Comunicação OPC

Amigos, não sei se estou recorrendo a este fórum de forma conveniente, mas estou precisando de ajuda, e conto com a compreensão.

Preciso fazer uma comunicação OPC.

Acontece, que tenho 2 servidores WinCC redundantes, e preciso comunicar com algum banco de dados, que preferencialmente pode ser o SQL Server, para que eu possa trocar dados com um sistema agrícola.

Alguém poderia ajudar-me?

Sei que o meu WinCC Server, será o próprio OPC Server, mas não tenho a mínima idéia de qual OPC Client usar, e como configurá-lo para fazer esta troca de dados (TAGS).

Se alguém puder me dar uma luz, agradeço muito!

Saudações!

prezado Monteiro,

7 meses é um bom tempo e o teu post chama atenção aqui, mas espero passar ainda alguma informação util.
infelizmente algumas passam despercebidas ou ninguém pôde responder.

vamos cuidar para dar uma boa revisada nas perguntas que estão paradas…

1. o ScadaBR pode ser o cliente OPC. é um sistema supervisorio que utliza como base-padrão o Derby (incluido), mas pode ser configurado (manualmente) para usar MySQL ou MS-SQL Server.

2. os dados depois poderão ser utilizados direto acessando o banco de dados do próprio ScadaBR, ou enviados para um SQL externo a definir (Datasource SQL)

3. puxar dados de um banco externo para o ScadaBR tambem é possivel usando o mesmo protocolo (Datasource SQL). assim é possível usar um banco de dados para mandar “comandos” para o equipamento, através de um “point link” do ponto SQL(origem) com o ponto OPC(destino).

Caso não necessite um supervisório completo é possível desenvolver ferramentas específicas para isso usando as mesmas bibliotecas em Java.

um abraço