Caro colegão quanto a comunicação com Siemens não ha segredo pra min.
Mas no caso eu utilizo a comunicação via Profinet diretamente da RJ45 do meu CLP e isto que quero que comunique com SCADABR utilizando a porta RJ45 via IP do CLP. Não gostaria de acresentar nehum hardware a mais no CLP somente a propria comunicação via IP já nativa da CPU. Isso que e minha duvida .
Mesmo que implementássemos na versão OpenSource o Profinet, teríamos que pagar (muito $$$) para a Siemens sobre as licenças de patentes que estão em vigência no protocolo.
Existe a possibilidade de incluir um driver Profinet no ScadaBR. Mas atualmente, este tipo de implementação teria que ser patrocinada e seria licensiada com os detentetores da patente.
Essa é a explicação curta. Estamos na esperança da patente vencer este final de ano, e quem sabe teremos acesso a ela na versão OpenSource. Futuro, esperança...
Mas obrigado por levantar essa bola, este tópico fica de referência para quem procura um Supervisório OpenSource com suporte a Profinet. Resposta curta: Não existe =/
Bom o custo Profinet no caso de CLP Siemens como o S7-1200, seria se for utilizar um servidor OPC, como o Simatic NET certo? Ai faria a comunicação via OPC pelo ScadaBR. Ja utilizei um driver chamado MProt no Elipse E3 para o mesmo, funcionou de boa, não sei como seria no caso do ScadaBR. Se quiser fazer a comunicação via OPC Simatic NET é muito simples não tem mistério, o problema é o custo da licença.
Por enquanto é o caminho mais viável, mesmo que você tenha que pagar uma licença de um servidor OPC comercial. O ScadaBR possui um OPC DA funcional que opera bem com a maioria dos servidores OPC.
De qualquer forma, a gente sempre cai no quesito - pagar licença =/
Independente do CLP, o importante é o meio de comunicação que o mesmo te disponibiliza, o ScadaBR funciona muito bem através do OPC e Modbus, pelo menos são os que mais uso, CLP´s siemens, Allen Bradley e arduino. Verifique qual o protoloco de comunicação existente no CLP que você possui.
Pessoal, já faz algum tempo esse assunto e gostaria de saber se há alguma novidade. Ou seja, é possível comunicar o SCADABR com um CLP da Siemens através de profinet? Estou usando uma ET200S.
Na verdade o protocolo não é muito importante, desde que se consiga ler/escrever as tags. Mas o limitador é que tem que ser via cabo RJ-45 direto, não há modulo de interface e nem $$ para isso.
Obrigado, por alguma ajuda.
Profinet não é suportado pelo ScadaBR, você pode fazer pelo ModBusTCP ou via http receive do ScadaBR, preciso ver se essa versão do PLC Siemens suporta dá suporte a função GET do protocolo HTTP. Mas Modbus TCP é certeza que funciona.
Estou com dúvida em um aplicação parecida com a discutida aqui.
Estou usando um controlador que não é exatamente um CLP mas funciona como tal. Ele é um controlador de pesagem programável que permite a inserção de cartões como um CLP. No caso estou usando um cartão Ethernet TCP/IP e desejo ler através do ScadaBR informações sobre as balanças conectadas à esse controlador.
Qual seria o Data Source para integrar o ScadaBR com uma rede Ethernet TCP/IP?
buenos dias, estoy tratando de comunicarme con un S1200 podrias compartir la informacion para esta comunicacion al correo camilolopezv@gmail.com
gracias