Conexão com SQL server 2005

Olá!
Parabéns pelo desenvolvimento.
Tenho usado o ScadaBR para monitorar as cargas das cinco unidades da Usina presidente Médici da Eletrobrás CGTEE. A idéia agora é integrar as informações da geração programada para gerar o indicador programada x realizada. A informação de geração programada está disponibilizada em uma tabela de um servidor SQL server 2005.
Solicito, na medida do possível, informações de como configurar o SQL DataSource para conexão com o SQL Server.

Grato,

José Francisco Franck
Eletrobras CGTEE/DTCME

Olá,

justamente nesta semana vamos ter que configurar um datasource SQL para extrair dados de um MS SQL Server.

A princípio o procedimento é simples, vou descrever aqui sem muitos detalhes.
(caso encontre problemas, poderemos explicar melhor assim que nós configurarmos nosso sistema aqui)

1. Baixar o driver jdbc (.jar) do SQL Server. ( http://msdn.microsoft.com/en-us/sqlserver/aa937724 )

2. Adicionar o .jar no CLASSPATH.

3. Configurar o datasource no ScadaBR.
    nome da classe do driver: com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver
    string de conexao: jdbc:microsoft:sqlserver://localhost:1433;databaseName=seubancodedados

O funcionamento dos datapoints está bem descrito no próprio sistema de ajuda do ScadaBR.

Este site explica mais ou menos o procedimento para o caso de um SQL Server 2000.
http://support.microsoft.com/kb/313100

Qualquer dúvida/problema, só perguntar.

Marlon Giona

Marlon,

Obrigado pela resposta, mas vou te perguntar outra coisa, acho que um tanto básica.

Como adiciono .jar no CLASSPATH?

É nas variáveis de ambiente?

Grato,

José Francisco Franck

Isso.
é uma variável de ambiente semelhante ao PATH. Mas nela você deve ‘colocar’ os arquivos .jar, como:
CLASSPATH=C:\libs\biblioteca1.jar;C:\libs\biblioteca2.jar;

Valeu,
Marlon Giona

Marlon,

Não estou tendo susesso na conexão. Conseguiste fazer a tua aí?

No statement test retorna:

class java.lang.ClassNotFoundException: com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver

Em que posso estar errando?

Grato

José Francisco Franck

Ola,
ainda não fizemos o teste.

Mas esse problema é com o arquivo .JAR. Ele não está encontrando a classe necessária, problemas com o CLASSPATH.

Tente configurar o CLASSPATH novamente ou verificar se o .JAR que você baixou não é de outra versão ou coisa do gênero.

Esta semana sem falta (eu prometo, hehe) nós vamos fazer essa configuração e eu te dou mais dicas aqui.

Valeu,
Marlon Giona

1 curtida

Olá,

fiz um teste rápido aqui, em vez de colocar o .JAR do seu driver no CLASSPATH, coloque-o na seguinte pasta:

{jdk-home}\jre\lib\ext\

Deve funcionar.

• {jdk-home} é a pasta em que sua JDK está instalada. Provavelmente algo como C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_x\

Tem um grande problema também: a classe é com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver

(no meu primeiro post está errado, peço desculpas)

Valeu,
Marlon Giona

Marlon,

Quero te agradecer a ajuda e dizer que talvez te incomode mais um pouco. Estava de férias e não pude terminar a conexão. Vou retomar as tentativas agora.

Um abraço,

Jfranck

oi José Franck,

conseguiu conectar via SQL?

abraço!

Eu consigo conectar com o Firebird tambem?
Repeti os procedimentos acima, utilizando o jaybirdfull 2.1.6 para conectar com o firebird porém não obtive sucesso.

Pessoal Boa tarde.
Estou utilizando o sql Server 2005, scadabr no Windows 7.
Fiz tudo conforme vcs indicaram nas mensagens acima. Porém no scadabr o mesmo só fica com status de executando quando vou testar declaração. Alguém poderia me ajudar?

1 curtida