Comunicação ScadaBR e CLP Siemens STEP7 300 CPU 314 1AE04 – 0AB0

Primeiramente parabéns pela iniciativa da ferramenta.
Sou novo no mundo da automação, e tenho muito interesse nessa área.

Eu preciso buscar dados de um CLP da Siemens STEP7, pois pretendo criar uma aplicação em
java que leia esses dados e armazene em um banco de dados relacional para consultas e relatórios.

Me parece que o ScadaBR já faz isso, só que eu queria um norte para poder fazer testes em uma máquina windows ou linux.

Não sei direito por onde começar, e ajudaria muito se eu conseguisse montar um ambiente similar ao real usando simuladores como o WinSPS para tentar conectar o ScadaBR ao PLC que foi emulado.

Alguém poderia me ajudar, a montar um ambiente de desenvolvimento destes ou pelo menos citar alguns emuladores/simuladores do clp da siemens que sejam gratuitos.

Desde Já Agradeço

Ola brunopit,

Aqui na MCA Sistemas, ja fizemos a integração de um CLP Siemens S7-200 com o ScadaBR usando a biblioteca libnodave (http://libnodave.sourceforge.net/). É uma implementação em C do protocolo ‘dave’ da siemens. Baixando o pacote vc pode encontrar varios exemplos de codigo, makefiles e a própria biblioteca. A gente se baseou nos exemplos e construiu um aplicativo em C que lia as variáveis de interesse e jogava as leituras em um arquivo de texto. No ScadaBR, o protocolo ASCII File Reader lia esse arquivo e, através de regex, filtrava as informações para os datapoints.

Se vc tiver a biblioteca modbus para programar o CLP em questão, é só usar o próprio protocolo Modbus no ScadaBR.

Sobre simuladores, nao conheço…

Espero ter ajudado.

Eduardo Leal
MCA Sistemas

1 curtida