Clic02 WEG - CLW-02/20VT-D

Fala pessoal, boa tarde.

Estou desenvolvendo o controle de processo com esse equipamento da WEG.

Já foi um parto pra acertar a comunicação MODBUS RTU, mas enfim consegui com a ajuda do fórum e muitas horas aplicadas até entender como funcionam as nuances desse “bichinho”.

Mas enfim…vamos lá…

Problema n°1:
Não consigo escrever nos registradores. Leio os valores normalmente, mas escrever… já vem o maldito código de exceção 81 que me assombrou até acertar os parâmetros e métodos de comunicação.

Problema n°2:
Como já diz no manual, os “coils” só podem ser acessados em múltiplos de 16…ok lendo os 16 vai…
Mas pra adicionar o datapoint só consigo fazer um coil por vez…então… não funciona.

Alguém já conseguiu resolver isso?

Problema 1 - IMG 1

Problema 1 - IMG 2

Problema 1 - IMG 3

Problema 2 - IMG 1

Problema 2 - IMG 2

Nossa, dificil até entender o que está acontecendo.
Vou tentar entender aqui. Só por desencargo de conciencia está com a tabela de endereços ai, correto?

Desculpe a dificuldade do post. Só conseguia postar uma foto por vez.

Enfim, estou com a tabela de endereços correta sim, se for o caso, podemos fazer um ensaio, estou com o servidor online apesar de intermitente por problemas de memória do servidor apache. Mas isso fica pra outro post.

E aí pessoal? Ninguém?!

Olá Danilo,

voltei para o trampo.

e você, progrediu?

Ainda sem sucesso. Estou trocando o hardware do servidor pra ver se consigo sanar os problemas com o apache, mas no CLP continuo com os mesmos problemas.

Procure pelos logs que o scadabr gera isso pode dar um norte do que pode ser o problema
Eu

Você diz em relação ao apache Dino?

Danilo o scadabr tem log proprio, dentro da pasta scadabr tem a parte de logs, eles são separados por datas de geração. Outra coisa estou achando seus offsets muito altos, se me lembro vc pode começar a parti do zero e ir testando, isso são apenas algumas ideias que não sei se vão funcion
ar.

Uma outra forma seria usar um analisador de protocolo como docklight ou outro para testar a comunicação do seu clp, assim vc já saberia se vc esta usando os parâmetros certos.
O Modbus usa o seguinte modelo:
Id | code | Reg | leng | CRC
01.| 03. | xx. | xx. xx

Se a requisiçao for correta o campo code será igual mas se houver um erro o campo code vira com outro valor que ao meu ver será mais fácil de entender que a mensagem do scadabr

Boa, vou tentar o analisador Dino.

Quanto os offsets vou deixar aqui na mensagem imagens do manual.


Conseguiu resolver esse problema? Estou exatamente com o mesmo problema no meu… Não sei como devo configurar o data point para ler as entradas digitais

Bom dia pessoal, alguem conseguiu solucionar o problema?

Eu tenho um CLIC02 da WEG modelo CLW-02/20VR-D e uso um conversor CH340 para comunicação com o ScadaBR.

Consegui fazer a comunicação e aquisição dos dados, porém, não consigo enviar informações para o CLP, apenas recebo.

No caso estou tentando acionar algumas memorias do programa e não funciona, nem mesmo acionamento das saidas.

Desde já agradeço.

Explique primeiramente como fez a comunicação serial com o ScadaBR, voce esta usando MODBUS Serial?
Se usou por exemplo Modbus Serial para ler, voce pode escrever de volta da mesma maneira, usando o mesmo recurso.

Boa tarde Wagner,
Sim usei o MODBUS Serial.
a leitura funciona perfeitamente mas quando tento enviar uma informação de acionamento ele não atua.