Prezados estou compartilhando um vídeo de um trabalho que desenvolvi utilizando o scadaBR e outras ferramentas durante um trabalho de conclusão do curso de especialização em automação de processos industriais da UFPI /2015 supervisionando um Sistema de Regulação de tensão na CHESF.
Vi seu vídeo e achei fantástico. Adorei a aplicação e temos muito a conversar. Sou entusiasta também do ScadaBR. Vi que você fez algumas coisas legais. Quero saber, primeiro, sobre aquelas telas gráficas, como chegou a elas? Tenho necessidade de fazer uns gráficos em barra e infelizmente não tem como fazer.
Qual foi o protocolo usado na comunicação? Já fiz a inscrição no seu canal e poderemos fazer vários videos sobre esse assunto.
Referente aos gráficos em barra de um dos relatórios foi utilizado o framework highcharts (http://www.highcharts.com/), lá tem vários exemplos demos. Foi necessário utilizar o php para transformar os dados do banco de dados Mysql para o formato json, para poder utilizar este framework.
Quanto ao protocolo utilizado foi o Modbus ip para comunicar inicialmente com 20 PLCs da Altus - Hadron, instalados em várias cidades do Nordeste, responsáveis por um sistema de regulação de tensão.
Na verdade, apesar de todos os dias acessar o sistema, não tive mais tempo de evoluir neste projeto.
Quanto aos gráficos do highcharts a dificuldade foi transformar os dados que estão do banco de dados Mysql para o padrão json, eu utilizei o php para fazer isso. O grande problema é que necessita do browser aí demora muito tempo. Estou querendo futuramente tratar estes dados utilizando python.
Iniciei um mestrado em engenharia elétrica e a minha idéia inicial era utilizar o ScadaBR para supervisionar um Compensador Síncrono que utiliza o PLC GE FANUC para supervisão e um PLC da ALTUS para o controle de Reativo. Estou na dúvida se utilizarei este projeto no Mestrado, no entanto independente de utilizar ou não, pretendo fazer este trabalho.
Gostaria que o ScadaBR já tivesse IEC-61850 pois trabalho no setor elétrico e daria pra fazer uns trabalhos interessantes.
Sei que faz tempo essa pergunta e confesso que não tinha visto.
Eu instalei o wamp (apache, mysql e php) para rodar uma outra home page pois o ScadaBR não é responsivo (utilizei o Bootstrap). Daí linkei esta homepage com as paginas do ScadaBR.
Não sei se coloquei no vídeo, mas sempre no primeiro acesso é necessário logar.
Para facilitar a vida dos usuários eu criei um usuário padrão e modifiquei um dos arquivos "não me lembro o nome"para que o usuário e a senha já viessem preenchidos.