Como passar o banco de dados do Derby para o mysql?

Eu sigo todos os passos que é descrito no manual e também por alguns colegas que já discutiram esse assunto aqui mesmo. Estou usando o Mysql 8.0, já foi criado o banco, o usuário e senha, porem quando tento mudar do derby para o mysql, não muda e a pagina fica como erro, alguém poderia me ajudar por favor.

Quando fiz a mudança de banco de dados para o MySQL, no ScadaBR 1.2 e MySQL 8.0, segui os seguintes passos:

  • Depois de instalado, abri o MySQL Workbench e criei um banco de dados em branco nomeado “scadabr” no diretório C:\Program Files\Apache
    Software Foundation\Tomcat 9.0\webapps\ScadaBR\WEBINF\classes\scadabrDB.

  • Após isso pesquisei na barra de tarefas do Windows por: “MySQL 5.7 Command
    Line Client”e abri o aplicativo. Inseri a senha que foi criada na instalação
    do MySQL e depois executei os seguintes comandos:

    create database scadabr;
    CREATE USER ‘scadabr’ IDENTIFIED BY ‘scadabr’;
    GRANT ALL PRIVILEGES ON scadabr.* TO scadabr;
    
  • Depois fui no diretório C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 9.0\webapps\ScadaBR\WEB-INF\classes e modifiquei o arquivo env.properties da seguinte forma:

    MySQL*:
    db.type=mysql
    db.url=jdbc:mysql://localhost/scadabr
    db.username=root
    db.password=
    db.pool.maxActive=10
    db.pool.maxIdle=10
    main.maxthreadlimit=1000
    

    Onde em db.password, você insere a senha criada na instalação do MySQL.

  • Após a alteração salve o arquivo e reinicie o processo do Tomcat.

Precisa alterar nas configurações do ScadaBR, de derby para mysql? (digo, na aba de configurações quando o scadabr está aberto)

Não se deve alterar pelas configurações do ScadaBR. Ao seguir os passos citados acima, quando você entrar nas configurações já estará marcado a opção MySQL.