Eu vou dar meus pitacos, estudei um pouco de sistemas de refrigeração.
Eu estava pensando na possibilidade de criar um controle paralelo ao do ar-condicionado que pudesse ser automatizável.
Eletricamente falando, considere um sistema de ar-condicionado padrão como um sistema básico com 3 motores elétricos. (Compressor, ventilador do Evaporador e Ventilador do Condensador)
[img} https://did-it-myself.com/wp-content/uploads/2015/05/aircon1.jpg [/img]
Basicamente tudo é ligado junto quando se quer mudar a temperatura de um ambiente. Para desligar o sistema cortamos quando a temperatura chega a um valor adequado. Para isso ocorrer vc precisa de um circuito que vai alimentar a placa de controle que vai ficar de olho no painel de controle ou sensor de controle remoto que vai receber o comando para ligar ou desligar os motores.
É ai que entra a automação. pois da CPU sai a ordem para ligar o Relê que controla o compressor e os ventiladores. Quando a temperatura chega ao ponto adequado, a CPU manda a ordem para desligar o Relê.
Basicamente é isso um sistema de ar-condicionado básico. Não importa se é de janela, split ou chiller. O principio básico é o mesmo de uma geladeira comum eletricamente falando. Se vc olhar seu ar-condicionado vai achar facilmente o relê que liga/desliga o processo de refrigeração. É o controle deste Relê que o ScadaBR deveria atuar num ar-condicionado genérico básico.
No entanto, é comum existir sistemas secundários, como o sweep, que é um o difusor para desviar o ar, e também, ligar somente o ventilador do evaporador (blower) e não ligar o compressor e o condensador, para fazer a ventilação do ambiente.
Alguns sistemas possuem um sistema de aquecimento. Vai depender do seu sistema.
Acho que já dei alguma ideia básica sobre o processo de controle de temperatura de um ambiente com ar-condicionado.
A curva da programação do ar-condicionado e setpoints geralmente são descritos no manual de manutenção do sistema de ar-condicionado, ai vai depender do sistema que você possui. Seria bom ter um curso de refrigeração no bolso, pois se vc faz a automação do sistema, fatalmente será chamado para manutenção do sistema, ou pelo menos vc tem que saber o que fala para poder dizer ao cliente como proceder com o técnico de refrigeração do ar-condicionado quando um problema for encontrado no sistema, o ScadaBR poderia ser preparado para essas falhas mais comuns, pois como ele controlaria os motores, compressores e teria a leitura do sensor de temperatura e umidade, poderia descobrir por exemplo quando o compressor apresenta problemas de rendimento, quando uma correia abre o evaporador ou condensador para de funcionar, dizendo exatamente o motivo do sistema não funcionar adequadamente e prever falhas antes que ocorra, por exemplo, a correia deve ser trocada após x horas de operação. O ScadaBR poderia contar essas horas e alertar o usuário quando uma manutenção de rotina viria.