Automação de Ar-condicionado em CPD

Ola pessoal saudaçoes.

Estou iniciando um projeto para automatizar quatro  maquinas de ar-condicionado split que ficam em dois CPDs.

Ja fiz alguns porjetos academicos com ScadaBR e gostaria de me proficionalizar neste supervisório , pois achei o supervisorio muito funcional.

Precisava de uma dica sobre programação horária dos equipamentos, monitoramento de temperatura ambiente e set point das máquinas,editavel pelo usuário.

Estava pensando em utilizar o protocolo modbus-ip.

Ja criei uma aplicação demo aqui e estou com dificuldades em fazer o script do set poin de temperatura para acionar as maquinas.

Se puderem me ajudar fico muito grato.

 

 

Também estou pensando em iniciar projetos baseados no ScadaBR, na empresa que trabalho existe uma grande automação em Condicionamento de Ar, e essas é uma das faixas que desejo atuar, qual o interfaceamento(CLP, controlador) que irá utilizar.

Senhores bom dia,

Esou também efetuando um estudo sobre o assunto, porém estarei adicionando na lógica sensores de umidade. Assim que tiver novidades posto no forum. Até momento consegui apenas um termostato que "liga" o ar condicionando automaticamene após retorno da energia. obs: alguns modelos de ar condicionado são antigos e não possui esta função.

Porém esse equipamento não possui interface para qualquer comunicação externa. apenas os botoes e display para sua programacao

Senhores,

usei sensor DHT11 no arduino com placa de rede.

Rele liga e desliga o ar.

A o arduino, em loop, grava em pagina ASP valor de temperatura. Lendo o que ASP retorna. 

Dentro do ASP coloquei "IF" que se temperatura xx acionar ar. O programa arduino le a resposta e liga o ar se acima da temp indicada.

Bom dia Getulio,

Gostaria apenas de saber como esta fazendo o acionamento ou desligamento do ar?

Paulo,

com rele. Para saber se seu AR aceita faz o seguinte... Liga ele no controle. Tira ele da tomada ligado. Coloca na tomada de novo. Se ele, ao receber energia de novo, ligar ele aceita.

Use um RELE no arduino para cortar e restabelecer a energia dele.

Getulio bom dia,

Estes dias conversando com um tec eletricista e um eletrônico me informaram que não é aconselhável esta interrupção devido ao seus sistema de motores. OBS: Não sei como explicar melhor tecnicamente.

Lendo em alguns tópicos aqui do ScadaBR, verifiquei que tem colegas fazendo estas atividades com o sensor emissor de Infravermelho. Parace ser mais segura para a saúde do equipamento de Ar cond

Nunca integrei um Ar Condicionado, mas até onde sei, os aparelhos brazucas, pelo menos os residenciais ainda não tem nenhum protocolo para integração direta, embora o KNX está vindo aí para mudar isto.

O que sei que integradores fazem é: 

Existem 2 terminais (um contato) nos aparelhos, que existe para que possa ligar o Ar em 23ºC, definição de repartições públicas. Como não existe um retorno do aparelho para saber a temperatura setada, a automação sempre liga o aparelho com este contato, garantindo o valor inicial em 23ºC, com base nisto e já tendo os códigos IR do controle remoto do Ar condicionado clonados, eles colam um emissor IR na entrada receptora do aparelho e a partir de uma central, incrementam ou decrementam de 1 em 1ºC o setpoint do aparelho até ele atingir a temperatura desejada.

Para desligar o aparelho, utilizam o própria código clonado do ON/OFF.

Fabio,

vou brincar com esse infravermelho também.

Sabe de algo mais solido sobre o KNX por aqui?

Fala Sidney, sei eles estão vindo com força para o Brasil, o padrão já domina a Europa, é uma tendência para k tbm, me falaram que alguns fabricantes de ar condicionado já fecharam parcerias com a associação KNX, mas não sei de mais nada concreto, para aparelhos de uso predial e comercial já existem protocolos de comunicação, o problema ainda é o residencial.

Para máquinas de sistemas prediais geralmente o protocolo é bacnet, mas tem bastante modbus tbm. Agora residenciar é bem isso que vc falo Fabio, tem que fazer um sistema meio que discreto, praticamente vc monta um automação para a máquina, ou seja, pega um controlador, coloca um sensor, usa uma saída digital para comando, pega outra entrada digital para status e um emissor receptor IR para variar setpoint.

Amigos,

então vou estudar esse protocolo. Assim quando chegar estaremos na frente,correto?

 

Legal Arthur, tinha ouvido falar sobre o Bacnet para os aparelhos prediais, aqueles tipo kassete, mas que bom que também existe do bom e velho modbus. 

Certo Sidney, em automação residencial, ele é o futuro, já existe no Brasil e as fabricantes já aderiram, porém, pelo que vejo com colegas da área, ainda não está sendo empregado em larga escala, não sei se é o custo, mas ainda não teve um fator que convenceu o mercado a migrar. Sei de algumas empresas de residencial que usam o protocolo CAN, que foi criado, se não me engano, para automóveis, sei que a Scannia usa rede CAN em seus caminhões.

