Colocando o ScadaBR numa TVBOX MXQpro4K PARTE I

Olá a todos. É com grande alegria que informo aqui que é possível rodar o ScadaBR numa TVBOX!


Infelizmente meu monitor HDMI é bem velhinho e tem essa mancha… Vida que segue…
Uma foto da sessão ssh após o login:

htop com o ScadaBR rodando na interface Gráfica e uma janela de Navegador com um datapoint IP ativo.

OK! É lindo, como eu fiz isso?

Primeiramente, vamos por partes, Primeiro identifique qual CPU sua TVBOX esta usando. No meu caso, minha CPU é um RK3229.
Estas TVBox atuais vem com Android instalado. Como sabemos, o android é um Linux. Agora vamos na loja de aplicativos googlePlay e instale o Aida64. Em CPU voce verá qual CPU sua TVBox esta usando. Se usar RX3228 ou RK3229 vamos continuar abaixo, senão, vá no final do artigo.

Mãos na massa...

Vá no site do armbian e escolha a RK322x como abaixo:

Além dela, Baixe a ferramenta multitool.
O link esta abaixo dos downloads do armbian.

O que raios é o multitool?

O MultTool é um arquivo de 128Mb que ao dar boot pela primeira vez no cartão SD, ele vai expandir a imagem até o tamanho do cartão. É um sistema Linux que vai ser usado para duas coisas:

  • Pode fazer o backup de seu firmware na TVBOX
  • Gravar uma nova imagem na TVBOX!

Não sei ao certo se o multitool é só para o RK322x ou para outras famílias de CPU. Informo quando eu descobrir…

Pois bem, vamos gravar o multitool no cartão SD, coloque o cartão SD em seu computador e use o Balena Etcher ou Win32 Disk Imager image

Como estou no Linux, resolvi fazer isso direto via console.

dd if=~/Downloads/multitool.img of=/dev/sdf bs=4M

após alguns segundos de agonizante espera, kkk os 128Mb foram gravador no cartão SD.

Coloque o cartao SD na sua TVBOX, a minha possui um slot para cartão SD… e ligue a TVBOX na tomada.

Espera que agora durante o BOOT, o multitool vai reconhecer o tamanho do cartão e vai expandir o sistema de arquivos do cartão. Uma vez que foi concluído, você poderá mandar desligar e voltar o cartão SD de volta para o PC.

Agora, copie a imagem do armbian que você escolheu para a pasta images do cartão SD.
Repita a operação de boot com o cartão SD na TVBOX e voce poderá após dar o Aceite na licença GNU, no menu, fazer o backup de seu firmware instalado na TVBOX, salvando num arquivo que ficará na pasta backup do cartão SD.

E poderá escolher gravar na TVBOX o armbian a imagem que foi baixada anteriormente do site do armbian.

Se achar outra imagem compatível, outro firmware de TVBOX, poderá ser usado também.

Uma vez que o processo da instalação ser concluído, va na opção shutdown e remova o cartão SD.

Voilá! Pode iniciar a sua TVBOX com o Linux instalado!

OPA! Tem algo errado aqui! Fui enganado?

No primeiro boot, ele vai aparecer um console Linux! ele vai dar um prompt. use seus conhecimentos de Linux para criar um usuário novo, definir a senha do root…
configurar rede.

rode o comando rk322x-config


se sua placa WIFI for reconhecida, maravilha. no meu caso, ela usa o VID/PID 02E7:0908 e não é suportado pelo armbian, ou seja, o kernel linux não tem a compilação deste driver.
Rode o armbian-config para configurar a rede e outras opções…

Os dois comandos acima devem rodar com direitos do root, use o comando sudo su para virar root!
Uma vez que tenha configurado isso, use o comando reboot, o proximo boot, ele vai entrar na interface gráfica!

Vou terminar o artigo por aqui, pois ficou muito comprido. Uma vez que esta imagem já esta funcionando, voce poderá colocar o google-chrome e rodar o ScadaBR em modo Kiosque, sendo o ScadaBR rodando em outro servidor por exemplo.

EM TEMPO: Para colocar o modo Qioque no navegador, vá no link abaixo:

[Modo Kiosk para Novatos]

No proximo artigo, vou descrever como instalar o ScadaBR na TVBOX em mais detalhes!

1 curtida