Comunicação com a porta USB/ RS-232C

Gostaria de saber qual data source utilizar para conectar com o osciloscópio MO-2025/MO-2061/Mo-2100 com comunicação USB/ RS-232C.

Oi, estava olhando por cima e achei este manual aqui deste modelos
http://www.tateshi.com.br/data/product/files/60/Manual%20MO-2100.pdf
Na página 76 diz,
“Software de comunicação USB / RS-232C (RS-232 somente para MO-2025)”
qual dos 3 modelos citados é o seu?

Vc já comprou o Osciloscópio? Sabe como é o cabo se é USB to USB ou USB to serial(rs232), parece que sua conexão vai ter que ser serial mesmo, então não esqueça de instalar o RXTX, já vem por padrão no ScadaBR 0.86, se a conexão com o PC for USB eu acho que vai precisar instalar um driver para fazer o PC entender a USB como porta COM1, COM2 …COMX, isso estou falando da experiência que já tive, o nome do driver que usava isso no Vista era,
PL-2303 Vista Driver Installer.exe
enfim, teste aí, acho que provavelmente o protocolo que vai funcionar com vc é o ModBus Serial(não li o manual todo, acho que esse é muito raso, deve ter um mais específico), no site tem ajuda para configurar ele.
Abraço!

o nosso modelo é MO-2061 e a comunicação é USB to USB.
Qual data source eu uso?

olá Everton, encontrei em um site de compras essa informação sobre o 2061, estou postando para compartilhar:

Software

• Software: DSO
  • Requisitos: IBM ou PC Compatível; Windows 2000/XP/Vista (RAM 128Mb); CD-ROM 16x / Porta USB; Monitor SVGA ou Superior
  • Idioma: Inglês
  • Compatibilidade: Windows 2000/XP/Vista
  • Funções Disponíveis: Gravação Estática de Formas de Onda; Gravação Dinâmica de Formas de Onda; Abertura de Arquivos Gravados Via Pen Drive; Impressão de Formas de Onda; Controle com Visualização Offline; Visualização da Forma de Onda Online; Medidas de Parâmetros Online
  • Arquivos: Forma de Onda: *.dat; Forma de Onda: *.bmp (Somente via Pen Drive); Tabelas: *.xls (compatível com Excel)
  • Impressão: Gráfico
  • Capacidade de Registros Online: Limite de Registro: 1000 FO Dinâmico
  • Protocolo de Comunicações: Não Disponível

Observe que ele não revelou o protocolo de comunicações, você poderia falar com o seu vendedor, ver se ele libera o protocolo? Talvez não tenha como falar diretamente com o equipamento na versão atual do ScadaBR, mas muitas vezes é possível obter o protocolo com o vendedor, ou observar com um monitor de porta serial (serial port monitor).

Quem sabe você começa por mexer no software dele (deve ter vindo um CD-ROM junto) e veja do que o software é capaz… se o software permitir, uma idéia seria gravar um arquivo .xls periodicamente, e ler com o protocolo ASCII file reader (exige um pouquinho de noção de ‘expressoes regulares’). normalmente dá pra fazer usando o programa do fabricante, linha de comando e arquivos .bat para agendar as leituras, mas às vezes não é simples assim.

senão alguém com experiência em comunicação serial tem que ir até o equipamento e ‘sniffar’ o protocolo para descobrir qual é a forma de comunicação. provavelmente o cabo USB conecta como se fosse uma ‘serial com virtual’, mas o que importa nesse caso é o protocolo em si que tem que ser investigado.

um bom começo seria descobrir a porta serial (se for mesmo uma com virtual), baud rate, paridade etc. e abrir um terminal para enxergar o que está ‘passando’ na porta, pode ser o ‘hyper terminal’ ou o ‘putty’. se for ASCII (texto comum) fica logo visivel e já seria possível saber.

abraço