Comunicação com CLP Siemens


#1

Bom Dia.

 

Tenho uma duvida, e possivel comunicar este supervisorio com CLP da Siemens S7-1200 e S7-300 via IP para construir uma tela de controle de Estação de Tratamento, no caso irei ter telas para indicação de valores tipo vazão,pressão e temperatura e também graficos online da situação e um historio de valores que deve ser armazenados pelo supervisrio e apos abertos via excel.

 

E possível com a SCADBR isso.

 

 

Valeiu galeira


#2

Oi Martins,

Sim, é possível conectar ambos através dos módulos de comunicação Modbus RTU. Segue um artigo da Siemens com informações de como integrar estes sistemas.

https://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll/47756141?func=ll&objId=47756141&objAction=csView&nodeid0=41886038&lang=en&siteid=cseus&aktprim=0&extranet=standard&viewreg=WW&load=treecontent&prodLstObjId=34143512

O ScadaBR pode exportar dados em formato csv através dos relatórios ou/e ser integrado com excell via API para gerar tabelas conforme sua necessidade.

Claro, isso exige um pouco de conhecimento (API, integração de módulos de comunicação do S7 e programação do CLP) mas é possível,

 

Att.


#3

Quanto a comunicação com entre os CLPs beleza minha duvida e como fazer o SCADABR ler os tags do CLP.

Por exemplo tenho uma leitura de vazão do tipo float que fica num DB exemplo

DB1.DBD0 = 11,47 que seria um endereço do CLP com um valore referente a uma vazão de 11,47m³/h.

O CLP uso  a comunicação ethernet com IP fixo por exemplo 192.168.0.1

 

Ai vem como colocar este valor na tela do supervisório.

 

 

Valeu

 


#4

Oi Martins,

O fluxo de trabalho é mais ou menos esse:

  1. Configurar Data Source (Protocolo, interface e comunicação com equipamento) - Confira o manual de comunicação de seu CLP para isso. Requer um pouco de conhecimento de interfaces e protocolos;
  2. Configurar Data Points - Confira sua programação do CLP/Controlador e adicione os endereços conforme seu protocolo;
  3. Ativar Data Source e Data Points;
  4. Watch lists - adicione os pontos configurados a watch list atual;
  5. Visualização - Criar nova, e adicionar componente conforme tipo de dado. Salvar;

Pronto Martins, qualquer dúvida, o Manual do ScadaBR segue o mesmo fluxo, assim você pode ter algumas referências gráficas.

Abraços


#5

Caro colega  munha comunicação com o CLP e via IP192.168.0.1 mascara 255.255.255.0  li o manual e tentei mondar os data source mas nada de dar certo tentei de varia formas mas sempre apresenta um erro.

 

Sabe outra forma de configurar esta comunicação


#6

Oi Martins,

Você não explicita o protocolo de comunicação em seus questionamentos. Você está mesmo utilizando protocolo Modbus TCP ou estas configurações que sugere são vindas do STEP 7?

A linha S7 utiliza por padrão comunicação via PROFIBUS - Protocolo proprietário e patenteado da Siemens e com custo de licença (por isso ainda não implementado no ScadaBR) utilizado junto a aplicação WinCC, STEP 7  e outros utilitários da Siemens para comunicação, programação e supervisão; Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Profibus e sua história de patentes e licenças, este link de um projeto OpenSource possui maiores informações - http://www.pbmaster.org/en/index.pl?action=patents

O S7-1200 possui um módulo de comunicação serial (CM 1241 rs485 ou rs232) que possibilita a comunicação Modbus RTU, seja como Master ou Slave. Utilizar estes módulos de comunicação é essencial para integrar os equipamentos da linha S7 com o ScadaBR em seu estado atual de desenvolvimento.

O artigo apresenta como configurar via STEP 7 os blocos Modbus Slave e Master para comunicação. Com o ScadaBR você deve configurar um Modbus Slave através do STEP 7 em seu S7-1200. Aqui no fórum existem diversas discussões sobre Modbus.

Depois, basta tratar no ScadaBR os pontos configurados e a interface como um Modbus Slave normal.

Acho que você ainda vai ter bastante dúvidas, mas vamos conversando. O caminho existe, mas não é trivial.

