Comunicação Scada e micrologix 1000

Bom dia a todos os colegas do forum,

Tenho lido aos poucos os tutoriais e percebi que grande parte das duvidas podem ser retiradas por lá, porém uma duvida eu ainda não encontrei:

Estou tentando comunicar um clp micrologix1000 (AB-Rockwell) com o scadabr, minha idéia (me corrijam caso não seja a forma mais fácil) é utilizar o RSlinx(uso a versão gateway que possui OPC DA) como servidor OPC e comunicá-lo com o CLP através de driver (esse clp não possui OPC) e por OPC comunicar o RSlinx com o ScadaBR, isso é possível? pois não estou conseguindo configurar o scadabr, quando crio uma OPC DA, não aparece o servidor, nem os data points, nem nada… como faço pra configurar? tenho que modificar o Export ID?

Detalhes: O RSlinx tem suporte ao opc DA. Utilizei um programinha de OPC test client e consegui comunicar com o linx.
Já configurei o windows com aquela configuração da OPC ( conf. da DCOM).

Bom quem puder me ajudar, pois estou bastante travado nesta parte de comunicação!

Obrigado!

Ninguém pra dar uma ajuda?

Então tarlazao, assim como outros, eu tb já tinha lido seu post, sou apenas usuário, mas não respondi porque não sei bem como ajudar, andei dando uma lida no manual http://samplecode.rockwellautomation.com/idc/groups/literature/documents/br/1761-br006_-pt-p.pdf e parece que vc comprou o único CLP da linha que não tem suporte a ModBus, é as vezes o barato sai caro, é claro que existe a opção do OPC, mas eu nunca usei, ou melhor, nunca consegui usar, algumas pessoas aqui já tiveram sucesso, mas parece meio complicado, e outra, não achei ainda um servidor OPC que tivesse suporte em Linux, como a idéia de usar software open source não é apenas pela gratuidade, a plataforma que faz mais sentido para a maioria da comunidade é o Linux, então esse protocolo ficou um pouco de lado por enquanto, mesmo sabendo que ele provavelmente é o futuro dos protocolos, pelo menos no meu ponto de visto, mais o OPC UA do que o DA, mas ainda existe um grande caminho a percorrer pra isso.

As dicas aqui são sempre procurar ver se não tem como comunicar em modbus, depois partir pros outros métodos, o único alento que posso te dar é que já foi lido, mas ajuda mesmo, quase nada, não existe a possibilidade de trocar o Micrologic 1000 pelo 1100? A diferença ficaria muito grande, pelo menos vc poderia usar modbus direto, sem precisar de um conversor que é o que o opc server faz, e ainda poderia usar o ScadaBR no Linux se for a intenção um dia.

Abraço!

Bom dia Fabiodurao e colegas do fórum,

Inicialmente, muito obrigado pela resposta. O que acontece é o seguinte, eu trabalho com automação porém só utilizo softwares pagos, como tenho lido bastante sobre o ScadaBR, resolvi testá-lo para tirar minhas conclusões. Quanto a questão do ML1000, existe sim a possibilidade de eu utilizar o 1100, porém eu estava querendo testar com o 1000 inicialmente. Como consegui comunicar o CLP com um software que simula um opc client, achei que não haveria problemas com o scadaBR.
Quanto ao linux, eu acredito que seja o meu próximo passo, mas antes quero conseguir utilizando windows.

Vou aos pouco continuar tentando aqui… qualquer informação já é muito preciosa para mim!

Muito obrigado,

Boa semana a todos!