Comunicar com PLC

Boa tarde,

Estou tentando desenvolver uma comunicação com um PLC da OMRON, para ser mais preciso, um Omron CS1G.

Utilizei um OPC server "Software Toolbox", a comunicação funciona, com tudo este software é pago e tinha em vista algo muito mais económico, tentei ainda usar o lightopc, mas sinto-me perdido ao tentar faze-lo funcionar. É possivel comunicar directamente com o PLC através do scadabr?

Podiam dar-me umas luzes?

Obrigado.

 

Olá Hugo,

Dá uma olhada nessa página, possui mais informações que você está procurando sobre Servidores OPC Free

http://www.opcconnect.com/freesrv.php

Abs

Obrigado por responder...

Já tinha visto esse site, tem soluções bastante interessantes mas são para simulação ou tempo-limitadas (testei quase todos). Eu pretendia um OPC_server sem limitações de tempo ou restriçoes, porque seria para funcionar na empresa ligado ao PLC mencionado acima.

Mais uma vez obrigado pela atenção.


 

Bom dia,

Estou constantemente a receber um erro do OPC client: 11:24:35: 'OPCl': OPCl: [OPC] READ OPC ITEMS MAP Failed!

Consigo comunicar com um OPC server e receber dados, de 6 em 6 minutos ele apresenta o alerta em cima mencionado e depois passa ao estado normal.

Estou a actualizar os dados em intervalos de 1 segundo, a ligação ao OPC server é feita através de Ethernet sem passar pelo proxy. O OPC server liga diretamente com o PLC por RS232.

  • Sistema: Windows XP /
  • ScadaBR: 1.0CE /
  • OPC Server: "Software Toolbox" /
  • Obrigado,

cumps

Olá Hugo, você conseguiu resolver seu problema?

Também estou na mesma situação.

No aguardo...

 

 

não sei se isso pode ajudar

http://www.codeproject.com/Articles/189159/Omron-PLC-Serial-Interface

Todos os servidores que se ecnontram disponíveis na internet possuem custo de licença. Nenhum é barato. A saída para a comunicação de PLC com um supervisório livre seria o protocolo Modbus. Verifique se o seu PLC suporta Modbus RTU ou Modbus TCP. Caso contrário, o jeito é escrever um driver para o protocolo proprietário do seu PLC fazendo engenharia reversa, ou torcer que alguém já tenha feito.