Area de dados de modbus

Oi boa noite:

Como eu sou um pouco nova no uso de modbus, queria pedir o favor se vcs poderiam me dar uma explicação sobre a área de dados de MODBUS, como: coil, input, holding register e input register. Estou usando coil para accesar dados de um clp altus, e na configuração dele como modbus escravo eu posso definir relações MODBUS.

Eu fiz uma primeira relação com coil e consegui accesar dados de bits, só q tem uma faixa de operandos de memória %M0700.1 até %M0700.9 que não cai dentro dessa primeira relação e nem fazendo o máximo que são 65000 operandos consigo chegar nesses operandos.

Então decidi fazer uma relação com holding register (havendo lido antes de q pode se usar para leitura, mas que é de 16 bits) com essa faixa, só que quando eu vou accesar essa faixa no scada br, sai erro com qualquer opção de "tipo de dados MODBUS " e "Register Range = Holding Register ". Então não sei como é que eu tenho q configurar no data source, e nessas opções acima colocadas?? ou será que meu conceito é errado, por isso que queria saber qual a diferença entre eles e como teria que configurar seja no scadabr ou seja no clp??

Desde já fico muito agradecida pela orientação que puderem me dar!
Nicole

Olá Nicole!

Para comunicar bits, utiliza-se a área de Coils, que começa no registrador de comunicação 1 e vai até o 4999. No caso de valores no formato inteiro deve-se utilizar os Holding Registers, que estão na faixa 40.001 até 49.999.

No padrão “de fato” Modbus usa-se a seguinte convenção:
–>00001 a 09999* Coils (saidas digitais)
–>10001 a 20000* Inputs (entradas digitais)
–>40001 a 50000* Holding registers (Inteiros 16bits)

*O valor máximo depende da arquitetura do equipamento, sendo estes valores usados como referencia apenas.