Abraços,

 


#7

Caro colegão quanto a comunicação com Siemens não ha segredo pra min.

 

Mas no caso eu utilizo a comunicação via Profinet diretamente da RJ45 do meu CLP e isto que quero que comunique com SCADABR utilizando a porta RJ45 via IP do CLP. Não gostaria de acresentar nehum hardware a mais no CLP somente a propria comunicação via IP já nativa da CPU. Isso que e minha duvida .

 

 

 

 


#8

Eu também tenho essa dúvida. Gostaria de comunicar com o S7-1200 por profinet já que este PLC já vem com uma entrada de rede.


#9

Infelizmente pelo Profinet não é possível.

Mesmo que implementássemos na versão OpenSource o Profinet, teríamos que pagar (muito $$$) para a Siemens sobre as licenças de patentes que estão em vigência no protocolo.

Existe a possibilidade de incluir um driver Profinet no ScadaBR. Mas atualmente, este tipo de implementação teria que ser patrocinada e seria licensiada com os detentetores da patente.

Essa é a explicação curta. Estamos na esperança da patente vencer este final de ano, e quem sabe teremos acesso a ela na versão OpenSource. Futuro, esperança...

Mas obrigado por levantar essa bola, este tópico fica de referência para quem procura um Supervisório OpenSource com suporte a Profinet. Resposta curta: Não existe =/

Att.


#10

Bom o custo Profinet no caso de CLP Siemens como o S7-1200, seria se for utilizar um servidor OPC, como o Simatic NET certo?  Ai faria a comunicação via OPC pelo ScadaBR. Ja utilizei um driver chamado MProt no Elipse E3 para o mesmo, funcionou de boa, não sei como seria no caso do ScadaBR. Se quiser fazer a comunicação via OPC Simatic NET é muito simples não tem mistério, o problema é o custo da licença.


#11

Verdade Victor,

Por enquanto é o caminho mais viável, mesmo que você tenha que pagar uma licença de um servidor OPC comercial. O ScadaBR possui um OPC DA funcional que opera bem com a maioria dos servidores OPC.

De qualquer forma, a gente sempre cai no quesito - pagar licença =/


#12

Boa tarde aproveitando a pergunta na opnião de vcs que conhcem o ScadaBr melhor do que eu, qual plc tem maior compatibilidade com o ScadaBr?.

Abraços.


#13

desculpa o erro CLP e não PLC kkkk


#14

Independente do CLP, o importante é o meio de comunicação que o mesmo te disponibiliza, o ScadaBR funciona muito bem através do OPC e Modbus, pelo menos são os que mais uso, CLP´s siemens, Allen Bradley e arduino. Verifique qual o protoloco de comunicação existente no CLP que você possui.


#15

Estou tentando configurar o modbus tcp cliente para o S7 1200 através do TIA Portal, sendo o servidor o sacadabr  consigo estabelecer essa comunicação?

Aguém já fez esse tipo de configuração poderia me auxiliar com os parametros.

 

 


#16

Prezados,

preciso ter um software para acompanhar o consumo/vazão de 4 pontos de água.

Penso em instalar um hidrômetro, tipo o da marca itron com um módulo gerador de pulso.

qual seria o restante da solução para nossa demanda?

 

seria somente um PLC e  software ou também precisaríamos de outros equipamentos para fazer este monitoramento?

voces conhecem alguma empresa / profissional em Belo Horizonte /MG com conhecimento para este tipo de sistema?

desde já, agradeço a ajuda.

att W-Mack

w-mack@bol.com.br


#18

Boa tarde. Estou tentando fazer a mesma coisa. Você conseguiu?


#19

Boa tarde consegui sim manda um email para joaocoutojc@gmail.com


#20

Enviado! Aguardo retorno. Muito obrigada.


#21

Pessoal, já faz algum tempo esse assunto e gostaria de saber se há alguma novidade. Ou seja, é possível comunicar o SCADABR com um CLP da Siemens através de profinet? Estou usando uma ET200S.
Na verdade o protocolo não é muito importante, desde que se consiga ler/escrever as tags. Mas o limitador é que tem que ser via cabo RJ-45 direto, não há modulo de interface e nem $$ para isso.
Obrigado, por alguma ajuda.