Comunicação Modbus serial utilizando Interface tcp-ip serial Novacomm

Olá a todos,

Estou com uma dificuldade com relação a comunicação serial Modbus, utilizo um modulo modelo E-5 da Novacomm, para fazer a interface entre o mestre ScadaBR e o escravo SSW07 da WEG com comunicação serial, No mestre utilizo o softer HW para criar a porta Serial Virtual, utilizo a velocidade 19200, 8, 2 s/ paridade. Comunico perfeitamente utilizando as ferramentas de teste, Pesquisas de Nós, Pesquisa de Dados Modbus e Teste de Localizador de Ponto, mas quando Habilito o Data Source, o ScadaBR me retorna o seguinte erro:  com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusTransportException: com.serotonin.messaging.TimeoutException: request=com.serotonin.modbus4j.serial.rtu.RtuMessageRequest@d5d2dd. Na tela de mionitoramento do HW aparece Connection was lost 192.168.0.22:4002 (endereço este da porta Com4). Só acontece esse erro quando habilito o data source. Se alguem já passou por problema semelhante?

Agradeço dede já por alguma resposta.

Aproveitando, Parabens a equipe de desenvolvimento do ScadaBR, sistema 100%!!!!

Consegui acesso com o HW para uma porta COM, estou acessando alguns Data Points e outros não, Acesso todos com Registrador Holding com offset 5001 do bit 0 ao 14 (leitura), mas quando habilito os datapoints com offset 5003 bit 0 ao 4 (escrita) o ScadaBR alerta Ilegal data address, com tudo desabilitado consigo acessar normalmente esse offset. Parece que acontece uma interferencia nesses offsets

Oi Ebluhm,

Já tentou aumentar o timeout do data source?

Se não der certo, posta o erro gerado no log do ScadaBR. 

Abraços

Olá Diego,

Sim, aumentei o Timeout, mas o resultado foi o ,mesmo, fiz a troca do softer de virtualização da porca COM, de multiportas para uma e funcionou, o problema aparente éra isso, agora adiquiri  um convensor de TCP/IP Modbus para RS 485, utilizei o Datasouce, Modbus TCp e  funcionou 100%.

Meu projeto de controle e monitoramento de Bombas Flutuantes esta quase concluido, assim que tiver tdo ok, posto aqui o video para um Case...

abração e obrigado