Comunicação com CLP Siemens

Caro colegão quanto a comunicação com Siemens não ha segredo pra min.

 

Mas no caso eu utilizo a comunicação via Profinet diretamente da RJ45 do meu CLP e isto que quero que comunique com SCADABR utilizando a porta RJ45 via IP do CLP. Não gostaria de acresentar nehum hardware a mais no CLP somente a propria comunicação via IP já nativa da CPU. Isso que e minha duvida .

 

 

 

 

Eu também tenho essa dúvida. Gostaria de comunicar com o S7-1200 por profinet já que este PLC já vem com uma entrada de rede.

Infelizmente pelo Profinet não é possível.

Mesmo que implementássemos na versão OpenSource o Profinet, teríamos que pagar (muito $$$) para a Siemens sobre as licenças de patentes que estão em vigência no protocolo.

Existe a possibilidade de incluir um driver Profinet no ScadaBR. Mas atualmente, este tipo de implementação teria que ser patrocinada e seria licensiada com os detentetores da patente.

Essa é a explicação curta. Estamos na esperança da patente vencer este final de ano, e quem sabe teremos acesso a ela na versão OpenSource. Futuro, esperança...

Mas obrigado por levantar essa bola, este tópico fica de referência para quem procura um Supervisório OpenSource com suporte a Profinet. Resposta curta: Não existe =/

Att.

Bom o custo Profinet no caso de CLP Siemens como o S7-1200, seria se for utilizar um servidor OPC, como o Simatic NET certo?  Ai faria a comunicação via OPC pelo ScadaBR. Ja utilizei um driver chamado MProt no Elipse E3 para o mesmo, funcionou de boa, não sei como seria no caso do ScadaBR. Se quiser fazer a comunicação via OPC Simatic NET é muito simples não tem mistério, o problema é o custo da licença.

Verdade Victor,

Por enquanto é o caminho mais viável, mesmo que você tenha que pagar uma licença de um servidor OPC comercial. O ScadaBR possui um OPC DA funcional que opera bem com a maioria dos servidores OPC.

De qualquer forma, a gente sempre cai no quesito - pagar licença =/

Boa tarde aproveitando a pergunta na opnião de vcs que conhcem o ScadaBr melhor do que eu, qual plc tem maior compatibilidade com o ScadaBr?.

Abraços.

desculpa o erro CLP e não PLC kkkk

Independente do CLP, o importante é o meio de comunicação que o mesmo te disponibiliza, o ScadaBR funciona muito bem através do OPC e Modbus, pelo menos são os que mais uso, CLP´s siemens, Allen Bradley e arduino. Verifique qual o protoloco de comunicação existente no CLP que você possui.

Estou tentando configurar o modbus tcp cliente para o S7 1200 através do TIA Portal, sendo o servidor o sacadabr  consigo estabelecer essa comunicação?

Aguém já fez esse tipo de configuração poderia me auxiliar com os parametros.

 

 

Prezados,

preciso ter um software para acompanhar o consumo/vazão de 4 pontos de água.

Penso em instalar um hidrômetro, tipo o da marca itron com um módulo gerador de pulso.

qual seria o restante da solução para nossa demanda?

 

seria somente um PLC e  software ou também precisaríamos de outros equipamentos para fazer este monitoramento?

voces conhecem alguma empresa / profissional em Belo Horizonte /MG com conhecimento para este tipo de sistema?

desde já, agradeço a ajuda.

att W-Mack

w-mack@bol.com.br

Boa tarde. Estou tentando fazer a mesma coisa. Você conseguiu?

Boa tarde consegui sim manda um email para joaocoutojc@gmail.com

Enviado! Aguardo retorno. Muito obrigada.

Pessoal, já faz algum tempo esse assunto e gostaria de saber se há alguma novidade. Ou seja, é possível comunicar o SCADABR com um CLP da Siemens através de profinet? Estou usando uma ET200S.
Na verdade o protocolo não é muito importante, desde que se consiga ler/escrever as tags. Mas o limitador é que tem que ser via cabo RJ-45 direto, não há modulo de interface e nem $$ para isso.
Obrigado, por alguma ajuda.

Olá amigo,

Profinet não é suportado pelo ScadaBR, você pode fazer pelo ModBusTCP ou via http receive do ScadaBR, preciso ver se essa versão do PLC Siemens suporta dá suporte a função GET do protocolo HTTP. Mas Modbus TCP é certeza que funciona.

Boa sorte

1 curtida

Bom dia à todos,

Estou com dúvida em um aplicação parecida com a discutida aqui.
Estou usando um controlador que não é exatamente um CLP mas funciona como tal. Ele é um controlador de pesagem programável que permite a inserção de cartões como um CLP. No caso estou usando um cartão Ethernet TCP/IP e desejo ler através do ScadaBR informações sobre as balanças conectadas à esse controlador.

Qual seria o Data Source para integrar o ScadaBR com uma rede Ethernet TCP/IP?

Obrigado!

buenos dias, estoy tratando de comunicarme con un S1200 podrias compartir la informacion para esta comunicacion al correo camilolopezv@gmail.com
gracias

Boa noite. Estou tentando fazer a mesma aplicação, você consegue me ajudar também, por favor? Obrigado.

Ola amigo,
Como es tua aplicação? Qual protocolo esta utilizando?

O que vc precisa é ter uma cpu lendo cada hidrometro 24h por dia e essa cpu pode enviar a contagem atual para o scadabr via modbus ou http get.

Penso na ideia de usar um esp32 ligado a cada hidrometro usando rede wifi ou mesh.

Na rede mesh só um esp32 eh o root e ele ganha o ip da rede wifi. Os outros devices falam com o root pelo id das placas q eh o macaddress.

É uma sugestão q me vem a mente