Cliente-Servidor ScadaBR

Boa tarde senhores.

Vou iniciar meu estudos com o ScadaBR com o objetivo de atender uma demanda na industria onde eu trabalho. A primeira duvida que me surgiu, é se o ScadaBR é capaz de rodar na estrutura de Servidor-Cliente, onde eu possa ter um ou mais clientes acessando a aplicação do servidor e acessando áreas pertinentes através do controle de usuários, assim como funciona no Citect da Schneider por exemplo.

ScadaBR oferece este recurso? É possível trabalhar dessa maneira?

Desde já, agradeço a atenção de quem puder contribuir com mais informações.

Boa noite,

O ScadaBR é uma aplicação que roda no servidor Apache Tomcat. Então, teoricamente sim, é completamente possível que você acesse um servidor com o ScadaBR instalado a partir de múltiplos clientes em uma rede.

Entretanto, se o que você pergunta é se existe um “permissionamento” de usuários a resposta é depende. Desde a versão 1.1 (e a nova 1.2 inclusive), o ScadaBR possui uma página de “Perfis de Usuários” que permite que se crie um perfil, que é um conjunto de permissões. Estes perfis podem ser associados a usuários não-administradores (administradores tem acesso irrestrito ao sistema). Entretanto, tais perfis só controlam atualmente o nível de acesso a:

  1. Data Sources
  2. Watch Lists
  3. Representações Gráficas

Se você quiser um controle mais refinado (por exemplo, liberar para algum usuário o acesso apenas a páginas específicas) para além destas três opções, você não terá um recurso nativo que ofereça isso, embora sempre seja possível mexer no código-fonte para adicionar novos recursos.

Quanto ao Citect, não o conheço para dizer se o ScadaBR se assemelha a ele nessa questão, mas creio que com o que foi exposto você já consiga saber se o ScadaBR supre suas necessidades.

Boa sorte e bem-vindo à comunidade ScadaBR!

Celso, desde ja muito obrigado pelo seu feedback

De forma bem resumida, o citect scada trabalhar com uma ferramenta instalada no cliente com o backup da aplicação e com os recursos disponíveis de acordo com a permissão configurada para aquele cliente. No servidor, fica a aplicação completa que faz o interfaceamento com os dispositivos de rede (clp´s, inversores, e etc.)

De acordo com o exposto, acredito que sim, o ScadaBR atende ao desejado. Talvez usando de alguns recursos de visibilidade (não sei se funciona exatamente como em um software dedicado ao desenvolvimento de IHM que tem o recurso) é possível tratar isso de forma que seja mostrado apenas as telas pertinentes ao usuario logado.

Quando você diz que os perfis não-administradores controlam atualmente o nível de acesso a Data Sources, Watch Lists e Representações Graficas, se refere a edição nessas áreas ou apenas visualização?

Considerando o trabalho do ScadaBR rodando no servidor de aplicação Tomcat, o único pré-requisito para acessar a aplicação pelo cliente é o navegador?

Novamente, muito obrigado.

Você pode configurar três níveis de permissão neste caso: nenhum, leitura (o usuário pode visualizar mas não pode setar valores) e escrita (o usuário pode visualizar e alterar valores).

Sim, é exatamente isso.

1 curtida