CLP Altus PO3342

Olá boa noite, eu gostaria de saber como posso fazer para comunicar o SCADABR comos operandos como por exemplo %M0005.f do CLP Altus PO3342 que utiliza padrão Alnet I da Altus SA, sendo a porta com4 no PC e com1 no CLP. Além disso utiliza baud rate 9600, paridade Even ou simplesmente E, Data bits:8 stop bits:1, tamanho máximo 128 e CTS/RTS:0

Fico aguardando as dicas de como posso fazer isso, obrigado!

Acredito que não seja possivel pois não há driver de comunicação disponível no ScadaBR para os CLP da Altus.

Boa tarde!

Para comunicar a CPU PO3342 da Altus com o ScadaBR você terá que habilitar o protocolo MODBUS na CPU.
A CPU PO3342 possui um DB9 que é uma porta com interface RS-485, por este motivo para ligar ao computador você terá que colocar um conversor RS-485 p/ RS-232.

Sugiro que utilize a CPU como escravo MODBUS e o ScadaBr como mestre da rede.
Para habilitar o protocolo MODBUS na CPU ir na opção: Configuração do CP. Nas opções apresentadas selecione o protocolo MODBUS escravo na porta COM2.

Para disponibilizar os bits de memória você terá que fazer uma relação MODBUS de variáveis do tipo COIL, porém esta deve iniciar com o endereço inicial da memória: %M0005.0
Não é permitido iniciar a relação com o bit %M0005.f.

Para adicionar as relações ir na opção COM2 e clicar no botão Inserir Relação.
A área de dados selecionar COIL, em operando inicial colocar M0005.0, em operando MODBUS Inicial deixar em 1 e quantidade você declara quantos bits deseja disponibilizar para o mestre.

Para ajuste dos parâmetros de comunicação, nesta mesma tela terá um botão Propriedades da COM, onde você ajusta o baudrate, paridade…etc

Sugestão: Fazer a relação MODBUS com operandos do tipo %A (mais fácil de manipular).

No ScadaBr você terá que configurar para ele ler o endereço 1 de COIL que será equivalente ao endereço %M0005.0, endereço 2 de COIL será %M0005.1…e assim por diante.

Abraço!

Douglas,

muito obrigado pela contribuição!

será muito útil para os próximos usuários, acho que podemos incluir essas dicas nas próximas versões do manual, vou falar com a gurizada para montarmos uma seção “comunicando com CLPs mais conhecidos” .

abraço
victor