Conexão com CLP Moeller PS4

Estou iniciando algumas aplicações com o ScadaBR, e tenho a seguinte dúvida: Qual datasource utilizo para comunicar com o CLP Moeller PS4? Como saber o status?

Qual destes CLP's é o seu? 

http://www.applied-automation.com/products/moeller/ps4.shtml

PS4-101-DD1Controller 8DI, 6DO, 1HSC, 24Vdc

AvailableService exchange availableClick to open data sheet

PS4-111-DR1Controller 8DI, 6DO, 1HSC, mains

AvailableService exchange availableClick to open data sheet

PS4-141-MM1Controller 16DI, 14DO, 2AI, 1AO, 24Vdc

AvailableService exchange availableClick to open data sheet

PS4-151-MM1Controller 16DI, 8 relays, 2AI, 1AO, mains

AvailableService exchange availableClick to open data sheet

PS4-201-MM1Controller 8DI, 6DO, 2AI, 1AO, 24Vdc, local expansion

AvailableService exchange availableClick to open data sheet

PS4-271-MM1Controller 12DI, 12 relays, 4AI, 2AO, mains, local expansion

AvailableService exchange availableClick to open data sheet

PS4-341-MM1Controller 16DI, 14DO, 2AI, 1AO, 24Vdc, local expansion

AvailableService exchange availableClick to open data sheet

PS4-401-MM1Controller fuzzy logic 4DI, 3DO, 6AI, 3AO, 24Vdc

AvailableClick to open data sheet

Dê uma olhada no manual dele e veja o protocolo de comunicação (driver), geralmente o comum é o Modbus RTU ou Modbus TCP, mas me parece que o seu CLP usa ou é compatível com um módulo de expansão para comunicar em Profibus, aí são outros quinhentos, precisa ver exatamente o modelo antes.

Att

Engº Fabio Durão

Boa tarde Fabio, obrigado pela rapidez do atendimento.

O modelo que tenho é o PS4-201-MM1. Uso um cabo de conexão padrão serial RS-232-C. Já fiz os testes de conexao do CLP com o software Sucosoft, e esta parte está ok. Não sei qual datasourse usar, fiz teste com todos, porem não consegui exito.

 

Att!

 

Marcos

 

Marcos, as coisas não estão tão boas pro seu lado, quando compramos um CLP, uma das primeiras coisas que precisamos olhar, é se ele trabalha com protocolos de comunicação conhecidos (isso não é importante quando a automação fica isolada, ou seja, não iremos monitorá-la/supervisioná-la), ainda existem empresas que inventam seus próprios protocolos ou drivers, e vira uma bagunça, esse é o exemplo do seu equipamento. Ele utiliza um protocolo chamado "suconet-k", nunca tinha ouvido falar dele

http://www.klocknermoeller.com/automation/ps4-201-mm1.htm

http://www.klocknermoeller.com/automation/pdf/h1364g.pdf

Aqui tem um material que fala um pouco sobre o protocolo http://www.hartronic.com.br/src/moeller/PS416.html mas quase nada, porque não é conhecido, já vou adiantando, o ScadaBR não tem este protocolo nativo nele, mas ainda existem esperanças, fui pesquisar e existem "tradutores" OPC, porém, os mais conhecidos que são o Matrikon e Kepware não suportam o seu protocolo, olhei o preço do seu CLP e por análise rápida, eu concluí que não vale a pena o trabalho que vai ter, as opções que ainda existem são: ligar no fabricante e ver se existe alguma placa ou módulo para ter a saída da comunicação em outro protocolo, de preferência o Modbus TCP (essa deve ser a melhor opção inicialmente); também é possível procurar por tradutores de protocolos físicos, chamados de gateways, mas são caros, cerca de 3mil, preço parecido com o de um OPC server; última possibilidade é migrar para o concorrente Elipse, que este eu vi que suporta seu protocolo, porém, como a conversa está em torno de custo, vc pagará algo em torno de 3,5 mil também por um licensa que suporta no máximo 50 pontos de leitura/escrita).

Se a primeira opção não for viável, meu conselho é, venda este CLP, que no mercado livre está valendo em torno de R$2250 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553517785-clp-klockner-moeller-ps4-201-mm1-_JM e compre outro CLP do mesmo porte, com cerca de 3 a 4 mil é possível comprar um CLP melhor do que o usa, que suporta uma rede mais conhecida e adotada internacionalmente.

PS. Parece que existe um módulo de Profibus para o seu CLP, mas ainda não resolve pois este protocolo aidna não é suportado pelo ScadaBR.

Obrigado pelo retorno. Imaginei que fosse o protocolo de comunicação, pois havia testado todos e não consegui nada.

Marcos

Estamos aqui... depois relata aqui qual foi a decisão e solução encontrada.

Abraço

Engº Fabio Durão

Eu adorei ler este post.

Ele mostra um pouco do que devemos fazer na fase de planejamento não é?

Estou acompanhando com cuidado pois aprendo muito com essas discussões.

Não consigo conectar meu clp PS4-141-MM1 no pc... já fiz circuitos e tudos e ainda nada.. alguem pode me ajudar?

Você ainda tem problemas com CLP PS$-141-mm1?
Eu tenho um que acidentalmente meu amigo apagou o cartão e desde então não consegui mais gravar nada nele. Podemos tocar algumas ideias sobre ele?