Os aparelhos de ar condicionado chegando com protocolos, provavelmente virão com KNX, aí talvez justifique migrar, ou talvez eles usem um gateway só pra essa parte, rsrs, o que pode ser mais provável. 

Para brincar com ele, já existe shield e biblioteca para arduino, http://www.knixuino.com/hardware.php

Abraço!

Boa tarde gostaria de uma ajuda, estou fazendo uma aplicação onde quando a temperatura suba a um certo valor acione os ventilador mas não consigo essa parte de acionar sozinho quando chega em certa temperatura?

Olá,

De onde vem a temperatura? O acionamento é feito pelo mesmo data source da temperatura? se sim, aconselho a realizar esse acionamento no próprio código, seja C para Arduino ou LADDER.

Mas caso queira acionar pelo Scada, no qual, quando a máquina cair, o script não vai funcionar. Você pode criar um evento na temperatura, do tipo MUDANÇA, depois você vai em Tratadores de Eventos, e chama o script.

IMG 1 : https://screenshots.firefox.com/I8N4UltbHEP90mbx/localhost
IMG 2: https://screenshots.firefox.com/aKDuSWC72FyJzTNV/localhost
IMG 3: https://screenshots.firefox.com/3PN525KUuAkytOiD/localhost
IMG 4: https://screenshots.firefox.com/VONVeSXeJRMGmlB4/localhost
IMG 5: https://screenshots.firefox.com/zEQZnZi0xaQ82Odz/localhost
IMG 6: https://screenshots.firefox.com/vI4BslgL6j3jnYAT/localhost
IMG 7; https://screenshots.firefox.com/gEMLsrOPIAVkDaiE/localhost

1 curtida

Eu vou dar meus pitacos, estudei um pouco de sistemas de refrigeração.

Eu estava pensando na possibilidade de criar um controle paralelo ao do ar-condicionado que pudesse ser automatizável.
Eletricamente falando, considere um sistema de ar-condicionado padrão como um sistema básico com 3 motores elétricos. (Compressor, ventilador do Evaporador e Ventilador do Condensador)

[img} https://did-it-myself.com/wp-content/uploads/2015/05/aircon1.jpg [/img]

Basicamente tudo é ligado junto quando se quer mudar a temperatura de um ambiente. Para desligar o sistema cortamos quando a temperatura chega a um valor adequado. Para isso ocorrer vc precisa de um circuito que vai alimentar a placa de controle que vai ficar de olho no painel de controle ou sensor de controle remoto que vai receber o comando para ligar ou desligar os motores.

É ai que entra a automação. pois da CPU sai a ordem para ligar o Relê que controla o compressor e os ventiladores. Quando a temperatura chega ao ponto adequado, a CPU manda a ordem para desligar o Relê.

Basicamente é isso um sistema de ar-condicionado básico. Não importa se é de janela, split ou chiller. O principio básico é o mesmo de uma geladeira comum eletricamente falando. Se vc olhar seu ar-condicionado vai achar facilmente o relê que liga/desliga o processo de refrigeração. É o controle deste Relê que o ScadaBR deveria atuar num ar-condicionado genérico básico.

No entanto, é comum existir sistemas secundários, como o sweep, que é um o difusor para desviar o ar, e também, ligar somente o ventilador do evaporador (blower) e não ligar o compressor e o condensador, para fazer a ventilação do ambiente.

Alguns sistemas possuem um sistema de aquecimento. Vai depender do seu sistema.

Acho que já dei alguma ideia básica sobre o processo de controle de temperatura de um ambiente com ar-condicionado.

A curva da programação do ar-condicionado e setpoints geralmente são descritos no manual de manutenção do sistema de ar-condicionado, ai vai depender do sistema que você possui. Seria bom ter um curso de refrigeração no bolso, pois se vc faz a automação do sistema, fatalmente será chamado para manutenção do sistema, ou pelo menos vc tem que saber o que fala para poder dizer ao cliente como proceder com o técnico de refrigeração do ar-condicionado quando um problema for encontrado no sistema, o ScadaBR poderia ser preparado para essas falhas mais comuns, pois como ele controlaria os motores, compressores e teria a leitura do sensor de temperatura e umidade, poderia descobrir por exemplo quando o compressor apresenta problemas de rendimento, quando uma correia abre o evaporador ou condensador para de funcionar, dizendo exatamente o motivo do sistema não funcionar adequadamente e prever falhas antes que ocorra, por exemplo, a correia deve ser trocada após x horas de operação. O ScadaBR poderia contar essas horas e alertar o usuário quando uma manutenção de rotina viria.

1 curtida

obrigado.
tenho outra duvida a possibilidade de pegar a hora do pc.
EXEMPLO: quero que um sensor de luminosidade verifique se ouve 10 horas de luz caso escureça antes ele ligara as luzes.

@jasonx5813
esse contador também me interessa pois tenho uma estufa. Mas não acho fácil fazer.