Olha Hugo, para fazer a instalação no UBUNTU, eu segui o manual que se encontra nesta página, http://www.scadabr.org.br/?q=node/64. Eu baixei a ultima versão do SCADABR, mas não a ultima versão do tomcat, pois vi que a 7 anda dando uns problemas, por isso usei a versão 6. Intão minha principal dificuldade foi a instalação e configuração do JAVA JDK, verifique sua ultima versão do java no terminal (java -version). Recomendo também vc fazer a instação e configuração do java todo pelo terminal.
Logo abaixo vai um tutorial que montei e me ajudou:
================Instalando o Java para programadores==================
O JDK é o Kit de Desenvolvimento Java, ele permite que programas em Java sejam compilados para bytecodes, que são executáveis em qualquer computador com JRE instalado.
Para instalar também é bem simples. No Terminal digite:
sudo apt-get install sun-java6-jdk
Após isso, configure o Ubuntu para usá-lo:
sudo update-alternatives --config javac
O sistema irá prover algumas opcões, digite o número correspondente a
/usr/lib/jvm/java-1.6.0-sun/bin/javac
Pronto, agora você já pode programar em Java com sua IDE ou editor de texto preferido.
============Instalação do Tomcat no Linux===================
Acesse a pasta onde deverá estar o Tomcat a ser instalado:
$ cd /usr/local
Descompacte o arquivo. Pedirá senha do usuário:
$ sudo tar -zxvf apache-tomcat-6.0.35.tar.gz
Com a descompactação ele automaticamente criará o diretório apache-tomcat-6.0.35. Renomeie-o para facilitar as devidas configurações. A partir de agora o diretório terá apenas o nome de tomcat:
$ sudo mv apache-tomcat-6.0.35 tomcat
Torne-se o usuário dono desse diretório onde o Tomcat está instalado. No lugar de usuário coloque o nome do seu usuário normal de acesso ao sistema:
$ sudo chown -R tiago /usr/local
Atribua permissão de execução para os scripts do Tomcat que estáo dentro de seu diretório:
$ sudo chmod +x tomcat/bin/*.sh
Indique ao sistema onde ele poderá encontrar o JAVA_HOME e CATALINA_HOME, respectivamente o Java e o Tomcat:
$ export CATALINA_HOME=/usr/local/tomcat
$ export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.26
Inicie o servidor Tomcat:
$ /usr/local/tomcat/bin/startup.sh
Abra o navegador e teste com o seguinte endereço:
http://localhost:8080
Espero que ti ajude, pois comigo deu certo,
Até mais