Conexão modbus

alguem poderia me dizer por que quando tento comunicar com um plc GE via 232 me retorna esse erro.
‘GE’: com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusTransportException: com.serotonin.messaging.TimeoutException: request=com.serotonin.modbus4j.serial.rtu.RtuMessageRequest@c37f31

Significa que o equipamento escravo (PLC) não respondeu à requisição do mestre (SCADA) da rede Modbus dentro do tempo limite.
-Verifique a conexão física da rede até o PC
-Confira o endereço do slave e a configuração da Tag que você está querendo ler.

Boa Noite fmunhoz .
aida não conceguir estabelece a conexão com o Ge Fanuc Versa Max ,quando uso o programa da GE o proficy Machine ta beleza a conexão mas o Scada não le Como faço as configuração de protocolo e testa .
exemplo; se eu quizer acesa uma entrada e uma saida do plc eu faço no programa proficy Machine para ENTRADA %I0001 e Saida %Q0001,e no Scada como Faço.

Olá, eu uso um clp da GE tb, o meu é o series 9030, só que aqui temos um módulo para ModBus TCP/IP ou apenas ModBus IP como o ScadaBR o chama, nessa imagem abaixo dá para ter uma noção de como eu configurei o meu modbus ip, não tentei configurar via 232, então não sei ajudar, porém a questão das entradas e saídas eu sei, é totalmente diferente do que agente usa no cimplicity, é bom vc consultar o mapa modbus que vem no manual pdf da GE.

Tudo fica diferente, por exemplo, para uma saída Q1, em modbus as saídas começam com o número 16641 que é o número de “offset” e mais um número de “bit” (que varia de 1 a 16 - hexa), como o ScadaBR trabalha com base 0, vc diminui em 1 o número, que se torna 16640 e bit 0 para equivaler a saída Q1, mais exemplos:

GE - Modbus/ScadaBR
Q1 - Offset 16640 bit 0
Q2 - Offset 16640 bit 1

Q16 - Offset 16640 bit 15
Q17 - Offset 16641 bit 0

entendeu? é meio complicadinho no começo, as entradas começam com offset 0 mesmo, ou seja, I1 = 0/0 (offset/bit), registradores, M1 = 61824/0, praticamente isso é o mais importante.

Pra facilitar minha vida, eu criei uma planilha que é só entrar com o endereço conhecido tipo M237 que ele já converte pro padrão ModBus, fica bem mais fácil qdo o número fica muito grande, se vc quiser, me mande o seu e-mail que te envio o arquivo, espero ter ajudado um pouco.

ABraço!

https://picasaweb.google.com/lh/photo/sWaO5Qk7kregCp4zSJxBew?feat=directlink

Pó veio Ajudo muito se vc puder manda o material pra min via e-mail eu agradeço.
Cara outra pergunta, o Scada ta funcionando legal mesmo ou fica dando pau.

wellingtondarocha@oi.com.br

Pronto Wellington, tá no seu e-mail o arquivo. Ah o ScadaBR funciona bem, ta rodando ele num desktop véio que tava funcionando como servidor, só tinha 512MB de RAM e tava sofrendo um pokin, mas suportável, aí fiz um upgrade para 1GB de RAM e ficou bem melhor, o TOMCAT JAVA come bastante memória, tem jeito de limitar isso, mas não entendi bem como fazer isso, abraço!

Arrumando o link - o link acima estava privado, agora já está público, fica mais fácil ter uma noção de como configurar um datasource modbus ip.

https://picasaweb.google.com/lh/photo/sWaO5Qk7kregCp4zSJxBew?feat=directlink