Automação da Leitura do Medidor de Energia – Utilizando do Arduino, ScadaBR, Modbus RTU RS485

Estou precisando de ajuda em algumas coisinhas bem bobas (eu nunca fiz nada parecido, não tenho conhecimento nessa área, sou nova com tudo e estou sozinha no projeto) a respeito de uma automação que estou fazendo no meu estágio.
Eu preciso fazer a automação da leitura de dados de um MMG (Multimedidor de Grandezas, modelo Power Meter 710 da Schneider - como o da figura, com manual do fabricante em: https://www.schneider-electric.com.br/pt/download/document/63230-501-209/). As ferramentas foram definidas pelo meu chefe, e eu usarei um Arduino (tentei o Leonardo, mas tive problemas com a identificação das portas dele, então agora estou com o UNO), ScadaBR, Modbus RTU com camada física RS485 (o medidor suporta isso). Assim, eu pegarei os dados do Medidor (com fios para RS485) com um Arduino uno usado um módulo RS485, e o ScadaBR vai me mostrar o dados do Arduino, para que eu gere relatórios e veja os gráficos no ScadaBR.

Eu fiz alguns testes inicialmente para ver como funcionava uma leitura de dados do Arduino pelo ScadaBR, como esse: https://www.embarcados.com.br/supervisorio-com-scadabr/ (este então é o único conhecimento que eu tenho sobre o assunto, fiz esse exemplo para começar).
Minhas dúvidas:

  • Qual biblioteca para o Arduino utilizar? Eu preciso das funções 0x03, 0x04, 0x06, 0x10, 0x11 e 0x2B (pois são as funções suportadas pelo medidor POWER METER 710). Até agora estou com idéia de usar a biblioteca ModbusMaster (e suas versões – disponíveis aqui: http://4-20ma.io/ModbusMaster/modules.html ) . Ela tem o que eu preciso. Mas será que tem outra mais simples? Até pq eu não encontrei nenhuma que suporte as funções 0x11 e 0x2B ( essas funções são especiais, ou preciso que atenda elas também?)
  • Eu preciso acessar pelo menos 32 registros do medidor, o que significaria 64bytes. Mas e o ring buffer do Arduino? Como faço pra ele aceitar um numero grande no ring buffer? Quem define isso é a biblioteca? Além da limitação de algumas funções sobre isso, pois pelo que eu li a função 4 por exemplo, consegue ler múltiplos registros de no máximo 54bytes = 29 registros. Essa função também consegue ler registros entre 30001 e 3999 (isso é definido pela biblioteca?) É isso mesmo? Pois segundo meu manual, meus registros estão a partir de 4000 até 4200, olhem a figura aí pra vcs entenderem o que eu estou falando.
  • Sobre o offset do ScadaBR, quando eu for fazer a leitura de dados pelo Arduino, devo considerar que meu registro precisa ser ajustado no offset, ou essa lista de registro do manual do meu medidor já está supondo isso? Por exemplo, o registro do manual é 4076. Como fica ele no ScadaBR? (pq o Modbus RTU tem esse offset né?)

Amiga, boa tarde.
A primeira grande dúvida é o motivo de querer o arduino no meio.
Eu tenho medidor (Multi-k da kron) que fala modbus rtu como o seu. O que eu preciso é de um conversor usb-rs485 direto no servidor. Ai o meio físico será o RS485.
Então, feito essa ligação direta entre o seu servidor e o medidor, passamos para configuração.
Ai não é muito dificil. As configurações de buffer são fáceis, não precisa preocupar.
Veja que se vc coloca o arduino no meio ele tem que ser o master, fazer solicitações para o MMG, e deixar de uma maneira que o ScadaBR reconheça. Muito dificil.
Talvez vc não tenha considerado essa hipótese. Se não podemos ir caminhando na configuração.

1 curtida

O Arduíno entra nessa salada ai só para complicar, a não ser que vc queira usar ele como um gateway para tcp/ip, mas ai vai ter muito código pela frente!

1 curtida

Essa ideia eu tenho. Alguem fez algo proximo disso ?