima versão do SCADABR, mas não a ultima versão do tomcat, pois vi que a 7 anda dando uns problemas, por isso usei a versão 6. Intão minha principal dificuldade foi a instalação e configuração do JAVA JDK, verifique sua ultima versão do java no terminal (java -version). Recomendo também vc fazer a instação e configuração do java todo pelo terminal.
Logo abaixo vai um tutorial que montei e me ajudou:

================Instalando o Java para programadores==================

O JDK é o Kit de Desenvolvimento Java, ele permite que programas em Java sejam compilados para bytecodes, que são executáveis em qualquer computador com JRE instalado.

Para instalar também é bem simples. No Terminal digite:

sudo apt-get install sun-java6-jdk

Após isso, configure o Ubuntu para usá-lo:

sudo update-alternatives --config javac

O sistema irá prover algumas opcões, digite o número correspondente a

/usr/lib/jvm/java-1.6.0-sun/bin/javac 

Pronto, agora você já pode programar em Java com sua IDE ou editor de texto preferido.

============Instalação do Tomcat no Linux===================
Acesse a pasta onde deverá estar o Tomcat a ser instalado:

$ cd /usr/local

Descompacte o arquivo. Pedirá senha do usuário:

$ sudo tar -zxvf apache-tomcat-6.0.35.tar.gz

Com a descompactação ele automaticamente criará o diretório apache-tomcat-6.0.35. Renomeie-o para facilitar as devidas configurações. A partir de agora o diretório terá apenas o nome de tomcat:

$ sudo mv apache-tomcat-6.0.35 tomcat

Torne-se o usuário dono desse diretório onde o Tomcat está instalado. No lugar de usuário coloque o nome do seu usuário normal de acesso ao sistema:

$ sudo chown -R tiago /usr/local

Atribua permissão de execução para os scripts do Tomcat que estáo dentro de seu diretório:

$ sudo chmod +x tomcat/bin/*.sh

Indique ao sistema onde ele poderá encontrar o JAVA_HOME e CATALINA_HOME, respectivamente o Java e o Tomcat:

$ export CATALINA_HOME=/usr/local/tomcat
$ export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.26

Inicie o servidor Tomcat:

$ /usr/local/tomcat/bin/startup.sh

Abra o navegador e teste com o seguinte endereço:

http://localhost:8080

Espero que ti ajude, pois comigo deu certo,
Até mais

Sim Ozeias, meu modelo é o VersaMax e eu tenho o CIMPLICITY instalado numa maquina com XP, a versão é a 5.0.
Eu vi esta parte de colocar um IP temporário, porém quando mando clico no botão Set IP a seguinte janela aparece com a mensagem:
Connect returned error code: 10065
Route to host unreachable at this time
Eu já testei o cabo de rede, ele está perfeito, mas parece que não estou conseguindo me conectar ao PLC.

Colega me manda seu e-mail.

At

Qual seu modelo de versa max?
O IP que está colocando está na mesma faixa do IP da maquina onde está instalado o cimplicity?
O MAC da CPU deve ser informado no momento de colocar o IP temporário.
Outra opção é atraves da serial da CPU caso tenha, vai precisar confeccionar o cabo.
Para se comunicar com a CLP, você está abrindo uma aplicação nova?
O target está apontado para comunicação via ethernet?

At,

Pelo cimplicity eu conseguir conectar via cabo ETHERNET, eu coloquei ip fixo na maquina, 10.0.0.1 e atribui ao PLC 10.0.0.5. Agora preciso fazer a conexão no SCADABR instalado no UBUNTU 11.04 já que eu sei o IP.
Meu e-mail é tiagopaiz@bol.com.br

Até mais,

Oi Tiago,

em primeiro lugar muito obrigado pelo Tutorial, ficou bem legal.

se procurar “how to find linux ip by mac” no google aparece algumas coisas, tem esse comando que dá uma tabela de MAC vs IP
arp -a

no seu caso como vc falou, tem também um jeito de colocar IP fixo (temporario) no seu CLP, provavelmente vc tem apenas que prestar atenção na subrede como já foi dito aqui nas respostas. primeiro descubra o IP da maquina Linux
ifconfig

por exemplo, se ele for 192.168.10.1 use qualquer IP 192.168.10.XXX também no CLP para ficarem na mesma subrede.
o teu ubuntu também está na 10.0.0.XXX para poder usar o 10.0.0.5? isso não conflita com nenhum roteador, nem modem etc. na mesma rede?

acho que escolhendo um IP na mesma subrede do Ubuntu e configurando no Cimplicity deve ficar tudo bem. a propósito se por exemplo o Ubuntu for 192.168.1.XXX, primeiro vc coloca o Windows fixo na 192.168.1.YYY, depois passa o CLP com o cimplicity pra 192.168.1.ZZZ (ou seja, apenas respeitar todo mundo na mesma rede pra não dar o erro de host unreachable)

depois não esqueça de fazer ping no CLP a partir do Linux pra ver se ele está lá mesmo, se tem alguma coisa mal na rede, ou se é problema do ScadaBR.

por último certificar de que o protocolo que vc quer usar está realmente habilitado e se é suportado no ScadaBR (Modbus, OPC, Bacnet, …)

grande abraço
victor