Olá estou com duvida para criar um botão de comando via MODBUS.
Segui os diretorios antigos e não consegui, tentei com o botão de escrita onde cadastrei o indereço modbus e não funcionou pois ele não esta escrevendo no modbus. E também tentei pelo ScadaBR builder só que não consegui intender como que funciona o ScadaBR builder pois eu criei o botão liga/desliga mais onde que eu linco ele com o indereço modbus.
Estou utilisando a faixa do registro status coil, esta certo?
Também gostaria de saber, por exemplo, se o botão acionar um motor e este motor for desligado manualmente o botão acusara que ele foi desligado ou seja o botão irá voltar para sua forma origina?
Mais o meu maior probelam esta em criar o botão, acredito que o mais simples deve ser o botão de escrita mais nãoe sta funcionando.
E outra coisa eu estou utilisando um simulador de modbus e este simulador esta me monstrando varios dispositivos se conectando a ele sendo que só estou tentando com o ScadaBR e quando desabilito o datasource o simudar acusa que nenhum dispositivo esta conectado.
Olá Michel, primeiramente, antes de criar o botão precisa se preocupar em estabelecer a comunicação modbus, não ficou bem explicado, mas parece que você não está counicando com nenhum dispositivo físico, está apenas simulando um dispositivo, faça um teste usando um arduino uno, vai ver que fica bem mais interessante, para testar a comunicação não precisa ir para a tela gráfica, pode testar pela "watch list", que fica no primeiro icone do menu, com um olhinho. Feita a comunicação, no segundo ícone, "representação gráfica" crie uma tela e nela adicione o componenet "botão (escrita)", aí é só linkar seu datapoint modbus nele.
A questão se é status coil ou holding register, depende do dispositivo, a única opção não que pode é status da entrada e registrador da entrada, visto que seu datapoint é uma saída. Precisa ler o manual do sotware de simulação ou do dispositivo que for usar.
Quanto ao status do motor caso ele seja comandado manualmente, isso já não é com o scadabr e sim com a configuração entre seu hardware e a programação dele. Se por exemplo fosse comandar uma lâmpada com um interruptor paralelo e no outro ponto com um relê de 3 pontos ligado à um microcontrolador, o ScadaBR não saberia quando vc comandasse o interruptor. Mas se mudar a configuração, deixando o relé ligando a lâmpada com o auxilio do microcontrolador e colocasse um interruptor simples mesmo dando pulso em uma entrada do microcontrolador, e mandado-o inverter o estado da lâmpada a cada toque no interruptor, o ScadaBR teria condição de saber sempre a posição da lâmpada. OK?!
Espero ter ajudado,
Att
Eng. Fabio Durão