Atos MPC 4004.06R (Schneider)

Pessoal, eutenho lido bastante coisa nessas 2 últimas semanas e notei que o pessoal aqui do fórum é muito ativo, realmente me impressionei!

Eu estou tentando comunicar um CLP da Atos com o ScadaBR mas não consegui! Existe uma forma de colocar o CLP emcomunicação Modbus via RS232. Eu tenhoum cabo RS232 -> RJ 11 eoutro RS232 -> USB. Para programar o CLP vai numa boa!

Eu já vi por aqui gente tentando usar o OPC, mas eu também não consegui comunicar e pareceu ser mais díficil.

Agradeço desde já!

Desde o fim de semana tenho tentado resolver esse problema, sem muito sucesso!

Ontém acredito que cheguei mais próximo de conseguir, mas agora tem um erro:

'MPC': com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusInitException: com.serotonin.io.serial.SerialPortException: gnu.io.NoSuchPortException

Uma outra dúvida que tenho é a respeito dos coils, status de entrada, registrador de entrada e e registrador holding: Qual é o significado de cada uma dessas coisas? A descrição dada no ScadaBR não foi muito eficaz para mim!

Aqui tem o manual do CLP (a CPU que tenho é a 4004.06R).

O offset é o endereço que quero ler? (no meu caso as entradas são de 100 a 107 e as saídas de 180 a 187, todas digitais) Devo inserir o que nesse campo?

PS: estou usando um conversor RJ11<> RS232 ligado em um outro conversor RS232 <> USB. Consigo fazer a configuração do CLP, enviar programa em LD num boa usando esses 2 cabos

Não sei bem o porque... hoje quando cheguei do trabalho fui tentar fazer funcionar e.... CONSEGUI!!

A coisa que fiz diferente foi conectar o cabo e já ir direto no ScadaBR, antes eu deixava aberto o programa do CLP (Win SUP 2), imaginava que jogando a chave para modo run funcionaria.

Outra coia que não havia me atentado era para os endereços no CLP e no Supervisório: o mapeamento do CLP é em Hex, no supervisório é mais fácil usar decimal!

 Queiroz, se puder passe pra mim a configurações, eu realmente não estou conseguindo. Obrigado!

Oi Queiroz

Parabéns! Além de conseguir fazer a comunicação funcionar, soube montar um post com informação suficiente!

Vamos lá - 

Sobre o cabo e as portas - Geralmente o equipamento possui uma interface de comunicação Serial RS232, RS485 ou RS422 - que são padrões físicos de comunicação.

O ScadaBR identifica no seu computador a porta serial, se ela existe, e você pode criar um Data Source que utilize ela para comunicação - no caso estamos usando o Modbus Serial. Quando ocorre um erro do tipo "nosuchPortException" significa que ele não encontrou a porta informada durante a configuração - Se você estiver utilizando um conversor USB-Serial, que deve ser o caso, isso pode ocorrer por falha no driver, desconexão física depois da configuração ou problemas com o gerenciamento de portas do Sistema Operacional.

Sobre suas dúvidas do Modbus - O endereçamento do Modbus é dividido em faixas de registradores, e cada faixa tem uma função:

  • Status de Entrada - 0XXXXX - Leitura Booleana. Entradas digitais.
  • Status do Coil - 1XXXXX: Leitura e Escrita booleana. Saídas binárias e configurações binárias;
  • Registrador de Entrada - 3XXXXX: Apenas leitura 16 bit integers. Geralmente entradas analógicas e parâmetros não configuráveis do equipamento;
  • Registradores Holding - 4XXXXX: Leitura e Escrita 16 bit integers. Saídas analógicas ou parâmetros de configuração;

O offset é calculado a partir de 0, e você não precisa informar no ScadaBR o registrador completo - somente o offset. Ele vai apontar para o registrador que cada data point deve buscar.

Mais detalhes aqui: http://mblogic.sourceforge.net/mbapps/ModbusBasics-en.html

Se precisar de mais informação, avisa =]

Abs

 

Diego, obrigado pelo parabéns [=

Eu demorei um tempo, tomei muitas cabeçadas para conseguir fazer funcionar, depois de um tempo percebi que eu deveria primeiro fechar o Winsup para depois iniciar o Apache (servidor do ScadaBR), pois pelo que entendi, o Winsup não fecha a conexão.

