Tenho uma duvida, e possivel comunicar este supervisorio com CLP da Siemens S7-1200 e S7-300 via IP para construir uma tela de controle de Estação de Tratamento, no caso irei ter telas para indicação de valores tipo vazão,pressão e temperatura e também graficos online da situação e um historio de valores que deve ser armazenados pelo supervisrio e apos abertos via excel.
Sim, é possível conectar ambos através dos módulos de comunicação Modbus RTU. Segue um artigo da Siemens com informações de como integrar estes sistemas.
Configurar Data Source (Protocolo, interface e comunicação com equipamento) - Confira o manual de comunicação de seu CLP para isso. Requer um pouco de conhecimento de interfaces e protocolos;
Configurar Data Points - Confira sua programação do CLP/Controlador e adicione os endereços conforme seu protocolo;
Ativar Data Source e Data Points;
Watch lists - adicione os pontos configurados a watch list atual;
Visualização - Criar nova, e adicionar componente conforme tipo de dado. Salvar;
Pronto Martins, qualquer dúvida, o Manual do ScadaBR segue o mesmo fluxo, assim você pode ter algumas referências gráficas.
Caro colega munha comunicação com o CLP e via IP192.168.0.1 mascara 255.255.255.0 li o manual e tentei mondar os data source mas nada de dar certo tentei de varia formas mas sempre apresenta um erro.
Você não explicita o protocolo de comunicação em seus questionamentos. Você está mesmo utilizando protocolo Modbus TCP ou estas configurações que sugere são vindas do STEP 7?
A linha S7 utiliza por padrão comunicação via PROFIBUS - Protocolo proprietário e patenteado da Siemens e com custo de licença (por isso ainda não implementado no ScadaBR) utilizado junto a aplicação WinCC, STEP 7 e outros utilitários da Siemens para comunicação, programação e supervisão; Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Profibus e sua história de patentes e licenças, este link de um projeto OpenSource possui maiores informações - http://www.pbmaster.org/en/index.pl?action=patents
O S7-1200 possui um módulo de comunicação serial (o CM 1241 rs485 ou rs232) que possibilita a comunicação Modbus RTU, seja como Master ou Slave. Utilizar estes módulos de comunicação é essencial para integrar os equipamentos da linha S7 com o ScadaBR em seu estado atual de desenvolvimento.
O artigo apresenta como configurar via STEP 7 os blocos Modbus Slave e Master para comunicação. Com o ScadaBR você deve configurar um Modbus Slave através do STEP 7 em seu S7-1200. Aqui no fórum existem diversas discussões sobre Modbus.
Depois, basta tratar no ScadaBR os pontos configurados e a interface como um Modbus Slave normal.
Acho que você ainda vai ter bastante dúvidas, mas vamos conversando. O caminho existe, mas não é trivial.
Caro colegão quanto a comunicação com Siemens não ha segredo pra min.
Mas no caso eu utilizo a comunicação via Profinet diretamente da RJ45 do meu CLP e isto que quero que comunique com SCADABR utilizando a porta RJ45 via IP do CLP. Não gostaria de acresentar nehum hardware a mais no CLP somente a propria comunicação via IP já nativa da CPU. Isso que e minha duvida .
Mesmo que implementássemos na versão OpenSource o Profinet, teríamos que pagar (muito $$$) para a Siemens sobre as licenças de patentes que estão em vigência no protocolo.
Existe a possibilidade de incluir um driver Profinet no ScadaBR. Mas atualmente, este tipo de implementação teria que ser patrocinada e seria licensiada com os detentetores da patente.
Essa é a explicação curta. Estamos na esperança da patente vencer este final de ano, e quem sabe teremos acesso a ela na versão OpenSource. Futuro, esperança...
Mas obrigado por levantar essa bola, este tópico fica de referência para quem procura um Supervisório OpenSource com suporte a Profinet. Resposta curta: Não existe =/
Bom o custo Profinet no caso de CLP Siemens como o S7-1200, seria se for utilizar um servidor OPC, como o Simatic NET certo? Ai faria a comunicação via OPC pelo ScadaBR. Ja utilizei um driver chamado MProt no Elipse E3 para o mesmo, funcionou de boa, não sei como seria no caso do ScadaBR. Se quiser fazer a comunicação via OPC Simatic NET é muito simples não tem mistério, o problema é o custo da licença.
Por enquanto é o caminho mais viável, mesmo que você tenha que pagar uma licença de um servidor OPC comercial. O ScadaBR possui um OPC DA funcional que opera bem com a maioria dos servidores OPC.
De qualquer forma, a gente sempre cai no quesito - pagar licença =/
Independente do CLP, o importante é o meio de comunicação que o mesmo te disponibiliza, o ScadaBR funciona muito bem através do OPC e Modbus, pelo menos são os que mais uso, CLP´s siemens, Allen Bradley e arduino. Verifique qual o protoloco de comunicação existente no CLP que você possui.
Pessoal, já faz algum tempo esse assunto e gostaria de saber se há alguma novidade. Ou seja, é possível comunicar o SCADABR com um CLP da Siemens através de profinet? Estou usando uma ET200S.
Na verdade o protocolo não é muito importante, desde que se consiga ler/escrever as tags. Mas o limitador é que tem que ser via cabo RJ-45 direto, não há modulo de interface e nem $$ para isso.
Obrigado, por alguma ajuda.