Aí começou a funcionar beleza, pela porta RS232 (que é o que eu usava, pois não tinha o conversor RS485 > USB), mas com a porta RS485 eu num consigo de forma alguma comunicar. O que me mata é que no CLP a RS485 tem 4 fios: GND, R+, R- e +5V e eu num sei o que fazer com o famigerado 5V... outra possibilidade é a porta estar quebrada.

especialize-se no assunto com o material de laboratorio de garagem veja os links:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-shield-rs485-e-o-conversor-usb-rs485-com

O link acima é uma obra prima do garagista Wierchert, explicando todo o conceito da rede rs485 e a conexão de por exemplo um arduino com scadabr via rs485.

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr?id=6223006%3ATopic%3A111690&page=1#comments

Este link tem mais de mil respostas sobre assuntos relacionados ao scadabr, arduino e redes RS485

espero ter ajudado

grande abraço

Estou usando o cabo de comunicação RJ11<--> DB9 e consigo fazer a comunicação com o Winsup através da porta serial do meu PC, porém, não estou conseguindo com o ScadaBR. Na parte de propriedades do Datasouce só mudei o PERÍODO DE ATUALIZAÇÃO para  5 seg e nas outras configurações não mexi.No Data Point  coloquei em NOME: E0; FAIXA DE REGISTRO: STATUS DE ENTRADA; TIPO DE DADO: BINÁRIO e OFFSET: 256(que corresponde a 100 em Hexa).Copiei as dll's RXTX e colei na pasta do java e não adiantou.

As configurações serias são:

  WINSUP SCADABR PORTA COM
BAUD 57600 9600 9600
PAR NENHUMA NENHUMA NENHUMA
STOP BIT 2 1 1
TAMANHO 8    

 Essas são as mensagens de erro.

15:48:15: 'teste': com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusTransportException: com.serotonin.messaging.TimeoutException: request=com.serotonin.modbus4j.serial.rtu.RtuMessageRequest@48604ffb

Urgente15:32:36: 'teste': com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusTransportException: com.serotonin.messaging.TimeoutException: request=com.serotonin.modbus4j.serial.rtu.RtuMessageRequest@7178b86

 

Help!

Drica, você habilitou o Modbus na RS232 (que é a porta com conexão RJ211). Se você olhar no manual, ele fala quais estados você tem que habilitar e tudo mais...

Outras coisas:

1- tudo na comunicação deve ser igual (baud rate, stop bit, tamanho etc) em todos os lugares (ScadaBR, WinSUP e Porta COM).

2- lembre de tentar a comunicação direto no SCADABR, logo depois de conectar o cabo usb, não abra o winsup, pois ele pode deixar a porta aberta e daí num rola

3- use a "Pesquisa de nós modbus" para ter certeza do endereço do CLP e testar a comunicação. se não aparecer nada, não está funcionando.

4- o Atos usa endereçamento em HEXA, o ScadaBR usa DECIMAL, você tem que converter (é fácil achar conversor hexa ->dec por aí). Antes de salvar o data point, usa o "Teste de localizador de ponto", lembre-se das faixas de registro. Olhe o exemplo do teste que fiz:

nome do data point | faixa de registro | offset

Lampada Status do coil   391

teste1 Registrador holding 1363

teste2 Registrador holding 1364

(eu acho que usei a saída s7 para a lâmpada e as entradas 1 e 2 pros botões)

 

Se nada resolver, grite!!

Queiroz muito obrigado pela atenção!!!

Só que ainda não consegui, habilitei a comunicação rs232 lá em "Configuração de Projeto" .Habilitei a função "Print" para leitura via porta serial, usando  0AB sempre ligado.

Cliquei em "Procurar por nós Modbus" e nada!

'teste': com.serotonin.modbus4j.exception.ModbusTransportException: com.serotonin.messaging.TimeoutException: request=com.serotonin.modbus4j.serial.rtu.RtuMessageRequest@3e578b06

Gritando!!!

 

Se não me engano vc tem que montar algum programinha no CLP usando um entrada tipo a 0f7 que é um estado sempre ligado para habiliar uma saída que não lembro qual para que o Modbus funcione na RS232... procura no manual que tá tudo explicado.

Voc~e não tem que habilitar o print.. esse é outro protocolo, diferente do MOdbus.!!

Olá pessoal do forum estou tendo dificuldades em comunicar o plc MPC4004 da atos, ja ativei a comunicação modbus, mas não sei como fazer este machete da RXTX se alguem ouder me auxiliar, tenho os dois conversores RS485-USB e RS232-USB, se puderem me dar uma luz quero apenas monitorar as entradas digitais deste clp no ScadaBR. Atcm

Bom dia A todos, to querendo ressucitar o atos denovo alguma ajuda, queria usalo como escravo no sada br Apenas para leituras. Att